A população do município de Aurelino Leal no Sul da Bahia a partir de agora passa a contar novamente com um time que está focado em resgatar a cultura do “Bumba meu Boi”, ato folclórico e histórico no município. O resgate do Bumba meu boi, é um projeto idealizado pela vereadora Patrícia Sanches e apoiado por toda a bancada do prefeito Rodrigo é um presente para o município que em 15 de Dezembro de 1961 foi emancipado e na próxima quarta-feira completa 60 anos de emancipação política.

 Nesta sexta-feira (10) acontece a abertura das comemorações do aniversário de Seis décadas de Aurelino, a partir das 19:00 horas, Um grupo de pessoas sairá da frente da quadra de esportes Gilberto Andrade até a frente da igreja católica onde o Boi Estrela irá recebendo a bênção e logo após o “Boi Estrela” vai passear pelas ruas da cidade acompanhado das “Catirinas” que também fazem parte da história lendária.
 “Agradecemos a nobre vereadora Patrícia por lembrar e defender que temos que inovar e trazer novas opções em cultura para o município, mas que não podemos deixar morrer o nosso passado que já faz parte da nossa cultura” disse o professor Cristiano que contou a história do e a importância das Catirinas no evento “Seu Francisco que era escravo e tinha uma esposa chamada “Catirina” que também era escrava e esta engravidou, e ao engravidar ela teve um desejo, que foi o desejo de comer a língua do Boi. Seu Francisco para fazer a vontade da esposa e com receio que o filho nascesse com cara de boi; teve a idéia de matar o melhor boi do seu patrão, o vaqueiro descobriu e contou para o patrão que ficou aborrecido e imediatamente chamou pais de santos, pajés na intenção de ressuscitar o animal obtendo êxito o que foi motivo de uma grande festa, surgindo assim o Bumba meu Boi” Contou.

 A vereadora Patrícia que sairá nas ruas de Aurelino trajada de Catirina, também é autora do projeto “Corpo em Movimento” que já está em atividade na sede e no povoado de Laje e futuramente em Poço Central. O projeto é direcionado a promover saúde, qualidade de vida bem como ajudar as pessoas que contraíram peso a está desenvolvendo atividades prevenindo assim também problemas psicológicos. Duas importantes atividades deste projeto são a prática de aulas como Zumba e Aeróbica e conta com parcerias como secretarias de educação e cultura. O projeto conta com Nutricionistas e educador físico para uma melhor comodidade as participantes. “Agradecemos a vereadora patrícia que foi buscar o projeto e estamos podendo desfrutar, com mais de 200 inscritos no projeto corpo em movimento despertando o melhor de nós” disse o coordenador Antoni.
Fonte:Irajuba Realidade
Obrigado por nos credibilizar