WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



secom bahia









auto posto cachoeirinha




(73) 99158-7750

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


Dívida consolidada de Salvador deve ultrapassar R$ 6 bilhões e vira alvo de crítica de Afonso Florence

A dívida consolidada de Salvador deve ultrapassar a marca de R$ 6 bilhões nos próximos anos, conforme projeção publicada pela própria Prefeitura no Diário Oficial do Município de quinta-feira, 25 de junho, por meio dos dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, que indicam crescimento progressivo do endividamento municipal entre 2027 e 2029, atingindo R$ 5,541 bilhões em 2027, R$ 5,890 bilhões em 2028 e R$ 6,109 bilhões em 2029.

O documento reconhece que o aumento da dívida está relacionado à expectativa de novas operações de crédito e ao avanço dos cronogramas de execução de projetos, o que coloca no centro do debate político a principal vitrine administrativa usada pelo grupo de ACM Neto e Bruno Reis para fazer oposição ao Governo do Estado, especialmente quando o discurso de equilíbrio fiscal passa a ser confrontado com uma projeção bilionária de endividamento para os próximos exercícios.

Para o deputado federal Afonso Florence, a Prefeitura de Salvador precisa apresentar à população, com transparência, o custo real da política de endividamento adotada pela gestão municipal, já que os números publicados oficialmente indicam uma escalada da dívida consolidada e levantam questionamentos sobre o impacto das operações de crédito nas contas públicas da capital baiana.

“A Prefeitura de Salvador está governando no cartão de crédito. A dívida consolidada projetada passa de R$ 5,5 bilhões em 2027 e chega a R$ 6,1 bilhões em 2029. É a própria gestão Bruno Reis, herdeira política de ACM Neto, admitindo que a conta vai crescer”, criticou Afonso Florence.

A crítica do parlamentar atinge diretamente o discurso político construído pelo União Brasil em Salvador, onde a gestão municipal costuma ser apresentada como exemplo administrativo para o estado, mas agora passa a enfrentar questionamentos sobre o ritmo de crescimento da dívida e sobre a forma como os compromissos financeiros serão administrados nos próximos anos.

“Não dá para fazer propaganda de equilíbrio fiscal enquanto se empurra uma dívida bilionária para os próximos anos. Salvador merece transparência sobre o custo real dessa política”, acrescentou Afonso.

Nos bastidores da política baiana, o dado também ganha peso por ocorrer em um momento de reorganização das forças para 2026, quando ACM Neto deve tentar novamente se apresentar como alternativa ao grupo do governador Jerônimo Rodrigues, usando Salvador como uma das principais vitrines de gestão, embora os números da LDO passem a fornecer munição para adversários que apontam contradição entre o discurso de responsabilidade fiscal e a ampliação do endividamento municipal.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Saída de marqueteira da campanha de Wagner Alves movimenta bastidores políticos de Vitória da Conquista

A saída da marqueteira Maria Marques da campanha de Wagner Alves, pré-candidato a deputado estadual e esposo da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, movimentou os bastidores políticos da cidade nos últimos dias e passou a ser interpretada por aliados, adversários e observadores da política local como mais um sinal de tensão dentro do projeto eleitoral ligado ao União Brasil no município.

Segundo informações que circulam nos bastidores, o desligamento da profissional teria ocorrido após a divulgação de uma pesquisa interna do partido, encomendada para medir o desempenho eleitoral de Wagner Alves em Vitória da Conquista, principal base política da prefeita Sheila Lemos e cidade tratada pelo grupo como ponto estratégico para a construção da pré-candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia.

Embora a versão oficial que circula seja de que a saída teria relação com questões de saúde, fontes do meio político afirmam que o resultado da pesquisa também teria pesado no ambiente interno da campanha, já que Wagner Alves, mesmo contando com a força política do grupo que administra a prefeitura municipal, não teria alcançado o patamar inicialmente projetado por lideranças ligadas ao União Brasil.

Nos bastidores, a expectativa era de que o pré-candidato saísse de Vitória da Conquista com uma votação mínima em torno de 40 mil votos, número considerado importante para sustentar sua viabilidade eleitoral e demonstrar força no maior colégio eleitoral do Sudoeste baiano, porém os dados atribuídos à pesquisa interna indicariam um desempenho abaixo do esperado, sem ultrapassar a marca de 30 mil votos no município.

Analistas políticos de Vitória da Conquista avaliam que um dos fatores que podem explicar a dificuldade de crescimento do projeto é o desgaste enfrentado pela gestão municipal, já que a imagem da prefeita Sheila Lemos tem impacto direto sobre a pré-candidatura do esposo e sobre a capacidade de transferência de votos do grupo governista local.

A leitura feita por adversários é de que o cenário também pode gerar reflexos para a pré-candidatura de ACM Neto ao Governo da Bahia, uma vez que Vitória da Conquista é tratada como uma das principais bases políticas do União Brasil no interior do estado e qualquer sinal de fragilidade no município tende a acender alerta dentro do campo oposicionista.

Abaixo do esperado, o desempenho atribuído à pesquisa interna passou a alimentar especulações sobre mudanças na condução política e na estratégia de comunicação da pré-campanha, especialmente em um momento em que os grupos estaduais já se movimentam para 2026 e buscam medir a força real de seus aliados nos principais municípios baianos.

Até o momento, a saída de Maria Marques é tratada publicamente como uma decisão relacionada a questões pessoais e de saúde, mas, nos bastidores, o episódio segue sendo lido como parte de um cenário mais amplo de preocupação com o desempenho eleitoral de Wagner Alves e com os desafios do grupo liderado por Sheila Lemos em Vitória da Conquista.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Bahia registra 54 casos de queimaduras durante festejos de São João 2026 segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado

A Bahia registrou 54 casos de pessoas vítimas de queimaduras durante o período dos festejos de São João 2026, conforme levantamento da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, a Sesab, que contabilizou as ocorrências entre os dias 18 e 23 de junho, período de maior movimentação das festas juninas em diversas cidades baianas e também de aumento no risco de acidentes envolvendo fogueiras, fogos de artifício e, em algumas localidades, o uso irregular de espadas juninas.

De acordo com os dados divulgados, a maior parte dos atendimentos foi concentrada no Hospital Geral do Estado, em Salvador, unidade considerada referência no tratamento de queimaduras, onde 34 pacientes deram entrada durante o período analisado, reforçando a necessidade de atenção redobrada durante os festejos e de orientação permanente à população sobre os riscos provocados pelo manuseio inadequado de artefatos explosivos e materiais inflamáveis.

Entre as vítimas, também foram registrados casos envolvendo crianças, situação que chama a atenção das autoridades de saúde para a importância da supervisão de pais e responsáveis, já que a presença de fogueiras, bombas, fogos e outros itens típicos das comemorações juninas pode representar perigo ainda maior quando há circulação de menores em áreas de risco ou quando os artefatos são utilizados sem os cuidados necessários.

A Sesab orienta que, em casos de queimaduras, a população procure atendimento médico imediatamente e evite práticas caseiras que possam agravar o ferimento, como aplicação de manteiga, pó de café, pasta de dente ou qualquer outro produto sobre a pele atingida, sendo recomendado apenas resfriar a área com água corrente em temperatura ambiente e buscar uma unidade de saúde para avaliação adequada.

O balanço reforça um alerta importante após o São João, uma das festas mais tradicionais da Bahia, marcada por grande participação popular, mas também por ocorrências que podem ser evitadas com medidas simples de prevenção, fiscalização, responsabilidade no uso de fogos e maior cuidado em ambientes com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Prefeito de Lagedo do Tabocal denuncia montagem e acusa adversários de tentar enganar a população

O prefeito de Lagedo do Tabocal, Marquinhos Sena, reagiu publicamente à circulação de uma imagem que, segundo ele, foi manipulada digitalmente com o objetivo de criar uma falsa interpretação sobre seu posicionamento político, já que a fotografia divulgada nas redes sociais teria recebido a inserção de uma pessoa que não fazia parte do registro original, numa tentativa de produzir uma narrativa artificial, confundir a população e sugerir uma mudança de alinhamento que o gestor afirma nunca ter existido.

Ao denunciar o caso, Marquinhos classificou a montagem como uma prática grave de desinformação e utilizou a expressão #FakeNewséCrime para reforçar que a disputa política não pode ser conduzida com adulteração de imagens, manipulação de fatos ou uso de conteúdos digitais capazes de induzir a opinião pública ao erro, especialmente em um cenário de maior acirramento político na Bahia e de intensificação das estratégias virtuais contra lideranças municipais.

A reação do prefeito atinge diretamente setores adversários ligados ao grupo de ACM Neto, que tentaram utilizar a imagem adulterada para insinuar uma aproximação política inexistente e fabricar uma contradição pública, porém Marquinhos rebateu a iniciativa afirmando que a comparação entre o material original e a imagem divulgada demonstra de forma clara a alteração digital e a tentativa de distorcer sua posição diante da população de Lagedo do Tabocal.

“A fotografia divulgada não corresponde ao registro original. A comparação entre as imagens demonstra claramente que houve alteração digital, com a inserção de uma pessoa que não fazia parte da fotografia”, afirmou o prefeito, ao reforçar que seu posicionamento político permanece público, transparente e alinhado ao governador Jerônimo Rodrigues e ao Governo do Estado da Bahia.

Marquinhos também citou a Resolução TSE nº 23.732/2024, que endureceu as regras de enfrentamento à desinformação no processo eleitoral e ampliou a atenção sobre o uso de conteúdos manipulados, montagens e peças digitais capazes de comprometer a lisura do debate público, destacando que a democracia exige responsabilidade, respeito à verdade e compromisso com informações verificáveis, e não com estratégias baseadas em distorção e constrangimento político.

Mesmo diante da tentativa de manipulação, o prefeito afirmou que seguirá mantendo sua posição política e sua relação institucional com o governo estadual, defendendo que divergências devem ocorrer no campo das ideias, dos projetos e das ações concretas, e não por meio de montagens digitais ou campanhas de desinformação voltadas a confundir a população.

“Seguirei trabalhando com seriedade, transparência e respeito à população, sem me desviar daquilo que sempre guiou minha vida pública: compromisso, coerência e verdade”, declarou Marquinhos Sena.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Com Vila Cultural e grandes shows, São João de Itagibá 2026 celebra raízes juninas e movimenta a cidade

A homenagem a quem ajudou a preservar a cultura local, o colorido da decoração junina, a força das quadrilhas, a presença dos artistas da terra e os grandes shows na Praça do Forró deram o tom do São João de Itagibá 2026, que teve como tema “Nossa Cultura, Nosso Hexa” e transformou o município em um espaço de celebração das tradições nordestinas entre os dias 19 e 24 de junho.

Antes mesmo da abertura dos grandes shows, a cidade já respirava o clima junino com a realização da Vila Cultural, nos dias 19 e 20 de junho, quando a programação destacou as raízes populares do município, reunindo apresentações culturais, concursos de quadrilha e a culinária típica que marca esse período do ano, fortalecendo o sentimento de pertencimento da população e valorizando manifestações que fazem parte da memória afetiva dos itagibenses.

Um dos momentos de maior significado da programação foi a homenagem especial prestada a Laudicé Sampaio, reconhecimento à sua contribuição para a preservação da cultura local e à importância de manter viva a história de pessoas que ajudaram a construir e fortalecer as tradições do município ao longo dos anos.

A estrutura montada para o circuito cultural também chamou a atenção do público, especialmente pela decoração temática preparada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que ajudou a criar um ambiente acolhedor, bonito e conectado com a essência das festas juninas, recebendo elogios de moradores e visitantes pela organização, segurança e cuidado com os detalhes.

Com o encerramento da Vila Cultural, a festa ganhou novo ritmo entre os dias 21 e 24 de junho na tradicional Praça do Forró, palco principal dos shows que reuniram grande público e movimentaram a cidade durante as noites de programação, com uma grade que combinou atrações de destaque nacional e artistas locais, garantindo diversidade musical e espaço para quem também representa a cultura do município.

Entre os nomes que passaram pelo palco estiveram Tierry, Batista Lima e a dupla César Menotti & Fabiano, atrações que levaram milhares de pessoas à Praça do Forró e ajudaram a consolidar mais uma edição marcante do São João de Itagibá, enquanto os artistas locais reforçaram o protagonismo da produção cultural da cidade e mantiveram o público animado durante os dias de festa.

No dia 24, a programação foi finalizada em clima de torcida, com a transmissão ao vivo do jogo do Brasil na Copa do Mundo, momento que uniu o espírito junino ao sentimento de celebração nacional e dialogou diretamente com o tema escolhido para a edição deste ano, “Nossa Cultura, Nosso Hexa”.

O prefeito Marquinhos Barreto destacou o êxito da festa e a boa receptividade do público, ressaltando que a gestão municipal trabalhou para entregar uma programação organizada, segura e capaz de valorizar a cultura itagibense.

“Foi mais uma edição de sucesso do nosso São João. Ficamos muito felizes com a recepção das pessoas e em ver que o público gostou da festa. Trabalhamos com dedicação para oferecer um evento organizado, seguro e que valorizasse nossa cultura. Seguiremos promovendo eventos como esse para fortalecer cada vez mais a tradição e a identidade cultural de Itagibá”, afirmou o prefeito.

Realizado pela Prefeitura de Itagibá, em parceria com o Governo da Bahia e a Brahma, o São João 2026 reuniu tradição, entretenimento, participação popular e valorização cultural, deixando um saldo positivo para o município e reafirmando a festa como um dos momentos mais aguardados do calendário local.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

São João Raiz 2026 movimenta Ibirataia e fortalece tradição junina no município

Ibirataia celebrou, entre os dias 21 e 24 de junho, a segunda edição do São João Raiz 2026, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em uma programação que reforçou a força das tradições nordestinas, valorizou a cultura popular e reuniu milhares de pessoas em diferentes espaços da cidade durante o período junino.

A festa teve início com o Esquenta do São João, realizado na Praça Basílio Miguel de Souza, conhecida como Jardim Principal, e também na Vila Tesourinhas, levando música, animação e clima junino para a população antes da abertura oficial do circuito principal, que aconteceu na Praça 7 de Setembro, local escolhido para concentrar quatro dias de programação com apresentações musicais, participação popular e celebração da identidade cultural ibirataense.

Com uma proposta voltada à preservação das raízes juninas, o São João Raiz se consolidou como um dos eventos mais aguardados do calendário cultural do município, reunindo famílias, comerciantes, visitantes, artistas locais e equipes de apoio em uma estrutura preparada para oferecer ao público uma festa organizada, segura e acessível, mantendo viva a essência do São João tradicional.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Silvio Brandão, a realização de uma festa dessa dimensão exige planejamento, dedicação e superação de desafios, mas o compromisso da gestão municipal foi garantir um evento bonito, participativo e com atrações capazes de contemplar diferentes públicos, sem deixar de valorizar os artistas da terra.

“O São João é uma tradição muito forte em nossa cidade e uma festa bastante aguardada pela população. Sabemos das dificuldades que surgem durante todo o processo de organização, mas isso não tira o brilho do evento. Nosso objetivo é sempre oferecer uma grande festa, com atrações de qualidade e valorizando também os artistas locais”, destacou o secretário.

Além da importância cultural, os festejos juninos também tiveram reflexos positivos na economia local, contribuindo para o aquecimento do comércio, o aumento da circulação de pessoas e o fortalecimento das vendas durante o período, especialmente com a antecipação de 50% do décimo terceiro salário dos servidores municipais, medida adotada pela gestão na segunda semana de junho e que ajudou a movimentar recursos dentro do próprio município.

Silvio Brandão também destacou o envolvimento coletivo de diversas equipes da administração municipal e de órgãos parceiros para que o São João Raiz 2026 fosse realizado com organização, segurança e boa estrutura, ressaltando que o resultado da festa foi fruto de um esforço conjunto entre secretarias, profissionais de apoio e colaboradores que atuaram antes, durante e depois do evento.

“A Prefeitura fez sua parte. Todas as secretarias estiveram envolvidas na realização dos festejos juninos. Quero deixar um agradecimento especial ao prefeito Sandro Futuca pelo apoio e confiança, à Polícia Militar, à Guarda Municipal, à equipe de Comunicação, aos profissionais da Limpeza Pública, aos eletricistas, à equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, à equipe da Saúde, à Vigilância Sanitária, aos Bombeiros Civis, à equipe de Tributos, além de Cláudio Goiabeira e do mestre de obras Sandoval. Todos contribuíram direta ou indiretamente para que o evento acontecesse com organização, segurança e sucesso”, afirmou.

Com o encerramento da programação, o São João Raiz 2026 deixou um saldo positivo para Ibirataia, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular, o incentivo aos artistas locais, o fortalecimento da economia e a preservação das tradições que fazem parte da história e da identidade do povo ibirataense.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Após 11 dias de Vila Junina e 6 dias de Praça da Bandeira, São João de Jequié é encerrado com shows de Klessinha, Filomena Bagaceira, Nattan e Toque Dez

Jequié viveu, nas primeiras horas desta quarta-feira, 24, o encerramento oficial de mais uma grande temporada junina, marcada por intensa participação popular, forte movimentação econômica e uma programação que transformou o município em um dos principais destinos do São João na Bahia, em uma realização da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, que promoveu 11 dias de atividades na Vila Junina, na Praça Rui Barbosa, e seis noites de shows no circuito da Praça da Bandeira, no palco Aroldo Vieira.

A festa, anunciada como o Melhor São João da Bahia, reuniu moradores, turistas, comerciantes, ambulantes, artistas, trabalhadores da cultura, equipes de segurança, saúde, salvamento e servidores municipais em uma grande operação voltada para garantir estrutura, organização e acolhimento ao público, consolidando Jequié como uma cidade que vem se destacando pela capacidade de realizar eventos de grande porte sem perder a identidade nordestina e o vínculo com as tradições populares.

Durante os dias de programação, o público acompanhou uma grade plural, que passeou pelo forró tradicional, arrocha, piseiro, sertanejo, pagode, seresta e outros ritmos que dialogam com diferentes gerações, tendo no palco atrações como Elba Ramalho, João Gomes, Pablo, Léo Santana, Tarcísio do Acordeon, Limão com Mel, Luiz Caldas, Iguinho e Lulinha, Victor & Leo, Unha Pintada, Mari Fernandez, Bruno & Marrone, Adelmário Coelho, Eduardo Costa, Felipe Amorim, Eric Land, Natanzinho Lima, Nattan, Toque Dez, Klessinha, Norberto Curvelo, Jaldo Rodrigues e diversos nomes da música local, que também tiveram espaço dentro da programação.

Na última noite de festa, a Praça da Bandeira começou a receber o público ainda no início da noite, quando o grupo Só o Básico abriu a programação com um repertório animado e preparado para colocar os forrozeiros no clima de despedida, em uma apresentação que ajudou a aquecer o circuito para a sequência de atrações que marcariam o encerramento dos festejos juninos deste ano.

Um dos momentos diferentes da noite foi a interrupção da programação musical para a exibição do jogo da Seleção Brasileira nos telões de LED instalados no circuito, quando milhares de pessoas acompanharam a partida contra a Escócia e comemoraram a vitória do Brasil por 3 a 0, criando uma mistura de festa junina, torcida e celebração popular no coração da cidade.

Logo depois, Klessinha assumiu o palco e encontrou uma Praça da Bandeira já tomada pelo público, conduzindo uma apresentação marcada por romantismo, sofrência e muita interação, com canções conhecidas que foram cantadas em coro pela multidão e mantiveram o ritmo da noite em alta após a comemoração da vitória brasileira.

A banda Filomena Bagaceira se apresentou por volta das 23h e levou ao palco a energia característica dos festejos juninos, apostando em um repertório dançante, com forró e músicas populares que transformaram o circuito em um grande salão a céu aberto, reforçando o clima de confraternização que marcou o encerramento da festa.

Na sequência, Nattan foi uma das atrações mais aguardadas da noite e confirmou a expectativa do público ao comandar um show de grande apelo popular, reunindo sucessos do forró e do piseiro em uma apresentação que movimentou a Praça da Bandeira durante a madrugada e manteve a multidão cantando e dançando até os últimos momentos do evento.

Por causa de uma alteração logística envolvendo o horário de chegada da banda Toque Dez, o cantor Júnior Lopes subiu ao palco por volta das 2h e garantiu a continuidade da programação, segurando o público no circuito até a apresentação final, que teve início por volta das 4h, quando Toque Dez encerrou oficialmente os festejos com um show marcado por arrocha, romantismo e sucessos comandados por Milsinho.

Ao avaliar a edição deste ano, o prefeito Flávio Santana, o Flavinho, destacou o sentimento de gratidão pelo resultado alcançado e ressaltou que o São João de Jequié foi importante não apenas como celebração cultural, mas também como instrumento de geração de renda, aquecimento do comércio e fortalecimento da economia local, envolvendo diretamente diversos setores do município ao longo dos dias de festa.

“Encerramos mais uma edição do Melhor São João da Bahia com o sentimento de gratidão e de dever cumprido! Foram dias de muita alegria, cultura, geração de emprego e renda, movimentando a nossa economia e fortalecendo as nossas tradições.

Quero agradecer aos jequieenses, aos visitantes, a todos os trabalhadores, ambulantes, profissionais da segurança pública e de salvamento, às equipes da Saúde, aos demais servidores envolvidos e a todos que contribuíram para o sucesso dessa grande festa. O São João de Jequié é do povo e seguirá, com as bênçãos de Deus!”, afirmou o prefeito Flavinho.

Com o encerramento da programação, Jequié fecha o ciclo junino de 2026 com balanço positivo e com a imagem fortalecida no calendário de grandes eventos da Bahia, reafirmando o São João como uma das principais manifestações culturais do município e como uma festa que movimenta a cidade, valoriza artistas, atrai visitantes e mantém viva a tradição nordestina.

Fonte: jornalista Mateus Oliver.

Ex-vereador Pelé acompanha governador Jerônimo Rodrigues durante entrega da nova delegacia de Irajuba

O ex-vereador Pelé do Quilômetro 75 esteve presente na agenda oficial do governador Jerônimo Rodrigues, realizada nesta sexta-feira em Irajuba, acompanhando a entrega da nova unidade da Polícia Civil do município, equipamento que passa a integrar o processo de modernização das estruturas de segurança pública promovido pelo Governo do Estado em diversas regiões da Bahia.

Reconhecido por sua atuação política e pela proximidade com a população, Pelé participou do evento ao lado de autoridades estaduais, lideranças políticas, representantes das forças de segurança e membros da comunidade, destacando a importância dos investimentos que vêm sendo destinados ao município.

A nova delegacia representa um avanço significativo para a população de Irajuba, oferecendo uma estrutura moderna, equipada e preparada para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais da segurança pública, além de proporcionar mais conforto, agilidade e qualidade no atendimento aos cidadãos.

Durante a agenda institucional, Pelé do Quilômetro 75 reforçou a importância da união entre as lideranças políticas e os governos estadual e municipal para assegurar que novos investimentos continuem chegando ao município, especialmente em áreas essenciais como segurança, infraestrutura e serviços públicos.

A presença do ex-vereador na comitiva evidencia sua participação ativa nas discussões relacionadas ao desenvolvimento de Irajuba e seu compromisso em acompanhar de perto ações que possam gerar impactos positivos para a população, fortalecendo o diálogo institucional e contribuindo para a construção de políticas públicas voltadas ao bem-estar dos moradores.
Fonte: jornalista Mateus Oliver

Puxada Junina e São João nos Bairros reúnem multidão e fortalecem a tradição cultural em Ipiaú

Evento realizado na Praça do Honório contou com grande participação popular, presença de autoridades e uma estrutura inédita voltada à valorização das comunidades

A Prefeitura de Ipiaú promoveu, no sábado, 20 de junho, mais uma edição do projeto São João nos Bairros, levando a tradição junina para a Praça do Honório e reunindo uma grande participação popular em uma noite marcada por música, alegria, integração comunitária e valorização das manifestações culturais que fazem parte da identidade do povo ipiauense.

A programação também contou com a Puxada Junina, que teve a participação e presença da vereadora Mônica Souza, conhecida como Mônica da Turma da Mônica, além de demais lideranças políticas, que acompanharam o percurso iniciado na Escola Militar e seguido até a Praça do Honório, onde moradores e foliões se concentraram para celebrar o período junino em clima de festa e confraternização.

Com grande estrutura de som, palco e iluminação, a Praça do Honório recebeu famílias, moradores da comunidade e visitantes, garantindo mais conforto, organização e segurança ao público presente, em uma ação que reforça o compromisso da gestão municipal em descentralizar os eventos culturais e aproximar a programação junina dos bairros.

O evento contou ainda com a presença da prefeita Laryssa Dias e do vice-prefeito Orlando Santos, que acompanharam a festa ao lado da população e receberam o carinho dos moradores durante a programação, fortalecendo o diálogo com a comunidade e reafirmando a importância de investir em ações culturais que movimentam os espaços públicos e valorizam as tradições populares.

A realização foi conduzida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, sob responsabilidade da secretária Erlandia Souza, que esteve à frente da organização do evento e recebeu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido para garantir uma estrutura adequada e uma festa voltada ao acolhimento das famílias.

A iniciativa consolida o São João nos Bairros como um projeto importante para o calendário cultural de Ipiaú, levando música, tradição e lazer para mais perto da população, ao mesmo tempo em que fortalece a cultura nordestina, estimula a convivência comunitária e mantém viva uma das maiores expressões culturais da Bahia.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Acidente na BR-030 entre Guanambi e Palmas de Monte Alto deixa sete pessoas feridas; entre as vítimas está uma criança de 11 anos

Um acidente de trânsito deixou sete pessoas feridas na madrugada deste domingo, 21 de junho, na BR-030, no trecho entre Guanambi e Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia, após uma colisão traseira envolvendo um veículo Volkswagen Parati, de cor preta, ano 1989, licenciado no município de Fronteira, no estado de São Paulo, em uma ocorrência registrada a aproximadamente 14 quilômetros da entrada de Guanambi e que mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, da Polícia Militar e unidades de saúde do município.

De acordo com informações do Departamento de Fiscalização de Trânsito, o impacto atingiu a traseira da Parati e deixou feridos seis ocupantes do veículo, além do condutor do outro automóvel envolvido na colisão, totalizando sete pessoas feridas, embora a Polícia Militar tenha informado inicialmente o registro de quatro vítimas, divergência que ainda deve ser esclarecida pelas autoridades responsáveis pelo atendimento da ocorrência.

Após o acidente, equipes do Samu foram acionadas e prestaram os primeiros socorros ainda no local, encaminhando as vítimas para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento de Guanambi e no Hospital Geral de Guanambi, onde passaram por avaliação e receberam os cuidados necessários conforme a gravidade de cada caso.

Entre os feridos está uma criança de 11 anos, que sofreu fraturas nas duas pernas e precisou de atendimento especializado, enquanto o estado de saúde das demais pessoas envolvidas não havia sido divulgado até a última atualização das informações.

A Polícia Militar também foi acionada e esteve no trecho onde ocorreu a colisão, atuando no registro da ocorrência, no auxílio aos procedimentos de atendimento e no controle do trânsito, já que o acidente aconteceu em uma área de grande movimentação da BR-030, rodovia que liga Guanambi a Palmas de Monte Alto e dá acesso a comunidades rurais, propriedades, eventos e municípios da região.

As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas, uma vez que não foram divulgadas informações detalhadas sobre o outro veículo envolvido nem sobre as condições em que a colisão aconteceu.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

ACM Neto reforça alianças políticas no interior e prestigia agenda em Senhor do Bonfim ao lado de lideranças locais

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, , participou neste sábado de uma agenda política em , onde foi recebido pelo prefeito , pelo vice-prefeito e por diversas lideranças da região.

A visita ocorreu em meio às tradicionais celebrações juninas do município, considerado um dos principais polos culturais da Bahia durante o período de São João. Nas redes sociais, ACM Neto destacou a importância política da cidade e ressaltou o fortalecimento das articulações no interior do estado.

Segundo a publicação, o ex-prefeito afirmou que Senhor do Bonfim representa a tradição e a força das festas juninas baianas e enfatizou o papel desempenhado pelo prefeito Laércio Júnior dentro do grupo político de oposição ao governo estadual.

“A presença de Laércio tem um significado especial para o nosso grupo. Ele é uma das principais lideranças do interior e realiza um trabalho reconhecido pela população. Seguimos unidos, construindo um projeto que olha para cada canto da Bahia”, escreveu ACM Neto.

A agenda reforça a estratégia do líder oposicionista de intensificar a presença em municípios considerados estratégicos para as eleições de 2026, ampliando o diálogo com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças regionais em diferentes territórios do estado.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Diretor regional de Polícia do Interior Bahia diz que Jequié já registra redução de 29% nos homicídios em 2026

Em Irajuba, Dr. Roberto Júnior, diretor regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste), , apresentou um panorama das ações de segurança pública desenvolvidas na região e destacou a redução dos índices de homicídios em Jequié e em toda a área de abrangência da 9ª Coorpin.

A declaração ocorreu durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município para a entrega da nova unidade da Polícia Civil, equipamento que integra o processo de modernização das estruturas policiais no interior da Bahia e busca oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, além de mais conforto e estrutura adequada para o atendimento da população.

Segundo Roberto Júnior, a nova delegacia representa um avanço importante tanto para os profissionais que atuam diariamente na segurança pública quanto para a sociedade, já que a unidade conta com estrutura moderna, espaços adequados e melhores condições para a realização dos atendimentos, procedimentos e demais atividades desenvolvidas pela Polícia Civil.

Ao comentar o cenário da criminalidade, o chefe de segurança pública no interior afirmou que Jequié registra, até o momento, uma redução de 29% nos homicídios em comparação com o mesmo período anterior, enquanto a área de abrangência da 9ª Coorpin apresenta uma diminuição média de aproximadamente 6% nos crimes dessa natureza.

Roberto Júnior destacou que os resultados refletem o trabalho integrado das forças de segurança, a intensificação das operações policiais e uma mudança estratégica adotada pela Polícia Civil no enfrentamento às organizações criminosas, com atuação voltada não apenas à prisão de suspeitos, mas também ao enfraquecimento da estrutura financeira desses grupos.

De acordo com o diretor, a nova frente de atuação tem como foco atingir veículos, dinheiro em espécie e patrimônios ligados a integrantes de organizações criminosas, provocando uma asfixia financeira capaz de reduzir a capacidade operacional das facções e dificultar o financiamento das atividades ilícitas.

Somente na região sudoeste da Bahia a Polícia Civil já apreendeu ou bloqueou aproximadamente R$ 15 milhões em bens e valores relacionados a criminosos, resultado de investigações patrimoniais, ações de inteligência e operações integradas desenvolvidas pelas forças de segurança.

A estratégia, conforme explicou o diretor, busca desarticular as bases econômicas que sustentam o crime organizado, enfraquecer a atuação das facções e alcançar também os responsáveis que atuam na ponta da estrutura criminosa, especialmente em áreas consideradas prioritárias pelas forças policiais.

Roberto Júnior também ressaltou que Jequié, o Médio Rio de Contas e o Vale do Jiquiriçá seguem sendo acompanhados de forma permanente pelas forças de segurança, com a continuidade das operações policiais e o reforço das ações voltadas à redução da criminalidade e ao enfrentamento das organizações criminosas.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Polícia Civil reforça efetivo em toda a região para os festejos juninos e intensifica combate aos homicídios em Jequié

Em entrevista concedida ao jornalista Marcos Fhram durante visita do Governador Jerônimo Rodrigues em Irajuba para entrega de uma nova delegacia de Polícia, o coordenador regional da Polícia Civil de Jequié, Dr. Roberto Leal, detalhou o planejamento estratégico montado para garantir a segurança durante os festejos juninos em Jequié, no Vale do Jiquiriçá e no Médio Rio de Contas, além de comentar sobre as recentes operações policiais e a investigação de homicídios registrados no município.

Segundo Roberto Leal, o planejamento começou a ser elaborado ainda no mês de março, diante da expectativa de ampliação dos eventos juninos em diversas cidades da região. Para atender à demanda, a Polícia Civil estruturou uma escala extraordinária de trabalho que contempla todos os municípios que realizam festas de São João e São Pedro.

A operação teve início em Lajedo do Tabocal, município que antecipou os festejos, e seguirá até o encerramento das celebrações em cidades como Ipiaú, Itagi e Itamari, cujas programações se estendem até o mês de julho.

De acordo com o coordenador, cada município contará com equipes compostas por delegados, escrivães e investigadores, além do reforço de servidores deslocados de outras unidades, garantindo o atendimento das ocorrências e a formalização dos procedimentos policiais durante os eventos.

Em Jequié, a estrutura contará novamente com postos de atendimento instalados na Praça da Bandeira e no Mercadão Vicente Grilo, em parceria com o Departamento de Polícia do Interior (Depin). Também será disponibilizado o Posto Servir, serviço especializado no acolhimento e atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade que eventualmente necessitem de suporte durante a realização da festa.

A entrevista também abordou a recente onda de violência registrada em Jequié, incluindo o homicídio ocorrido no bairro Km 3, onde um jovem foi retirado de casa e executado a tiros. Segundo Roberto Leal, o inquérito policial já foi instaurado, mas ainda não há definição sobre a autoria do crime. No entanto, os elementos levantados até o momento apontam para uma possível relação com a disputa envolvendo o tráfico de entorpecentes.

O coordenador regional destacou ainda o trabalho desenvolvido por meio da Operação Muralha da Lei, ação integrada realizada pela Polícia Civil em todo o estado da Bahia e voltada ao cumprimento de mandados de prisão relacionados a crimes violentos, tráfico de drogas e estupro de vulnerável.

Somente em Jequié, a operação resultou na prisão de 25 pessoas. Além disso, dois adolescentes foram apreendidos em investigações relacionadas aos homicídios registrados no município.

Roberto Leal também ressaltou a atuação permanente da Delegacia Territorial de Jequié no combate ao tráfico de drogas e à receptação, afirmando que as forças policiais seguem intensificando as ações de inteligência e repressão qualificada para enfraquecer a atuação das organizações criminosas que atuam na região.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

“Tráfico e guerra entre facções estão por trás de 90% dos homicídios em Jequié” destaca delegado Alef Augusto

Em entrevista ao jornalista Marcos Fhram, em Irajuba, durante a visita do governador da Bahia ao município, o delegado da Polícia Civil Dr. Alef Augusto, responsável pelo Núcleo de Homicídios da 9ª Coorpin de Jequié, afirmou que aproximadamente 90% dos homicídios registrados na cidade possuem ligação direta ou indireta com o tráfico de drogas, sobretudo em razão da disputa territorial entre organizações criminosas que atuam no município.

Ao analisar o cenário da violência em Jequié, Alef Augusto explicou que as investigações conduzidas nos últimos anos apontam para um padrão recorrente nos crimes contra a vida, marcado pela rivalidade entre grupos criminosos, conflitos internos, mudanças de integrantes entre facções e disputa por áreas de influência, fatores que acabam resultando em execuções violentas, principalmente em regiões periféricas da cidade.

Um dos casos mencionados na entrevista foi o homicídio registrado recentemente no bairro Km 3, onde um jovem foi retirado de casa e executado na calçada com diversos disparos de arma de fogo, crime que ganhou repercussão após imagens circularem nas redes sociais. Segundo o responsável pelo Núcleo de Homicídios, o caso segue sendo apurado com prioridade, com o objetivo de identificar os autores, esclarecer a motivação e apresentar uma resposta à sociedade jequieense.

Alef também destacou que a vulnerabilidade socioeconômica contribui, direta ou indiretamente, para o ingresso de jovens no tráfico de drogas e em organizações criminosas. Para ele, o enfrentamento à violência exige uma atuação ampla do Estado, não apenas por meio das forças de segurança, mas também com políticas públicas nas áreas de educação, saúde, assistência social e oportunidades capazes de oferecer caminhos diferentes aos jovens em situação de risco.

Outro ponto levantado foi a geografia de determinadas localidades periféricas, onde áreas de difícil acesso, rotas de fuga e pontos de refúgio acabam favorecendo a atuação de criminosos e dificultando o trabalho das forças policiais, fazendo com que algumas regiões sejam mais visadas por organizações criminosas.

A entrevista também abordou a importância do trabalho de inteligência da Polícia Civil, especialmente nas ações voltadas à desarticulação financeira das facções, como apreensão de drogas, bloqueio de contas e bens, medidas consideradas fundamentais para reduzir a capacidade desses grupos de financiar armamentos, atentados e novas ações criminosas.

Alef Augusto reforçou ainda que a colaboração da população por meio de denúncias anônimas é essencial para o avanço das investigações, já que informações sobre veículos suspeitos, movimentações atípicas e possíveis esconderijos podem se tornar peças decisivas para esclarecer crimes complexos e identificar envolvidos.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Grupo Maré Comunicação se torna objeto de estudo da UFBA por protagonismo no interior da Bahia

A empresa, fundada em Ipiaú foi convidada a participar de uma pesquisa de Doutorado e Pós-Doutorado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que investiga as dinâmicas da comunicação no interior do estado.

O estudo busca compreender as especificidades dos ecossistemas comunicacionais em oito Regiões de Identidade da Bahia, analisando as relações entre mídia, publicidade, organizações e poder local. Para isso, pesquisadores estão entrevistando representantes da comunicação, do jornalismo e publicidade consideradas estratégicas em suas respectivas regiões.

A participação do Grupo Maré foi considerada especialmente relevante devido à sua atuação no mercado regional e à experiência no desenvolvimento de estratégias de comunicação para organizações públicas e privadas.

A pesquisa pretende ampliar a compreensão sobre o papel desempenhado na configuração dos fluxos comunicacionais e nas relações entre empresas, veículos de comunicação e sociedade.

A investigação é conduzida pela professora doutora Lia Seixas, da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisadora de pós-doutorado, em parceria com o doutorando Alan Araújo Barbosa. A iniciativa possui caráter exclusivamente acadêmico e científico.

Para o CEO do Grupo Maré, Marcel Hohlenwerger, o convite representa o reconhecimento de um trabalho construído ao longo dos anos no fortalecimento da comunicação regional.

“Recebemos esse convite com muita satisfação, pois ele demonstra que a comunicação produzida no interior da Bahia tem relevância e merece ser estudada. A Maré nasceu com o propósito de desenvolver soluções de comunicação conectadas à realidade da nossa região, valorizando as potencialidades locais e contribuindo para o crescimento de empresas, instituições e desenvolvimento regional. Participar desta pesquisa é uma oportunidade de compartilhar experiências e colaborar para a construção de conhecimento sobre a comunicação no interior do estado”, destacou.

O convite reforça a crescente importância das iniciativas de comunicação desenvolvidas fora dos grandes centros urbanos e evidencia o papel que empresas do interior vêm desempenhando na transformação do cenário midiático baiano. A inclusão da Maré na pesquisa da UFBA coloca a agência entre os atores considerados relevantes para a compreensão dos novos modelos de comunicação que emergem nas diferentes regiões da Bahia.

Evento da Prefeitura em parceria com a CDL leva clima junino ao comércio de Ipiaú e fortalece vendas no período de São João

O comércio de Ipiaú entrou de vez no clima das festas juninas com um evento realizado pela Prefeitura, em parceria com a CDL, que levou música, alegria e animação para ruas, lojas e estabelecimentos comerciais do município, em uma ação pensada para valorizar a tradição nordestina, incentivar a circulação de consumidores e fortalecer o comércio local em um dos períodos mais importantes para a economia da cidade

A iniciativa contou com um autêntico trio nordestino, que percorreu pontos comerciais levando o som da sanfona, da zabumba e do triângulo, transformando o ambiente das compras em um espaço de celebração cultural e aproximação entre lojistas, trabalhadores, clientes e a comunidade, reforçando a força do São João como manifestação popular e também como oportunidade de movimentação econômica

Além de manter viva a tradição junina, o evento teve como objetivo aquecer as vendas, estimular o consumo no comércio local e valorizar os empreendedores que diariamente contribuem para a geração de emprego e renda em Ipiaú, demonstrando que cultura e desenvolvimento econômico podem caminhar juntos quando há planejamento, parceria e compromisso com quem ajuda a cidade a crescer

A parceria entre a Prefeitura de Ipiaú e a CDL reforça a importância da união entre poder público e setor produtivo para criar ações que beneficiem diretamente os comerciantes e a população, especialmente em datas comemorativas que ampliam o fluxo de pessoas nas ruas e fortalecem a relação da comunidade com os negócios locais

Para a prefeita Laryssa Dias, a ação representa mais do que um momento de festa, pois também simboliza apoio ao comércio, valorização dos empreendedores e incentivo à economia da cidade, mantendo viva a identidade cultural do povo ipiauense e mostrando que o São João, além de tradição, também é oportunidade para fortalecer quem trabalha, investe e gera renda no município

Com música, alegria e o verdadeiro espírito junino, o evento levou mais movimento ao centro comercial, animou consumidores e comerciantes e reafirmou o compromisso de apoiar o desenvolvimento de Ipiaú, valorizando a cultura, a economia e as pessoas que fazem a cidade acontecer todos os dias

Fonte: jornalista Mateus Oliver

 

 

 

Suspeito morre em confronto com a CIPE Central em Jequié um dia após ataque contra equipes policiais na Baixa do Bonfim

Um homem identificado como Edson Mateus de Oliveira Pereira, de 28 anos, morreu após um confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE Central), na tarde desta sexta-feira (19), na zona rural de Jequié.

A ocorrência foi registrada por volta das 17h30 e aconteceu um dia após o intenso ataque a equipes policiais registrado na noite de quinta-feira (18), na localidade da Baixa do Bonfim, nas imediações do Conjunto Penal de Jequié.

De acordo com a CIPE Central, as guarnições realizavam patrulhamento em uma área de vegetação densa quando avistaram um grupo de indivíduos armados.

Ainda segundo a polícia, ao perceberem a aproximação das equipes, os suspeitos teriam efetuado disparos contra os agentes, que revidaram à agressão.

Após o cessar dos disparos, os policiais realizaram uma varredura no local e encontraram Edson Mateus ferido, caído ao solo, portando uma pistola calibre .380.

Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), mas não resistiu aos ferimentos.

Na ação, foram apreendidos uma pistola calibre .380, um carregador estendido, um pacote contendo substância análoga à maconha, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular.

Todo o material foi apresentado na delegacia responsável, onde o caso será investigado.

A ocorrência desta sexta-feira aconteceu um dia depois do confronto armado registrado na Baixa do Bonfim, no bairro Jequiezinho, onde moradores relataram momentos de tensão após ouvirem diversos disparos de arma de fogo.

A localidade é apontada como uma das áreas sensíveis de Jequié em relação à atuação de grupos criminosos.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Escritório do Dr. Jarih Mitri El Ferzoli disponibiliza atendimento jurídico com atuação profissional, orientação técnica e canais de contato para o público em todo o Brasil

O escritório El Ferzoli Advogados, sob responsabilidade do Dr. Jarih Mitri El Ferzoli, disponibiliza atendimento jurídico com atuação profissional voltada à orientação, análise e acompanhamento de demandas legais, oferecendo suporte a clientes que buscam encaminhamento adequado para questões que exigem conhecimento técnico, responsabilidade e atenção aos detalhes.

Com inscrição profissional na Ordem dos Advogados do Brasil, o advogado Jarih Mitri El Ferzoli mantém atuação voltada ao atendimento de pessoas em todo o território nacional, reforçando a importância da escuta qualificada, da avaliação individual de cada caso e da condução dos procedimentos dentro dos parâmetros legais e éticos da advocacia.

O escritório disponibiliza canais de contato para atendimento ao público, possibilitando que interessados busquem informações, tirem dúvidas iniciais e agendem orientações de acordo com a necessidade apresentada, sempre respeitando a seriedade da profissão e a importância da análise técnica antes de qualquer medida jurídica.

A atuação do El Ferzoli Advogados reforça o papel essencial da advocacia na defesa de direitos, na mediação de conflitos e na busca por soluções jurídicas responsáveis, contribuindo para que cidadãos tenham acesso a orientação profissional em momentos que exigem segurança, clareza e acompanhamento adequado.

Os contatos divulgados pelo escritório são os números (27) 99994-0787 e (73) 99957-3509, disponíveis para quem deseja obter mais informações sobre atendimento jurídico.

Vereador Carlinhos Belezinha leva demandas do homem do campo de Manoel Vitorino à Agricultura Familiar em Salvador

O vereador Carlinhos Belezinha esteve em Salvador, onde participou de uma audiência com o superintendente Hunaldo Costa, da Agricultura Familiar nesta quarta-feira (17) levando demandas importantes do homem do campo de Manoel Vitorino e reforçando a necessidade de ampliar o apoio aos pequenos produtores rurais, que têm papel fundamental na geração de renda, no abastecimento local e no desenvolvimento econômico do município

Durante o encontro, o parlamentar apresentou pautas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, com foco em ações que possam facilitar o acesso ao crédito, melhorar as condições de produção e garantir mais oportunidades para as famílias que vivem da terra, reconhecendo que o produtor rural precisa de suporte, incentivo e políticas públicas que cheguem de forma concreta às comunidades

Segundo Carlinhos Belezinha, o mandato segue trabalhando para que as demandas do campo sejam ouvidas e transformadas em resultados, defendendo que o crédito precisa chegar com mais facilidade, a produção local precisa ser valorizada e o trabalho do agricultor deve se converter em renda, dignidade e melhores condições de vida para as famílias de Manoel Vitorino

A agenda em Salvador reforça a atuação do vereador na busca por parcerias institucionais e investimentos para o município, aproximando Manoel Vitorino dos órgãos estaduais e ampliando o diálogo em favor de quem produz, trabalha e sustenta boa parte da economia local a partir da agricultura familiar

Com a defesa de que agricultura forte representa cidade forte, Carlinhos Belezinha destacou que continuará levando as necessidades da população rural aos espaços de decisão, buscando caminhos para fortalecer o campo, apoiar os produtores e contribuir para o desenvolvimento de Manoel Vitorino

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Patrick Lopes acompanha visita de Jerônimo em Ubatã e destina ambulância ao município

O deputado estadual Patrick Lopes acompanhou, nesta quinta-feira (18/06), a visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município de Ubatã, em uma agenda marcada por importantes entregas e novos anúncios para a população.

Durante a visita, foram entregues a modernização do Colégio Estadual e o novo Mercado Municipal Flávio Dias, equipamentos que representam mais desenvolvimento, educação de qualidade e fortalecimento da economia local.

Além das ações do Governo do Estado, Patrick também destinou, por meio de emenda parlamentar, uma ambulância para reforçar a saúde do município. “Ubatã pode contar com o nosso mandato.

Seguiremos trabalhando ao lado do governador Jerônimo, do prefeito Tinho e das lideranças locais para levar mais investimentos e melhorias para a população”, destacou Patrick.








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia