:: 17/set/2022 . 10:41
Enquanto Itagi é supostamente controlada pelo crime, autoridades policiais falam sobre segurança pública em Jequié
Em um bate papo promovido pela rádio 95 fm de Jequié na manhã deste sábado, o coronel do 19°BPM de Jequié rebateu as informações impostas pelo vereador de Jequié Soldado Gilvan na Câmara Municipal de vereadores com relação a segurança pública de Jequié.
Segundo Gilvan, a violência tem aumentado em Jequié principalmente nos meses de julho e agosto.
O coronel rebateu e disse que o policiamento está reforçado em todos os pontos de Jequié e que no mês de julho o batalhão inclusive ganhou prêmio destaque por atuação.
O coordenador da polícia civil de Jequié também comentou sobre o assunto, e destacou que, a grande dificuldade da polícia em agir é a falta de ferramentas de trabalho, e formas governamentais de ver as leis como mais severas que possibilite a polícia Civil a se destacar.
Por sua vez, ainda informou que em 2022 houve um aumento de crimes de homicídios em 37% com relação a 2021 no munícipio Jequieense.
Segundo o delegado, 63 pessoas foram vítimas de homicídios em Jequié neste ano e todos os crimes possuíam relação com o tráfico. Destas ocorrências, 08 vítimas são mulheres, o que gera um aumento do envolvimento das mulheres com o crime.
O delegado afirmou ainda; que a polícia precisa ser vista pelo estado com mais eficácia; para ele as leis são severas mas precisa ser vista de uma forma diferente; que venha a oferecer a polícia uma maior cobertura e valor no desempenho dos seus trabalhos.
O que chamou a atenção da nossa equipe de reportagem na fala do delegado, foi a necessidade de dois delegados na delegacia da mulher, que segundo o mesmo, os crimes de violência contra a mulher registrou queda; outrora que nenhum feminicídio foi registrado na área de atuação da Coorpin em 2022 enquanto a cidade de Itagi que também pertence a coorpin está desde 01 de junho sem delegado e já contabiliza 18 CVLIs (homicídios) nos últimos 03 anos.
O delegado; que antes havia negado os números acima à nossa redação; o que fez solicitar-mos os números exatos na época, o que até o fechamento desta matéria ainda não havia sido enviado.
Desta vez; o coordenador afirmou que a delegada titular de Itagi; que também responde por Aiquara irá retomar aos trabalhos após concluir a licença, por isso não pode ser exonerada para que outra autoridade policial assuma seu lugar; porém não destacou o tempo; e classificou que a delegacia Itagiense está sem um delegado atuando diariamente por está em reforma, assumindo para si a responsabilidade da delegacia. Enquanto isso, a nossa redação segue recebendo diversas informações de cidadãos que alegam que não estão conseguindo ter suas ocorrências solucionadas, dentre elas; roubos, arrombamentos e crime de violência doméstica por falta de um plantão no município.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter
Obrigado por nos credibilizar
- 1