Camaçari:Com UPAs e PAs superlotadas com pacientes aguardando regulação do estado, Idoso está a mais de 80 dias internado e aguardando transferência

 No município de Camaçari na região metropolitana de Salvador, as Unidades de pronto atendimento(UPAS) estão com os leitos de internamento totalmente ocupados, segundo informações apuradas pelo repórter Mateus Oliver junto a assessoria de comunicação da secretaria municipal de saúde do município.

 Segundo a pasta, o impasse tem ocorrido devido a falta de transferências de pacientes, que são até o momento 38 internamentos inseridos e aguardando a regulação do estado da Bahia para hospitais de referencia.

 Na Upa da Gleba A, 23 pacientes encontram-se aguardando na fila da regulação, enquanto na UPA pediátrica 7 crianças estão na mesma situação; porém o caso mais demorado está sendo de um idoso, que segundo a secretaria de saúde do município está a mais de 80 dias na Unidade de pronto atendimento de Arembepe aguardando transferência. Por lei, o tempo máximo de um paciente internado em uma UPA ou PA é de até 24 Horas.

 Vale ressaltar que o governo da Bahia tem investido muito em policlínicas, construção e ampliação de hospitais. Porém a necessidade por abertura de leitos de hospitais e UTIs é nítida pois não só na região metropolitana e Capital, mas também no interior do estado, pacientes tem evoluído para o óbito por falta de atendimento do Sistema Regulação de Urgencia e Emergencia (SUREM).

No caso de Camaçari, com os leitos ocupados nas unidades de pronto atendimento, os médicos estão passando mais tempo monitorando os pacientes internados, e novos pacientes que precisam ser atendidos estão tendo que aguardar por mais tempo após passar pela triagem para receberem avaliação médica.

A nossa reportagem tentou contato com a Secretaria estadual de Saúde do Estado Da Bahia, mas até o fechamento dessa matéria ninguém se pronunciou.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter

 

  

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem