Chuvas: Após Defesa Civil enviar ajuda a afetados, Ministro sobrevoa regiões sul e extremo-sul da Bahia, Duas pessoas morreram; "Confira Ultimas notícias"

 Após a defesa civil enviar aos  baianos afetados ajuda 
neste sábado (22) para reforçar as ações nos municípios em atendimento as famílias vítimas das consequências, o ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional sobrevoa as regiões sul e extremo-sul da Bahia e logo após assina, nesta segunda-feira (24), ordem de serviço para construção de moradias em Itabuna, no sul da Bahia. Segundo apurou o repórter Mateus Oliver junto a assessoria do Ministro serão investidos mais de R$ 82 milhões nas obras, que incluem a construção de dois parques lineares às margens do Rio Cachoeira. A ação do governo federal acontece após cidades das duas regiões registrar sofrimento com temporais e alagamentos. Há um ano, mais de 20 pessoas morreram e mais de 30 mil ficaram sem ter onde morar.
MORTES EM CABRÁLIA
 As prefeituras de Santa Cruz Cabrália e Ilhéus, responsáveis pelo levantamento técnico das informações, ainda permanecem em campo avaliando todos os danos e prejuízos causados pelas chuvas do feriado prolongado de Tiradentes. Cabrália, registrou em quatro dias mais de 450 milímetros (mm) de chuva - valor 2,75 vezes a média do mês de abril, que é de 165 mm, segundo o Cemaden. Por conta do grande volume de chuva desde a sexta-feira (21), a prefeitura decretou estado de emergência.
MORTES NA PRAIA
Na praia de Coroa Vermelha, os turistas de Minas Gerais Abenício da Mota Dourado, de 53 anos, e Rosenilda Ferreiro Dourado, 46, morreram afogados na sexta-feira (21). Eles eram de Ipatinga, a cerca de 200 km da capital mineira. Os dois estavam em Santa Cruz, para passar o feriadão de Tiradentes. Segundo os relatos, Abenício entrou no mar e começou a se afogar. A esposa foi tentar salvá-lo e acabou se afogando também. O mar estava bastante agitado.
Ponte Interditada em Coroa Vermelha (Foto Reprodução)
AULAS SUSPENSAS EM PORTO SEGURO
 Em Porto Seguro a Prefeitura suspendeu as aulas nesta segunda e terça-feiras em toda a rede municipal de ensino. “A medida visa preservar a segurança e a comodidade dos alunos e profissionais da Educação. As aulas serão repostas dentro do cronograma do ano letivo. No município os bombeiros já resgataram mais de 200 pessoas em áreas de risco. Devido às chuvas, várias rodovias foram afetadas.
RODOVIAS
 A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou neste sábado o registro de cinco ocorrências em rodovias baianas, sendo que em quatro o tráfego já foi normalizado. Um ponto, no entanto, está com movimento em meia pista. É o que fica na BA-283, entre Itabela e Guaratinga, na Costa do Descobrimento.
MAIS CHUVAS NESTA SEGUNDA-FEIRA (24) EM ILHÉUS
 A Defesa Civil de Ilhéus, no sul da Bahia, emitiu alerta laranja de perigo de chuvas intensas no município para esta segunda-feira (24). Segundo o órgão, a previsão é que o acumulado fique entre 60 e 90 mm no fim do dia. Equipes da prefeitura, do Corpo de Bombeiros Militar e Civil foram mobilizadas para possíveis intervenções e para orientar as famílias que residem em áreas de risco. O último boletim divulgado pela prefeitura de Ilhéus informou que, até a noite deste domingo (23), 74 famílias ficaram desalojadas (tiveram que sair das suas casas) e sete desabrigadas (perderam as suas casas), por causa das fortes chuvas que atingem o município, no sul da Bahia. No total, 467 habitantes da cidade foram afetados pelas enxurradas. Para esta segunda, a prefeitura de Ilhéus orientou que os moradores fiquem atentos aos riscos geológicos, observando alguns pontos, como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis. Um Comitê de Crise foi instituído para distribuir alimentação, roupas e itens básicos para as famílias desabrigadas e desalojadas na cidade, além da recuperação de áreas atingidas e a limpeza de canais e desobstrução das vias públicas.
GUARATINGA E BELMONTE
 Os municípios de Guaratinga e Belmonte também foram afetados. Segundo o Climatempo, a frente fria que provocou a chuva na região se afasta, mas a umidade que vem do oceano ainda será responsável pelo tempo fechado e chuvas frequentes nesta segunda (24). Os volumes altos preocupam, pois atingirão uma área com solo já encharcado.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem