ATER Biomas da Bahia incrementam incentivo a agricultores no estado
A vida de 34.937 famílias agricultoras baianas está passando por mudanças significativas após a chegada da ATER Biomas da Bahia em seus lares e comunidades. A chamada pública da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está levando mais sustentabilidade aos biomas baianos e integrando o saber das famílias do campo com o conhecimento técnico das equipes da Bahiater, fortalecendo os mais diversos sistemas produtivos presentes na Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.
A política pública completou dois anos e meio de execução e seus resultados parciais foram apresentados nesta segunda-feira (24) para um público composto por agricultores familiares, indígenas, povos e comunidades tradicionais e setores do Governo do Estado.
Um trabalho de excelência que está sendo feito pela Bahiater, que é fundamental para a inserção das políticas públicas na agricultura familiar. Dados e números extremamente importantes para o Governo do Estado, que tem cuidado dessa pauta com tanto carinho, com a Bahiater cada vez mais forte, produzindo riqueza e gerando renda na agricultura familiar.
A cobertura territorial da chamada já chega a 274 municípios, alcançando etnias e comunidades diversas, promovendo inclusão e diversidade com ações individuais e coletivas para potencializar as cadeias produtivas, gerar renda e fortalecer as unidades familiares. Em relação à equidade de gênero, 56% das atividades contam com a participação de mulheres, incentivando seu maior envolvimento na agricultura familiar.
Além da ampliação do acesso à assistência técnica, à melhoria na produção e à comercialização, a política pública tem impacto social direto no desenvolvimento das comunidades rurais, alcançando cerca de seis mil crianças e adolescentes, 11 mil jovens, 40 mil adultos e 12 mil idosos. Os números são sistematizados por meio de ferramentas como o Power BI, SIGATER e Coletum, garantindo maior precisão, controle, transparência e organização das atividades.
Até 2027, serão ao todo 35.640 grupos familiares acompanhados somente pela ATER Biomas da Bahia nos 27 territórios de identidade do estado, com investimentos de R$ 223.618.655,00, aplicados em ações estratégicas para o desenvolvimento local e conservação dos biomas. Durante o processo, novas práticas sustentáveis serão fomentadas pela política pública, com monitoramento e melhoria dos serviços e expansão da cobertura à agricultura familiar baiana.