:: 24/set/2025 . 20:07
Jequié: Operação da Polícia Civil prende 18 investigados por homicídios e tráfico de drogas
Dezoito pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (24), durante uma operação contra um grupo criminoso envolvido em homicídios, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro em Jequié, no sudoeste da Bahia.
Segundo informações da Polícia Civil, as 18 pessoas foram presas nos bairros Joaquim Romão, Cachoeirinha, Baixa do Bonfim, Pedreira, Centro, Água Branca, Jequiezinho, Mandacaru e Pompílio Sampaio. Também foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo dois em Feira de Santana e um no estado do Pará.
A polícia informou que a operação resultou na apreensão de aproximadamente 2 kg de drogas, balanças de precisão, dinheiro em espécie, 15 celulares e oito motocicletas. Também foram bloqueadas 30 contas bancárias ligadas ao grupo criminoso e sequestrados bens e valores que movimentaram mais de R$ 2 milhões no último ano.
As investigações começaram em janeiro de 2025, após uma sequência de homicídios de extrema violência em Jequié. Conforme a polícia, somente nesta fase, foi possível atribuir ao grupo a autoria de pelo menos 19 homicídios cometidos neste ano.
De acordo com o inquérito, a organização criminosa buscava consolidar domínio territorial em Jequié, utilizando-se da cooptação de jovens e adolescentes e da violência sistemática contra grupos rivais e dissidentes internos. As ações eram marcadas por execuções sumárias, mortes decorrentes de disputas e o comércio de drogas e armas de alto poder de fogo.
Por unanimidade, senadores da CCJ “enterram” a PEC da Blindagem que havia sido aprovada pela Câmara
Por decisão unânime, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, nesta quarta-feira (24), a PEC 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem. A votação registrou 26 votos contrários à proposta e nenhum favorável. Agora, a matéria seguirá para análise no plenário.
A proposta, aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados em tramitação acelerada, previa restringir operações policiais e inquéritos contra congressistas, que só poderiam avançar mediante autorização dos próprios parlamentares em votação secreta. A medida provocou forte reação negativa nas redes sociais e na sociedade em geral.
No último domingo (21), manifestações foram registradas em todas as capitais do país contra a PEC, levando inclusive alguns deputados a se retratarem publicamente por terem apoiado o texto.
O relator da matéria na CCJ, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), recomendou a rejeição integral da proposta, posicionamento que foi acompanhado por todos os colegas da comissão. Para ele, a medida, embora apresentada como um mecanismo de defesa do Parlamento, representava uma ameaça à sua legitimidade.
“A PEC que formalmente aponta ser um instrumento de defesa do Parlamento é, na verdade, um golpe fatal na sua legitimidade, posto que configura portas abertas para a transformação do Legislativo em abrigo seguro para criminosos de todos os tipos”, destacou Vieira.
Homem é encontrado morto dentro de sua própria residência em Jitaúna
Um homem identificado como Edmilson, popular “Porra Louca” foi encontrado morto dentro de sua residência na tarde desta quarta-feira (24) em Jitaúna, na região Sul da Bahia.
De acordo com informações obtidas pelo Jornalista Mateus Oliver junto a polícia civil, não há vestígios primários de violência que possam indicar que o homem tenha sido assassinado.
Diante do exposto, a autoridade acionou o Departamento de Polícia Técnica para recolhimento do cadáver que deve passar por perícia para identificar as circunstâncias e motivação da morte.
Bastante conhecido na cidade de Jitaúna pela eficiência em prestação de serviços como Técnico Eletrônico a morte de Edmilson é o assunto mais comentado em grupos de notícias do município.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
- 1