WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


:: 9/dez/2025 . 7:33

Polícia Federal Deflagra Duas Grandes Operações para Combater Conflitos Agrários no Sul da Bahia

A Polícia Federal, em uma significativa ação conjunta com a Força Nacional, a Polícia Militar da Bahia (BOPÉ, CAEMA, CIPPA, RONDESP, CPR Extremo Sul e CPR Sul) e a Polícia Civil da Bahia (8ª COORPIN de Teixeira de Freitas/BA), iniciou, na manhã desta terça-feira, 9 de dezembro, duas operações policiais com o objetivo de reprimir os recentes e violentos conflitos ocorridos no extremo sul baiano entre produtores rurais e indígenas.

Ao todo, estas operações preveem o cumprimento de seis mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão, demonstrando a força-tarefa mobilizada para trazer paz e justiça à região.

​A primeira das ações, batizada de Operação Sombras da Mata, é resultado de uma minuciosa investigação sobre o trágico evento de 28 de outubro de 2025, quando uma invasão a uma propriedade rural no município de Itamaraju/BA resultou na morte de dois pequenos produtores rurais por disparos de armas de fogo e deixou um terceiro gravemente ferido.

Os responsáveis pelo crime se autointitulavam indígenas e, embora três pessoas tenham sido presas em flagrante na época, elas foram posteriormente liberadas por questões processuais.

O andamento das investigações não só identificou os três envolvidos no dia dos fatos, mas também apontou os supostos mandantes da invasão e os indivíduos que teriam efetuado os disparos fatais, permitindo que fossem expedidos seis Mandados de Prisão Preventiva e um Mandado de Busca e Apreensão no âmbito desta operação.

As diligências estão em pleno curso e já resultaram na prisão de uma pessoa e na apreensão de mais de dez armas de fogo até o momento da divulgação.

​Em paralelo, a segunda operação, denominada Tekó Porã, concentra-se nas investigações do ataque ocorrido em 1º de outubro de 2025, quando um grupo de indígenas da Aldeia KAI foi alvo de elementos armados.

Os indígenas estavam localizados em uma propriedade rural no distrito de Cumuruxatiba, em Prado/BA, após uma ação conhecida como “retomada”, e o ataque tinha como claro objetivo expulsá-los e desocupar violentamente a fazenda mencionada.

Durante a investida, dois indígenas foram feridos por disparos de armas de fogo, o que motivou a presente operação. Para a Tekó Porã, estão sendo cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão nas residências dos supostos mandantes e executores dos ataques, visando a obtenção de mais elementos cruciais para a investigação e para a identificação de quaisquer outras pessoas envolvidas.

​Esta simultaneidade das operações deflagradas reforça de maneira inequívoca a atuação imparcial da Polícia Federal no combate e repressão a indivíduos que se valem da legítima temática das demandas dos povos originários para cometer crimes, servindo a interesses próprios.

Tal instrumentalização é um fator que fomenta e retroalimenta a escalada de violência nos conflitos fundiários que assolam a região.

As ações foram coordenadas pela Força Tarefa da Polícia Federal de Porto Seguro, que inclui a PF, CORE/PCBA e BOPE/PMBA, além do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, evidenciando o alto nível de coordenação e especialização empregado.

​Fonte: Jornalista Mateus Oliver




WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia
error: Content is protected !!