A Ronda Maria da Penha do 19° Batalhão da Polícia Militar em Jequié organizou para este sábado (02) a sua primeira ação do mês de agosto de 2025 que tem neste ano mais um compromisso com a campanha “Agosto Lilás”, uma iniciativa dedicada à conscientização e ao combate à violência contra as mulheres.

Sendo assim, a primeira ação de conscientização e mentoria aberta ao publico de como agir, orientação e demais opiniões diante da missão de combater a Violência contra a mulher acontecerá na praça Rui Barbosa no Centro de Jequié promovido pela Ronda Maria da Penha, e deve contar com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher a partir das 17 horas deste sábado (02), todos unidos por uma causa urgente e significativa.

Vale enfatizar que é muito importante que a população esteja presente no lançamentos da campanha Agosto Lilás em Jequié em defesa das mulheres que sofrem agressões no município, diante do atual cenário que acumula dezenas de prisões mensalmente realizadas pela Polícia Civil e também Militar em especial crimes de Importunação Sexual, Ameaça, Assédio e Descumprimento de medidas protetivas.

Sendo assim, a meta é aumentar a conscientização sobre a violência e a importância de uma convivência familiar saudável tendo em vista, que como relatado acima, os índices alarmantes de violência contra a mulher em Jequié exigem ação imediata.

Vale ressaltar, que o Brasil vive uma epidemia social dessa violência contra a mulher, e muitas vezes as vítimas não se enxergam vítimas, elas não entendem que elas estão vivendo um contexto de violência doméstico familiar que naturalizam naturalizam elas banalizam, muitas vezes, porque já vieram de ciclos dentro dos seus lares que vivenciaram violência.

Importante ressaltar que quando se fala da violência contra a mulher, não é pensado somente na violência física, mais sim em seus principais pilares, pois a violência acontece de forma psicológica, social, financeira, sexual dentre outras modalidades.

Durante todo o mês, diversas atividades serão realizadas para promover diálogos e ações afirmativas, com o intuito de transformar a realidade das mulheres em Jequié e em todo o Brasil.

Fonte: Mateus Oliver Repórter