Após denúncia de falha na entrega de documentos no sac de Ipiaú, “Saeb garante normalidade e diz que documentos já podem ser retirados”
Com a demora mais que prevista para a entrega de carteira de Identidade (RG), a unidade Sac de Ipiaú tem causado sérios transtornos à sociedade desde o dia 12 de dezembro, segundo denúncias feitas por moradores à Reportagem do Blog Mateus Oliver Repórter e Ubatã Fm.
A nossa equipe de reportagem esteve em contato com pessoas que emitiram protocolo de retirada de RG com data prevista para 13, 15, 17, 20, 23, 26, e 27 do mês de dezembro do ano passado, e até a manhã desta quinta-feira (06) de Janeiro não tiveram seus documentos entregues.
A unidade alega que o atraso é devido a entrada dos feriados de Natal e Ano novo, porém o sac não entrou em recesso; inclusive foi verificado a mesma situação nas unidades sac de Jequié e Jaguaquara e registrado a entrega normalizada dos documentos.
Uma funcionária do Sac de Ipiaú informou à nossa redação que o fato ocorrido é uma falha de comunicação ou desinteresse da gestão da unidade em resolver. Em tempo tentamos contato com a direção da unidade através do repórter Mateus Oliver, por telefone também ninguém respondeu as nossos questionamentos.
Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Saeb nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (07), que nos enviou uma nota nesta terça-feira (11).
SEGUE A NOTA
Nota de esclarecimento
_Ao Blog Mateus Oliver Repórter_
A Secretaria da Administração (Saeb), através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), esclarece que a entrega de documentos no Ponto SAC Ipiaú já está acontecendo de maneira normalizada. O atraso no mês de dezembro ocorreu devido ao aumento da demanda e busca por serviços no período; e também pelo grande número de carteiras de identidade emitidas para cidadãos de municípios da região sul do Estado atingida pelas chuvas, o que refletiu no processo de emissão de RG de uma maneira geral. Vale ressaltar que o Ponto SAC Ipiaú funciona há quatro anos na cidade e já realizou mais de 108 mil atendimentos, trazendo mais cidadania e comodidade à população.
Com o descaso, moradores que moram na zona rural dos municípios atendidos pela unidade a exemplo de Itagibá, Ibirataia, Barra do Rocha, Ubatã, Aiquara, Dário Meira e outras localidades enfrentaram dificuldades de locomoção, gasto de passagens e/ou combustível, fila de espera e ao serem atendidos foram surpreendidos com a resposta negativa referente a um protocolo de entrega de documentos emitidos pela própria unidade.
Vale ressaltar que no Sac, são coletados todos os dados do cidadão requerente de documentos, o que acredita-se que seja para eventuais ocorrências dessa magnitude, porém este contato nunca tem sido feito segundo vítimas do descaso, tampouco atendem os telefones (73)3531-7640 e (73)3531-4130 disponibilizados para a população checar informações e evitar transtornos de se deslocar e não obter sucesso em retirar seus documentos.
O sac é um presente do governo do estado da Bahia, gestão Rui Costa ao município ainda em sua primeira gestão como governador ao município já na gestão da prefeita Maria das Graças.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter
Obrigado por nos credibilizar