Programação Anual de Saúde 2022 é aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde
A Programação Anual de Saúde – PAS 2022 foi aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), durante a 282º reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (22), em formato híbrido (plenário virtual e plenário no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia). De acordo com a PAS 2022, a previsão é que no próximo ano O Governo da Bahia invista cerca de R$5,2 bilhões na área de Saúde. A PAS é um instrumento de gestão, que traz uma previsão do planejamento físico e orçamentário com base na Lei Orçamentária Anual e operacionaliza as ações que, no ano específico, garantirão o alcance dos objetivos e o cumprimento das metas do Plano Estadual de Saúde – PES.
A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, explica que a Programação Anual de Saúde traz a previsão, a programação e o planejamento de execução de investimentos, disponibilizando as metas para serem alcançadas com os recursos que são destinados à área de saúde. “Somos o segundo Estado em investimentos na área de saúde. A discussão da destinação destes recursos é importante para que possamos ampliar ainda mais o escopo da assistência e a regionalização”, afirma. Ao todo são seis compromissos elencados na PAS 2022. O primeiro é aperfeiçoar as ações de vigilância, proteção, promoção e prevenção em saúde nos territórios em todos os níveis de atenção; o segundo compromisso é fortalecer a Atenção Básica de forma integrada e resolutiva; o terceiro é potencializar a Rede de Atenção à Saúde (RAS) de forma regionalizada, ampliando a equidade de acesso, garantindo a integralidade e a segurança do paciente; o quarto é promover a valorização do trabalho e do trabalhador no SUS-BA; o quinto compromisso é potencializar a atenção Hematológica e Hemoterápica à população da Bahia; o sexto é aprimorar a Gestão Estratégica em Saúde, ampliando os canais de comunicação com a sociedade e o exercício do controle social.
A secretária Tereza Paim destaca que a Programação Anual de Saúde foi aprovada com recomendações dos conselheiros Estaduais de Saúde. “É uma resposta aos anseios de acolhimento por linha de cuidado em relação à saúde da sociedade civil”, pontua a Secretária.
Obrigado por nos credibilizar