Prefeito e vereador podem ter mandatos cassados a qualquer momento em Una
O prefeito Tiago D’Jair (PP) e o vereador também progressista Adriano Rusciolelli Da Silva podem ter os mandatos cassados por irregularidades de campanha eleitoral de 2020 e o professor
Gideon Clarindo Dos Santos pode ficar inelegível. A denúncia foi impetrada no ministério público eleitoral pelo ex-candidato a vereador e empresário Edcarlos Sampaio Menezes “Mutuca (PSD) em 28 de outubro de 2020 e as investigações correm em segredo de justiça.
Segundo a denúncia; no sábado de campanha eleitoral , dia 03 de outubro de 2020, foi realizada a inauguração do Comitê Central de Campanha do Partido Progressista; Nesse mesmo dia, ocorreu a inauguração de novas barracas e materiais dos feirantes doados pela prefeitura na Rua Princesa Isabel, conhecida como “Rua da Feira”, tendo o prefeito e Adriano participado.
Por sua vez, segundo a denúncia o Professor não se contentou em participar da inauguração na “Rua da Feira” e visando se beneficiar da inauguração, postou no domingo, dia 04 de outubro de 2020, em sua página do Facebook:
“Sábado de campanha bem animado com a inauguração do comitê central da nossa coligação, visita à feira livre de Una, onde presenciei a inauguração de novas barracas e materiais dos feirantes, parabéns prefeito. isso valoriza muito esse segmento de trabalhadores e a plotagem, santinhos e adesivos do nosso material de campanha. Na certeza que Deus tem nos conduzido até agora e está no controle sempre e nos der força e saúde para vencer os desafios diários!”
Já o prefeito “Tiago De Dejair”, segundo a denúncia também não se contentou em participar da inauguração na “Rua da Feira” e, visando se beneficiar da inauguração, postou no domingo, dia 04 de outubro de 2020, em sua página do Facebook:
- “Bom dia, minha gente! Nosso primeiro sábado (03) dentro do período de campanha já começou muito intenso. Logo pela manhã estivemos em nossa tradicional feira livre, conversando com nossos feirantes e verificando a utilização da nova estrutura de barracas. Este que é um importante ponto de encontro e comércio de nossa cidade pode e deve ser cada vez mais fortalecido garantido a continuidade de nossas tradições e fortalecimento econômico sobretudo da agricultura familiar, tão característica em nosso município.”
O que ainda mais agrava a situação é que a caçamba amarela de Placa Policial PJH – 3085 usada no evento presta serviço ao Município de Una e pertence ao irmão do prefeito, segundo consulta à Placa no site do DETRAN.
Por lei é proibido a qualquer candidato comparecer, nos 3(três) meses que precedem o pleito, a inaugurações de obras públicas, a inobservância do disposto neste artigo sujeita o infrator à cassação do registro ou do diploma.
Em caso de ser julgada procedente a representação, ainda que após a proclamação dos eleitos, o Tribunal declarará a inelegibilidade do representado e de quantos hajam contribuído para a prática do ato, cominando-lhes sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que se verificou, além da cassação do registro ou diploma do candidato diretamente beneficiado pela interferência do poder econômico ou pelo desvio ou abuso do poder de autoridade ou dos meios de comunicação, determinando a remessa dos autos ao Ministério Público Eleitoral, para instauração de processo disciplinar, se for o caso, e de ação penal, ordenando quaisquer outras providências que a espécie comportar.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter
Obrigado por nos credibilizar