WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 







auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

outubro 2023
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


:: 11/out/2023 . 18:39

Jequié: Uma semana após chacina que impactou o Brasil população enfrenta silêncio de órgãos responsáveis por investigação

 Tendo em vista a chacina que vitimou 06 (seis) pessoas de origem cigana; dentre elas 01 (uma) criança na cidade de Jequié no sudoeste da Bahia e que causou impacto aos principais meios de comunicação do país no último dia 05 (cinco) de outubro, até o momento a sociedade tampouco a família tem qualquer resposta por parte da secretaria de segurança pública do estado da Bahia (SSP/BA) tendo em vista que apenas o comando do 19° BPM da polícia militar se pronunciou sobre o assunto no ato do trágico ocorrido.


 A polícia civil que é quem deve investigar o caso ainda não se posicionou sobre qualquer informação, tampouco apresentou algum dos suspeitos como resposta a tal episódio trágico e cruel.

 Após o crime, o Ministério Público Federal (MPF);Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) pediram de forma emergencial uma audiência com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) para tratar sobre o tema. Em ofício encaminhado ao governador, os órgãos de Justiça pontuam que este é mais um trágico acontecimento de uma série de episódios de violência contra povos ciganos ocorridos no estado nos últimos anos.

 Sendo assim, a população vive apreensiva sem respostas e temendo que o caso venha a cair no esquecimento em uma cidade que proporcionalmente foi considerada “cidade mais violenta do Brasil” segundo pesquisa recente do instituto fogo cruzado.

 Políticos do município, e também do executivo e legislativo estadual se pronunciaram sobre o caso e solicitaram por respostas da justiça ao caso.

 O repórter Mateus Oliver procurou a coordenadoria da polícia civil na quinta-feira (05); Sexta- Feira (06); segunda-feira (09); terça-feira (10); e nesta quarta-feira (11); porém sete dias após o crime, não obteve êxito nas tentativas.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter 
Obrigado por nos credibilizar

Jequié:DEAM realiza apreensão de arma de fogo durante buscas por autor de agressão doméstica em Itaibó

 Após a equipe da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher) de Jequié tomar conhecimento de que a senhora de iniciais A.R.S estava sendo vítima de Violência Domestica tipificado na Lei Maria da Penha (Lei 11.340) praticado pelo senhor de iniciais M.H.S e que na residência do mesmo havia uma arma de fogo; a Equipe da DEAM se deslocou até o povoado de Itaibó , zona rural de Jequié onde lá realizaram a apreensão de uma carabina semi- automática de calibre .22 bem como foram apreendidos várias munições do mesmo calibre que foram apresentados a Autoridade Policial que procederá com os procedimentos cabíveis.A DEAM de Jequié está atenta aos casos de Violência contra mulher e os autores não ficarão impunes.

Fonte: DEAM JEQUIÉ
Obrigado por nos credibilizar

MEC avalia autorizar cursos de Ensino à Distância de Direito, Psicologia, Enfermagem e Odontologia

 A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC informou ao Grupo de Trabalho Ensino à Distância (EaD), que debate sobre a modalidade de ensino a distância para os cursos de Direito, Psicologia, Enfermagem e Odontologia, que até meados do mês de outubro será iniciada uma consulta pública com o objetivo de debater tópicos que englobam o modelo de ensino para os cursos em questão.


 O MEC não expôs quais serão os dispositivos do ato regulatório da modalidade EaD serão debatidos por meio de consulta pública, mas devem ser incluídos, por exemplo, o mínimo de presença exigida dentro da carga horária dos cursos na modalidade.

 Atualmente, os cursos à distância podem aplicar até 30% de sua carga horária em formato presencial. Também deve estar em consulta pública o percentual de carga horária na modalidade de EaD na organização pedagógica e curricular dos cursos de graduação presenciais; possibilidade de retomada das avaliações in loco dos polos EaD nos processos de recredenciamento institucional; revisão do quantitativo anual de polos EaD relacionados ao ano civil e o resultado do conceito institucional.

 Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, em 2020, o número de ingressantes em EaD superou o número de ingressantes nos cursos presenciais, pela primeira vez na educação superior brasileira.

 A modalidade de EaD chegou a 63% do total de ingressantes em 2021. Outro aspecto sensível é justamente o fato de esse crescimento estar ocorrendo em detrimento da modalidade presencial.
Obrigado por nos credibilizar

Trabalho Escravo tem 14 novos empregadores da Bahia; Itabuna, Ilhéus e Uruçuca estão na Lista Suja

 A Bahia tem novos 14 empregadores que submeteram pessoas a condições análogas à de escravidão, segundo a Lista Suja do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atualizada neste mês de outubro e divulgada nesta terça-feira (10).


 O número colocou o estado, junto com o Piauí, em 1° lugar do Nordeste em número de empregadores que submeteram pessoas a condições análogas à de escravidão. Ambos ficaram em 4º lugar em relação a todos os demais estados brasileiros, atrás somente do Pará (17), São Paulo (32) e Minas Gerais (37).

 A ‘lista suja”, como é popularmente conhecida, é o principal instrumento de políticas públicas para o combate ao trabalho escravo. Por meio dela, é possível verificar e combater o problema. De acordo com o MTE, ao menos 99 trabalhadores foram submetidos às condições de trabalho similares à escravidão na região nos últimos anos. Os casos foram registrados em 19 municípios.

 A lista nacional teve sua maior atualização da história, com 204 nomes adicionados. No Nordeste, os estados ficaram à frente do Maranhão (13), Ceará (5), Pernambuco (4), Rio Grande do Norte (3), Alagoas (3), Paraíba (2) e Sergipe (2).

 A divulgação é feita em abril e outubro de cada ano. Na lista divulgada nesta terça-feira, foram acrescentados 14 novos nomes ao documento. Os demais empregadores já constavam na lista desde abril.

 Os nomes só são adicionados ao cadastro após a conclusão do processo administrativo que julgou o caso, com uma decisão sem possibilidade de recurso. E retirados em caso de novas decisões judiciais ou por completarem o período de dois anos.
Obrigado por nos credibilizar

Dois homens são presos suspeitos de envolvimento em morte de mulher trans na BA

 Dois homens foram presos nesta terça-feira (10), suspeitos de envolvimento na morte de uma mulher trans, em junho de 2023, no município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. As prisões foram na mesma cidade onde ocorreu o crime.


 Joana Smith tinha 20 anos e foi abordada quando ela e dois amigos saíam de uma festa junina. Segundo os dois amigos da vítima, que registraram um boletim de ocorrência na delegacia momentos antes do corpo ser encontrado, o grupo foi abordado por quatro homens armados na saída da festa.

 Os dois amigos foram liberados, mas Joana ficou em poder dos suspeitos. Após saírem do local, os amigos procuraram a polícia para pedir ajuda.

 As prisões dos suspeitos ocorreram durante a Operação Paz, que resultou em outros oito mandados de prisão e 18 de busca e apreensão, com o objetivo de combater homicídios e o crime organizado na Bahia.

 A Polícia Civil de Eunápolis contou com o apoio das Coordenadorias Regionais de Teixeira de Freitas, Jequié e Vitória da Conquista, do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização e do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado de Vitória da Conquista.

 Um dos homens presos suspeito de matar Joana Smith também tem envolvimento em um sequestro de cinco pessoas, que provocou a morte de outras três também no município de Eunápolis. O mandado de prisão contra esse outro suspeito foi cumprido no Conjunto Penal do município, onde ele já estava detido.
Obrigado por nos credibilizar

Esposa de detento é presa após tentar entrar no Conjunto Penal de Itabuna com quatro smartphones

 No Conjunto Penal de Itabuna, nesta terça-feira (10), uma mulher identificada apenas pelo prenome Lorena, foi presa após tentar entrar no Conjunto Penal de Itabuna portando, escondidos, quatro aparelhos celulares Smartphones.


 O marido de Lorena é detento da instituição penal do município, e os agentes desconfiaram da embalagem que ela trouxe para o companheiro, contendo lanches como achocolatado e itens do tipo.

 Ao procederem com uma revista mais minuciosa, encontraram os celulares escondidos. A mulher recebeu voz de prisão e foi levada para o Complexo Policial de Itabuna, estando agora à disposição da Justiça.
Obrigado por nos credibilizar

Valor de gás de cozinha tem aumento de 3,5% na Bahia, diz Acelen

 O valor do gás de cozinha sofreu mais um aumento na Bahia, em outubro. Segundo a Acelen, que administra a Refinaria Mataripe, que abastece o estado, o aumento é de 3,5% do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para as distribuidoras, que vão repassar o valor para o consumidor final.


 De acordo com o Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia (Sindrevgas), quem comprar o botijão 13 kg terá que pagar R$ 2 a mais. O sindicato estima que o preço deve ficar entre R$ 130 em Salvador e região metropolitana.

 Este é o quinto aumento do ano, de acordo com o sindicato, que estima que a Bahia tem cerca de seis mil revendedores. Além dos dois anúncios do mês de outubro, os aumentos na origem, sem incidência de aumento na distribuição, ocorreram nos meses de fevereiro, março e setembro.
Obrigado por nos credibilizar

Morador de Ibirapitanga morre no Hospital de Base em Itabuna após sofrer queda de cavalo

 Um morador de Camamuzinho, distrito de Ibirapitanga, identificado como Otacílio Silva faleceu nesta ter terça-feira (10), no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.


 A informação foi confirmada pela irmã do jovem em publicação nas redes sociais. Otacílio teria sofrido uma queda durante uma montaria há uma semana e acabou sendo internado às pressas no último domingo (08).

 O seu quadro de saúde se agravou rapidamente e o jovem, que trabalhava em um supermercado em Ubatã, acabou não resistindo. Familiares e amigos chegaram a fazer uma campanha nas redes sociais para ajudar o jovem, descrito como sério e trabalhador. As informações são do Ubatã Notícias.
Obrigado por nos credibilizar

Organizações criminosas dominam distrito de Ilhéus e alunos da rede municipal ficam sem aulas

 Os estudantes da Escola Municipal do Banco do Pedro estão sem aula há quase uma semana. A direção da Unidade de Ensino decidiu suspender às aulas por causa da insegurança e tensão que dominam o distrito ilheense, impostos por organizações criminosas.


 O comunicado suspendendo às atividades foi enviado em grupos de redes sociais da Escola, voltado para os pais e/ou responsáveis dos alunos. No texto apenas cita que não haverá aula, pelo motivo de segurança pública.

 Em geral, os moradores da até então pacata comunidade, estão apavorados com a situação de violência desordenada e constantes ataques das facções criminosas, com intensos tiroteios, tráfico de drogas e homicídios. As informações são do blog Fábio Roberto Notícias.

 Na última sexta-feira (06) os moradores viveram momentos de pânico, com fortes rajadas de tiros em plena luz do dia, envolvendo facções rivais que disputam o território do tráfico de drogas.

 Pedindo para não serem identificados, moradores relatam que a viatura da Polícia Militar chega a fazer rondas, permanece na comunidade por alguns instantes, mas logo em seguida, vai embora, deixando a população mais uma vez, vulnerável e à mercê dos bandidos.
Obrigado por nos credibilizar

Bancos não abrem nesta quinta, mas funcionam normalmente na sexta

 As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. Nesta quarta-feira (11) e na sexta-feira (13) elas funcionam normalmente.


 De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no sábado (14) e no domingo (15) as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos – sites e aplicativos – para a realização de transferências e pagamentos.

 A Febraban informou ainda que as contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia 12 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, sexta-feira (13).

 Caso isso não conste no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento. No caso dos títulos que têm código de barras, a Febraban orienta agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

 Em relação aos boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, eles poderão ser pagos por meio de DDA (Débito Direto Autorizado).
Obrigado por nos credibilizar

Agências do INSS fecham quinta e sexta-feira

 Nesta quinta-feira (12), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas, mas os canais remotos de atendimento permanecem disponíveis para esclarecer dúvidas ou fazer pedidos de benefícios.


 Na sexta-feira (13) será ponto facultativo para os servidores públicos federais, conforme Portaria MGI nº 6.142, publicada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (10). Com isso, as agências também estarão fechadas. De acordo com o INSS, os agendamentos previstos para sexta serão remarcados.

 “Os cidadãos podem buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou por meio da Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília”, informou o instituto.
Obrigado por nos credibilizar

Governo quer estimular desenvolvimento de territórios

 Um grupo de trabalho (GT) interministerial foi criado com o objetivo de estimular o desenvolvimento territorial, por meio da participação social e educação popular na elaboração das políticas públicas do governo federal. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).


 A proposta do GT Territórios e Participação Social nas Políticas Públicas do Governo Federal é elaborar diretrizes, orientações e estratégias para buscar soluções, força de trabalho e fortalecer as economias locais, por meio de ações construídas com as comunidades.

 Para isso, será elaborado um relatório, em 90 dias, apontando caminhos para o aprimoramento das políticas públicas de desenvolvimento territorial, que será entregue ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

 O GT será coordenado pela Secretaria Nacional de Participação Social e terá dois representantes titulares do Conselho de Participação Social e um da Secretaria-Executiva. Participam ainda representantes da Casa Civil e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, além de representantes dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Desenvolvimento e Assistência Social, das Cidades e da Integração e Desenvolvimento Regional.

 Servidores de outros órgãos da administração pública e especialistas de notório saber poderão ser convidados a participar dos debates e contribuir com assessoramento técnico nas reuniões que acontecerão a cada 15 dias.

 Nos encontros, o grupo deverá realizar estudos técnicos e elaborar diretrizes para integrar as políticas públicas à participação social com educação popular, além de propor estratégias para territorialização das ações do governo federal. Também deverão ser apresentadas propostas para edições de atos e orientações sobre os temas em debate.
Obrigado por nos credibilizar



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia