Com mais de 20 Hospitais especializados em Neurologia espalhados pela Capital Baiana e também interior do estado, mais uma vez o sistema de Regulação mostra sua crueldade com o ser humano que precisa passar por atendimento através de sua agilidade no estado.

 Desta vez, trata-se do idoso Carmelito José de Santana, de 75 anos, que deu entrada na tela da regulação em 16 de novembro de 2024 em Una com traumatismo craniano e continua aguardando ser transferido, mesmo com o seu quadro de saúde apontado como grave na atualização do seu relatório clinico diário.

 O paciente está com um coágulo na cabeça que está provocando sangramentos pelo nariz e pela boca, que segundo a família foi causado por consequência de uma queda em casa e precisa de unidade hospitalar que ofereça suporte especializado, incluindo uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com acompanhamento de um neurologista.

 Carmelito pode ser recebido por hospitais da região, que estão adaptados a cuidar dos casos com necessidade de neurologistas, como por exemplo 04 unidades de Itabuna,  01 de Teixeira de Freitas e 01 de Vitória da Conquista além dos demais espalhados pelo estado.

O caso evidencia as dificuldades enfrentadas por muitos baianos para acessar cuidados de saúde especializados pelo SUS, destacando a necessidade de melhorias no sistema de regulação e no atendimento emergencial no estado da Bahia. A mobilização é urgente para salvar a vida de Carmelito e evitar que outras famílias passem pelo mesmo drama.

Texto sob supervisão do Jornalista Mateus Oliver Reg MTE 7.056/BA