WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


:: 14/dez/2025 . 6:46

Leur Lomanto Jr. Vota a Favor de PEC que Protege Zé Cocá, Cujo Histórico Tem Suposta Fraude em Posto e Engenheira Presa em Seu Mandato

A aliança política entre o Deputado Federal Leur Lomanto Júnior (União-BA) e o Prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), encontra-se sob um intenso escrutínio público devido à conjunção de fatores que incluem o voto do Deputado a favor da controversa “PEC da Blindagem” e os recorrentes problemas de suposta corrupção que rondam a administração de seu aliado.

A decisão de Leur Lomanto Jr. de apoiar uma medida que visa dificultar a ação do Judiciário contra políticos é interpretada como um movimento de autoproteção corporativista que pode beneficiar indivíduos com histórico de supostas irregularidades, como Zé Cocá, que no passado foi alvo de investigação por suposta fraude em licitação de combustível em seu mandato anterior.

Essa postura levanta sérias dúvidas sobre a prioridade que o deputado confere à transparência na gestão pública.

A crise de credibilidade se agrava ao se considerar o fato concreto da prisão de uma servidora de alto escalão na Prefeitura de Jequié durante a Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal (PF).

Pode-se afirmar que Kalliane Lomanto Bastos, que ocupava o cargo de confiança de Coordenadora de Projetos, Execução e Controle da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SAI), foi presa pela Polícia Federal, em flagrante na deflagração da operação, sob a suposta acusação de receber propinas para facilitar pagamentos a empresas envolvidas em supostos desvios de recursos públicos.

A prisão da engenheira, que detinha um cargo de confiança na administração de Zé Cocá, é um fato inquestionável que expôs a fragilidade dos mecanismos de controle interno e a suposta infiltração de esquemas de corrupção no coração da gestão municipal.

Apesar de o inquérito da PF ter indicado que o Prefeito Zé Cocá agiu para estancar o esquema, demitindo a servidora e buscando barrar os pagamentos à empresa investigada, o fato de o escândalo ter eclodido com a prisão de uma funcionária-chave sob suposta acusação de corrupção joga uma luz negativa sobre o ambiente administrativo da prefeitura.

Além disso, a Overclean também mirou o Deputado Federal Dal Barreto (União-BA), empresário do setor de combustíveis, em um suposto esquema de desvio de emendas, o que mantém a temática de combustíveis e supostas fraudes ligada ao círculo político e administrativo de Jequié.

Portanto, o voto pró-blindagem de Leur Lomanto Jr., que supostamente protege a classe política de investigações, torna-se ainda mais questionável quando seu principal aliado com histórico de suposta fraude em posto de combustível lidera uma prefeitura que teve uma engenheira em cargo de confiança presa em flagrante por suposta corrupção, exigindo clareza e responsabilização.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver




WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia
error: Content is protected !!