A Bahia manteve a liderança no turismo nacional no primeiro trimestre de 2025, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre janeiro e março deste ano, o volume de atividades turísticas no estado registrou crescimento de 8,9% em comparação ao mesmo período de 2024. A média nacional, no mesmo intervalo, foi de 5,4%.

O desempenho baiano também se destacou em março, quando o estado apresentou um aumento de 14,4% na movimentação turística — mais que o dobro da média brasileira, que ficou em 5,8%. Considerando os meses de fevereiro e março, a Bahia teve o maior crescimento entre os 17 estados pesquisados, com alta de 11,5%. No cenário nacional, houve uma retração de 0,2% nesse mesmo recorte.

“Mais uma vez, temos motivos para celebrar a liderança da Bahia no turismo brasileiro, ao mesmo tempo em que aumenta a nossa responsabilidade para seguir nessa posição”, destacou o secretário estadual do turismo, Maurício Bacelar.

Os dados foram debatidos em reunião realizada nesta quinta-feira (15), na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), com foco na avaliação dos resultados e na definição de estratégias para manter o desempenho positivo nas 13 zonas turísticas do estado. Entre os temas discutidos, estão o reforço da promoção dos destinos baianos no Brasil e no exterior, a ampliação da malha aérea e ações voltadas à qualificação profissional no setor.