Operação no Sul da Bahia acaba com um morto e indígena preso em Vila Brasil
Um homem indígena identificado apenas pelo vulgo “Tonhão” foi preso e um segundo elemento acabou morto no distrito de Vila Brasil em Una, durante operação integrada entre diversas forças de segurança pública resultou na apreensão de armas, drogas e veículos utilizados por organizações criminosas e comprometeu também as zonas rurais de Ilhéus, e Buerarema, no sul da Bahia.
A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (07) e foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/Ilhéus).
A ofensiva, denominada “Vila Brasil – Caboclo”, teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia, com foco na desarticulação de grupos ligados ao tráfico de drogas e outros crimes na região.
Segundo informações colhidas pelo Jornalista Mateus Oliver, o elemento morto seria um dos líderes da organização e teria chegado em Vila Brasil recentemente e no momento da abordagem teria reagido e atirado contra a guarnição, que revidou e após cessar os disparos socorreu o indivíduo que não resistiu e morreu.
Participaram da operação unidades da CPR-Sul, CIPT/Rondesp Sul, 69ª CIPM, 71ª CIPM, CIPRv/Itabuna e Polícia Civil.
Durante a operação, os policiais apreenderam três motocicletas com restrição de roubo; Um veículo de luxo utilizado por traficantes; Duas submetralhadoras calibre 9mm; Uma pistola calibre 9mm; Um revólver calibre .38; Uma réplica de pistola; Uma espingarda calibre 28; duas espingardas calibre 22; Quatro carregadores; 101 munições de diversos calibres; 112 pinos de cocaína, 1 kg de cocaína pura; 2 kg de maconha prensada; Seis pés de maconha in natura; porções de haxixe; Quatro rádios comunicadores; Duas balanças de precisão.
Durante a ação, três suspeitos foram presos.
Todo o material apreendido, os presos bem como o registro do resistente morto foi encaminhado à Delegacia Territorial de Ilhéus, onde o caso foi registrado e seguirá sob investigação. A operação representa mais um passo no combate ao crime organizado no sul do estado.
Fonte: Mateus Oliver Repórter