Família volta a pedir providências do poder público em Una, dois adultos e uma criança vivem em forte risco desabamento
A família moradora da Rua São Pedro no Bairro Sucupira em Una, região sul da Bahia voltou a entrar em contato com a redação do Blog Mateus Oliver Repórter para pedir atenção do poder público municipal com relação a situação de vulnerabilidade em que vivem sob fortes riscos de serem surpreendidos com o desabamento da residência em que moram após mais de um ano pedindo socorro ao poder público municipal através de pessoas como secretária de ação social, engenheira do município, vereador e até do prefeito.
O caso já foi pauta deste portal em 11 de novembro de 2022 (RELEMBRE AQUI). Na época, o caso foi levado ao conhecimento do poder público municipal, que esteve no local no dia seguinte se comprometendo com a resolução do problema, porém até o momento nenhuma providência foi tomada.
Segundo a senhora Rita de Cássia Norberto Santos, proprietária da residência, no último final de semana, com a constante chuva que cai na região sul da Bahia, parte da encosta que tem uma altura de aproximadamente cinco metros de altura novamente voltou a ceder e depois disso a cada chuva desmorona mais uma parte aproximando o perigo da vítima que mora com o esposo Jurandir Araújo Santos, além de um neto do casal, uma criança de 5 anos de idade.
Ainda de acordo com dona Rita, no último dia 19, após visitar o local no dia 12 de novembro a prefeitura municipal de Una entregou vários ofícios para que a dona de casa assinasse o documento, com explicatividade de uma melhor comodidade para o município resolver o problema; dentre eles um ofício em que contradiz a informação da declarante; No documento a equipe técnica do poder executivo reconhece a situação de alto risco como relata a moradora, mas uma outra parte diz, “A área vistoriada não houve ocorrência de deslizamentos até a data 19/11/2022”; enquanto imagens mostram grande parte do barranco cedido e a moradora relata que a aproximadamente dois anos o terreno vem apresentando os deslizamentos contínuos
Vale ressaltar que o Poder Público municipal é responsável pelo ordenamento e ocupação do solo e, simultaneamente, pela elaboração de programas sociais que propiciem moradia digna a seus cidadãos, indispensável política pública que deveria figurar dentre as principais do Executivo municipal.
Além disso, o município ainda conta com a Lei (12.340) que é a lei de Proteção e Defesa Civil, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil em transferir recursos para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução nas áreas atingidas por desastre, e disponibilidade do Fundo Especial para Calamidades Públicas.
Na região, segundo a previsão do IMMET, as chuvas devem continuar pelos próximos dias e emitiu alerta laranja, que sinaliza perigo de chuvas intensas e ventos fortes, com velocidade entre 60 a 100 km/h no litoral da Bahia e outros 13 estados. Na cidade de Ilhéus que fica a aproximadamente 62 quilômetros de Una, a previsão é que até esta sexta-feira (02) caia 95 milímetros de chuva.
![]() |
Na imagem a Defesa civil junto com a prefeitura protege moradores em Ilhéus |
O caso precisa de um período de estiagem para ser resolvido, mas já poderia ter sido isolado com lonas como fizeram a defesa civil em Jequié, Prado, e Ilhéus para proteção provisória de taludes com lonas, entre outras ações. A retirada da família para um local seguro até que resolva a situação deveria ter sido feito desde o dia 12, porém nada disso ainda foi feito.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter
Veja Também:
Chuva causa sérios transtornos em Jiquiriçá quase um ano depois de enchente que abalou cidade
Bombeiros estimam ao menos 30 desaparecidos em deslizamento na BR-376 no Paraná
BR-101 é interditada após asfalto ceder entre os municípios de Itagimirim e Itapebi
Chuvas
Vídeo mostra casa próximo a encosta em risco de desabamento em Wenceslau Chuvas
Ilhéus segue em estado de alerta devido às fortes chuvas e pode atingir 95 milímetros até a próxima sexta-feira (2)
Obrigado por nos credibilizar
Que vergonha prefeitura
Meu Deus, quanta falta de amor ao próximo
cerá qui si fosse a familha do prefeitu tava açim?
Toma sacana, faz o L
kadê os deputado do prefeito?
´´e osso papá
Tem ninguém pra matar esse repórter falando do meu prefeito não?
Melhor acionar o ministério Público
Os vereadores todos sabem disso?
Meu Deus, proteja essa família
porra, e a secretaria de assistencia social não está vendo isso não?
Só depois que acontecer Uma desgraça vai resolver
mais que porra é essa?
Manda pra a recoord, pra a tv bahia, torna isso nível estado e ridiculariza logo esse palhaço desse prefeito. ele deveria trabalhar na boticário pois lá que é lugar de maquiagem
Eu até tinha outra visão de Thiago, mas parece que as pessoas mudam pós política e só agora acredito nisso. pois aí o caso é de humanidade e não político, mas pelo que estou vendo essa família vai ser mais uma vítima