João Leão será candidato ao senado na chapa de ACM Neto, Rui pede paciência ao vice-governador
O vice-governador João Leão (PP) será o senador na chapa liderada por ACM Neto (União), nas eleições desse ano, conforme revelou ao Informe Baiano, nesta terça-feira (08/03), com exclusividade, dois políticos que participam das negociações entre União Brasil e PP, em Brasília. As conversas que sacramentaram o acordo também incluem outros estados, como por exemplo Piauí e Maranhão.
Inicialmente, o União Brasil queria que o candidato ao Senado fosse Cacá Leão, mas a sigla descartou a ideia e indicou João Leão, o que também não foi nenhum empecilho. Com isso, a briga pela vaga de vice-governador aumenta, mas o favorito, nesse momento, seria o deputado federal Marcelo Nilo (sem partido). Correm por fora Félix Mendonça Júnior (PDT) e Márcio Marinho (Republicanos) . Zé Ronaldo (PDT ou UB) e João Gualberto (PSDB) estão praticamente fora da chapa. Ontem a noite os deputados e correligionários do partido mostraram integram apoio a decisão de Bonitão, por meio das redes sociais. Informe Baiano.
Rui se reúne com Leão e pede paciência
O Governador da Bahia, Rui Costa (PT) teve uma reunião com o vice João Leão (PP) na noite da última quarta (9) e pediu que Leão tenha paciência e não tome nenhuma decisão de cabeça quente. O Bonitão ficou furioso após saber, pelo rádio, que não assumiria mais a cadeira de governador da Bahia com a renúncia de Rui, prevista para que ele saísse candidato a Senador nas próximas eleições.
Leão esteve em Brasília no início da semana e surgiu a possibilidade de romper com a base do governo, com quem caminha junto há 14 anos, e se juntar à oposição liderada por ACM Neto (União Brasil).
Leão ficou insatisfeito com a configuração anunciada sem aviso prévio por Jaques Wagner na rádio Metrópole. O senador declarou que Rui Costa fica até o final do governo e que o PT vai escolher entre uma “lista tríplice” o postulante a governador.
As decisões impactaram diretamente o PP. Primeiro que Leão queria assumir o governo por nove meses e já tinha esse pré-acordo estabelecido. Segundo que não é so agrado do partido apoiar Luiz Caetano, Jerônimo Rodrigues ou Moema Gramacho na disputa pelo Palácio de Ondina.
O deputado ainda comentou que o clima dentro do PP não é bom e pouco favorável à manutenção da sigla na base governista. “O clima não está bom, principalmente com os federais, que são mais independente,s que não precisam do Governo do Estado. Houve uma falta de atenção enorme. Leão tem 14 anos de lealdade a eles e foi uma situação chata”, afirmou.
Rui já havia encontrado o pepista no início da semana, quando pediu um “tempo” a ele para tentar equacionar o imbróglio. A ideia do governador é executar os planos A e B, que atualmente envolvem a candidatura de Wagner à cabeça de chapa.
O plano A consiste na chapa dos sonhos. Wagner candidato ao governo, Otto Alencar (ou Otto Filho) postulante a vice e Rui Costa no Senado Federal. O PP, neste cenário, abriria mão da majoritária.
Já o plano B seria Wagner candidato ao governo, Otto no Senado Federal e o deputado federal Ronaldo Carletto indicado do PP a vice. Nesta conjuntura, de forma mais remota, Rui Costa poderia disputar a Câmara Federal para arrumar o partido e puxar votos. Rui deu um prazo até 13 de março (domingo) para definir e anunciar a chapa completa.
Obrigado por nos credibilizar