Usuário do PLANSERV denuncia precariedade no atendimento de Hospital em Jequié, Unidade rebate acusação
“Venho por meio deste, denunciar a forma como usuários do planserv são tratados em Jequié no HOSPITAL SANTA HELENA. Sou usuário do planserv a quase 10 anos, meu filho tem 18 anos de idade e é portador da doença ANEMIA FALCIFORME, ocorre que houve a necessidade de internamento, pois a vários dias está com crises e complicações devido a enfermidade, com dores pelo corpo, pés inchados e perdendo proteínas dos rins, durante os últimos dias esteve DUAS VEZES na unidade hospitalar por conta das dores, sendo atendido, medicado e liberado, pois o hospital parece fazer o possível pra não internar.
Com a agravar da situação, foi necessário recorrer ao tratamento no SUS através do TFD do município e encaminhado a cidade de Itabuna, pois lá existe o CERDOFI (CENTRO DE REFERÊNCIA EM ANEMIA FALCIFORME) lá estando, foi feito um atendimento de excelência, pela médica que o acompanha. A médica solicitou um exame de urina, que foi realizado e constatado alteração nos rins com perda de proteínas e nos orientou a procurar um hospital para que fosse internado, assim foi feito. Estando no hospital a médica que o acompanha por ato de COMPAIXÃO, ligou e pediu pra conversar médico plantonista e explicou a situação recomendando o internamento para que meu filho pudesse passar por um especialista (Nefrologista) só assim, conseguiu o internamento, ate aí tudo bem.
Estando internado começou o descaso, o Apartamento de número 24 no segundo andar do hospital não dispõe de siquer poltronas para o acompanhante, apenas 01 cadeira para cada leito, obrigando o acompanhante a ficar a noite inteira sentado numa cadeira desconfortável, perguntei as funcionarias de plantão, se teria que passar a noite inteira sentado e elas informaram que infelizmente sim, tenho 41 anos, sinto fortes dores na coluna e tive que ficar sentado até não aguentar mais a ponto de ter que forrar o chão frio com lençol e usar a cadeira como travesseiro, próximo ao banheiro, correndo risco de pegar uma doença devido às bactérias que um ambiente como este possui. Meu filho permanece internado e fica aqui a pergunta, pago caro pra ter um plano de saúde, que raramente uso e quando preciso tenho que passar por essa humilhação? Após passar toda essa situação com meu filho, vendo-o sofrer com a doença e lutar pra conseguir internamento e ter que passar por isso tudo ainda?.
Hoje mesmo acionarei a imprensa local e regional e vou relatar esse descaso. EM ANEXO a foto das condições que minha esposa e eu estamos tendo que passar neste hospital, já não bastasse, o hospital não fornece alimentação pra acompanhante se o paciente for maior de idade. Peço providências, é uma falta de respeito para com o usuário, um descaso total, um constrangimento desnecessário
Motivo da Denúncia
* Passar a noite toda sentado numa cadeia desconfortável ou dormindo no chão
* Não fornece Alimentação pra acompanhante se o paciente for maior de idade
Atenciosamente: Servidor público, usuário do convênio revoltado”
Em nota, o Hospital Santa Helena se pronunciou sobre o fato, confira nota na íntegra abaixo:
Nota de Esclarecimento – Hospital Santa Helena
“Em resposta às recentes publicações, gostaríamos de esclarecer alguns pontos sobre a assistência prestada ao paciente mencionado, de 18 anos, atendido em nossa instituição com quadro clínico estável e sem sinais de gravidade.
O paciente em questão possui plano de saúde da operadora Planserv, com acomodação em enfermaria, uma modalidade que, conforme previsto em contrato, não contempla a permanência de acompanhante durante a noite, nem a oferta de alimentação ou acomodação para o acompanhante. Sensibilizados com o pedido feito pela mãe do paciente, e apesar de estarmos com ocupação máxima em nossas instalações, permitimos, em caráter excepcional, a permanência da mesma no hospital, durante a noite ao lado de seu filho. Contudo, foi informado previamente que, por se tratar de situação excepcional, não poderíamos fornecer acomodação ou alimentação para o acompanhante, uma vez que isso não fazia parte da cobertura do plano de saúde e nossas capacidades estavam no limite.
Compreendemos a ansiedade e o delicado momento que muitas famílias enfrentam ao cuidar de seus entes queridos. No entanto, reforçamos que a assistência médica prestada ao paciente foi realizada de maneira integral e de acordo com os protocolos de cuidado e segurança, com a atenção que sempre buscamos oferecer.
Lamentamos qualquer mal-entendido e reiteramos nosso compromisso com o bem-estar de nossos pacientes, estando sempre abertos ao diálogo e ao esclarecimento de dúvidas”.
Atenciosamente,
Hospital Santa Helena
Com certeza é uma nota produzidas pelos advogados, cheia de palavras bonitas, até parece que esse cidadão é o único a reclamar deste hospital. Este convênio aí tem a opção de quarto individual, será que tem quarto individual? Porque o hospital não fala que se internar, algum procedimentos e exames tem que ser pagos no particular?