Rede de alta tensão em contato com vegetação na Rodovia BA-676 coloca a vida de agricultores e moradores em risco
Uma rede de alta tensão no KM 17 da rodovia BA-676; perímetro que compreende o Distrito de Colônia no município de Una a Arataca, tem elevado o risco de interrupções de energia elétrica na região, por está sendo tocada pela vegetação nativa do local.
Vale ressaltar, que além da interrupção no fornecimento de energia, o contato direto das árvores, galhos e cascas arremessadas sobre os condutores podem causar curto-circuito e prejuízos aos consumidores, principalmente aos produtores do agro do meio rural.
A poda e roçada das áreas públicas dentro das faixas de segurança (15 metros de cada lado) são de competência da distribuidora de energia, e o destino correto do material cortado é de responsabilidade das administrações municipais. Já a poda de vegetação em área particular é dever do proprietário. Dessa forma, ao perceber que os galhos estão crescendo muito, o dono do imóvel ou representante deve providenciar a poda preventiva.
Sobre o caso da BA-676, a nossa redação entrou em contato com a Coelba e a mesma informou que enviará uma equipe ao local para avaliar a situação e tomar as devidas providências.
SIGA AS DICAS DE SEGURANÇA:
– A Coelba deve ser informada quando houver corte de árvores de grande porte próximas à rede elétrica.
– Caso um fio arrebente e caia, deve-se considerar a rede energizada, isolar a área e não permitir que ninguém se aproxime. O proprietário também deve pedir auxílio à Coelba pelo telefone 0800 701 0155.
– O cuidado com a operação de máquinas agrícolas também é de extrema importância. Sempre que forem realizados serviços próximos à rede elétrica, deve-se verificar se não há possibilidade de encostar alguma parte móvel da máquina nos fios.
– As queimadas nas proximidades da rede também são definitivamente perigosas, sendo primordial não acontecerem no local. Mesmo que o fogo não chegue perto dos fios, postes ou torres, o calor pode provocar curtos-circuitos.
– O proprietário da área de reflorestamento pode sofrer ações judiciais por descumprimento da lei, podendo ser responsabilizado pelos danos causados a terceiros e à Coelba.