O município de Gongogi alcançou o melhor desempenho da região do Vale Médio do Rio de Contas no Indicador Criança Alfabetizada, divulgado na última sexta-feira, 11 de julho. Segundo os dados, 50% das crianças do município estão alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental, índice que supera com folga a meta municipal de 34,92% estipulada para o ano de 2024.

Apesar de ainda abaixo da meta nacional de 60%, o prefeito Adriano Mendonça (Avante) comemorou o resultado. “Os números nos trouxeram alegria e também a sensação de que o trabalho segue na direção correta. O objetivo é continuar avançando e melhorando os níveis de escrita e leitura de nossos alunos”, afirmou o gestor.

Na contramão do desempenho de Gongogi, o município de Ibirapitanga registrou o pior índice de alfabetização da região, com apenas 22,6% das crianças alfabetizadas, diante de uma meta local de 38,26%. Em seguida aparece Ipiaú, com 25,15%, também abaixo da meta de 40,51%.

O levantamento revelou ainda que a Bahia teve o pior índice entre os estados brasileiros, com apenas 36% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental sendo capazes de ler e escrever textos simples, índice inferior à média nacional.

O Indicador Criança Alfabetizada é uma ferramenta nacional que mede o nível de alfabetização das crianças ao final do segundo ano, e vem sendo utilizado para orientar políticas públicas voltadas à educação básica. (Ubatã Notícias)