Após quatro meses, Bahia tem menos de 40% do público-alvo vacinado contra a gripe
Pouco mais de quatro meses após o início da campanha de vacinação contra a gripe no país, apenas 38% do público foi imunizado na Bahia até o último domingo (20). Os números seguem a mesma tendência nas outras esferas: em Salvador, foram 36,92% de vacinados nos grupos prioritários. Os percentuais não estão muito distantes da média nacional – 44,92% -, mas são ainda menores, de acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde.
Originalmente, o público-alvo da campanha de vacinação é formado por idosos, gestantes e crianças, mas, na segunda quinzena de maio, o Ministério da Saúde ampliou a campanha para toda a população. Ainda assim, tanto a baixa adesão nos grupos prioritários quanto pelo público geral tem deixado órgãos de saúde em alerta.
A Bahia recebeu pouco mais de cinco milhões de doses da vacina e todas já foram enviadas aos 417 municípios do estado, que ficam responsáveis pelas respectivas campanhas locais. No entanto, mesmo com a ampliação para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, apenas 2,6 milhões de doses foram aplicadas. (Correio 24h)