Jequié viveu, nas primeiras horas desta quarta-feira, 24, o encerramento oficial de mais uma grande temporada junina, marcada por intensa participação popular, forte movimentação econômica e uma programação que transformou o município em um dos principais destinos do São João na Bahia, em uma realização da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, que promoveu 11 dias de atividades na Vila Junina, na Praça Rui Barbosa, e seis noites de shows no circuito da Praça da Bandeira, no palco Aroldo Vieira.

A festa, anunciada como o Melhor São João da Bahia, reuniu moradores, turistas, comerciantes, ambulantes, artistas, trabalhadores da cultura, equipes de segurança, saúde, salvamento e servidores municipais em uma grande operação voltada para garantir estrutura, organização e acolhimento ao público, consolidando Jequié como uma cidade que vem se destacando pela capacidade de realizar eventos de grande porte sem perder a identidade nordestina e o vínculo com as tradições populares.

Durante os dias de programação, o público acompanhou uma grade plural, que passeou pelo forró tradicional, arrocha, piseiro, sertanejo, pagode, seresta e outros ritmos que dialogam com diferentes gerações, tendo no palco atrações como Elba Ramalho, João Gomes, Pablo, Léo Santana, Tarcísio do Acordeon, Limão com Mel, Luiz Caldas, Iguinho e Lulinha, Victor & Leo, Unha Pintada, Mari Fernandez, Bruno & Marrone, Adelmário Coelho, Eduardo Costa, Felipe Amorim, Eric Land, Natanzinho Lima, Nattan, Toque Dez, Klessinha, Norberto Curvelo, Jaldo Rodrigues e diversos nomes da música local, que também tiveram espaço dentro da programação.

Na última noite de festa, a Praça da Bandeira começou a receber o público ainda no início da noite, quando o grupo Só o Básico abriu a programação com um repertório animado e preparado para colocar os forrozeiros no clima de despedida, em uma apresentação que ajudou a aquecer o circuito para a sequência de atrações que marcariam o encerramento dos festejos juninos deste ano.

Um dos momentos diferentes da noite foi a interrupção da programação musical para a exibição do jogo da Seleção Brasileira nos telões de LED instalados no circuito, quando milhares de pessoas acompanharam a partida contra a Escócia e comemoraram a vitória do Brasil por 3 a 0, criando uma mistura de festa junina, torcida e celebração popular no coração da cidade.

Logo depois, Klessinha assumiu o palco e encontrou uma Praça da Bandeira já tomada pelo público, conduzindo uma apresentação marcada por romantismo, sofrência e muita interação, com canções conhecidas que foram cantadas em coro pela multidão e mantiveram o ritmo da noite em alta após a comemoração da vitória brasileira.

A banda Filomena Bagaceira se apresentou por volta das 23h e levou ao palco a energia característica dos festejos juninos, apostando em um repertório dançante, com forró e músicas populares que transformaram o circuito em um grande salão a céu aberto, reforçando o clima de confraternização que marcou o encerramento da festa.

Na sequência, Nattan foi uma das atrações mais aguardadas da noite e confirmou a expectativa do público ao comandar um show de grande apelo popular, reunindo sucessos do forró e do piseiro em uma apresentação que movimentou a Praça da Bandeira durante a madrugada e manteve a multidão cantando e dançando até os últimos momentos do evento.

Por causa de uma alteração logística envolvendo o horário de chegada da banda Toque Dez, o cantor Júnior Lopes subiu ao palco por volta das 2h e garantiu a continuidade da programação, segurando o público no circuito até a apresentação final, que teve início por volta das 4h, quando Toque Dez encerrou oficialmente os festejos com um show marcado por arrocha, romantismo e sucessos comandados por Milsinho.

Ao avaliar a edição deste ano, o prefeito Flávio Santana, o Flavinho, destacou o sentimento de gratidão pelo resultado alcançado e ressaltou que o São João de Jequié foi importante não apenas como celebração cultural, mas também como instrumento de geração de renda, aquecimento do comércio e fortalecimento da economia local, envolvendo diretamente diversos setores do município ao longo dos dias de festa.

“Encerramos mais uma edição do Melhor São João da Bahia com o sentimento de gratidão e de dever cumprido! Foram dias de muita alegria, cultura, geração de emprego e renda, movimentando a nossa economia e fortalecendo as nossas tradições.

Quero agradecer aos jequieenses, aos visitantes, a todos os trabalhadores, ambulantes, profissionais da segurança pública e de salvamento, às equipes da Saúde, aos demais servidores envolvidos e a todos que contribuíram para o sucesso dessa grande festa. O São João de Jequié é do povo e seguirá, com as bênçãos de Deus!”, afirmou o prefeito Flavinho.

Com o encerramento da programação, Jequié fecha o ciclo junino de 2026 com balanço positivo e com a imagem fortalecida no calendário de grandes eventos da Bahia, reafirmando o São João como uma das principais manifestações culturais do município e como uma festa que movimenta a cidade, valoriza artistas, atrai visitantes e mantém viva a tradição nordestina.

Fonte: jornalista Mateus Oliver.