WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 













auto posto cachoeirinha



(73) 99158-7750

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: 2/jun/2026 . 18:03

Obras em rodovias da Bahia reduzem tempo de viagem, impulsionam produção agrícola e recebem investimentos de R$ 7,2 bilhões

Os investimentos do Governo da Bahia em infraestrutura rodoviária seguem promovendo mudanças significativas na rotina de moradores e produtores rurais em diferentes regiões do estado, um dos exemplos é a pavimentação dos 75,9 quilômetros da BA-120, entre Monte Santo, Cansanção e Queimadas, obra que já alcançou 63% de execução e tem conclusão prevista para janeiro de 2027, com aporte de R$ 80,8 milhões, beneficiando diretamente trabalhadores, profissionais da saúde e moradores que dependem diariamente da rodovia para deslocamentos e acesso a serviços essenciais.

A médica neuropediatra Mayra Batista, de 45 anos, moradora de Monte Santo, afirma que a obra vem proporcionando mais qualidade de vida e mais tempo ao lado do filho Breno, de 10 anos, já que precisa percorrer diariamente a rodovia para realizar atendimentos em municípios como Itiúba, Cansanção, Nordestina, Santaluz e Feira de Santana, segundo ela, o trajeto entre Monte Santo e Nordestina, que anteriormente exigia cerca de duas horas de viagem, passou a ser realizado em aproximadamente uma hora, além de reduzir significativamente os custos com manutenção do veículo utilizado nos deslocamentos profissionais.

As intervenções fazem parte de um conjunto de investimentos que totalizam R$ 7,2 bilhões destinados pelo Governo do Estado desde janeiro de 2023 para obras concluídas, em andamento e programadas de recuperação, implantação e pavimentação de rodovias em uma extensão superior a 8,1 mil quilômetros, incluindo acessos a distritos e povoados, ações do programa Bahia em Movimento e projetos vinculados ao Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária, ampliando a integração regional e fortalecendo a economia em diversos territórios baianos.

Outra obra considerada estratégica é a pavimentação da BA-225, ligando o distrito de Mirorós, em Ibipeba, ao município de Gentio do Ouro, na região de Irecê, intervenção que deverá ser concluída ainda neste mês de junho e recebeu investimento de R$ 51,9 milhões, contribuindo diretamente para melhorar o escoamento da produção agrícola e garantir mais segurança para produtores rurais que dependem da rodovia para transportar mercadorias aos centros consumidores.

O agricultor Ivanilton Leonardo dos Santos, de 51 anos, relata que as melhorias já permitiram ampliar consideravelmente a capacidade de transporte da produção de banana cultivada em sua propriedade em Mirorós, uma vez que anteriormente as condições precárias da estrada limitavam o transporte a meia tonelada ou menos por viagem, enquanto atualmente já é possível deslocar até 16 toneladas para municípios como Salvador, Feira de Santana e Irecê, fortalecendo a atividade agrícola local e aumentando a renda dos produtores da região.

De acordo com Ivanilton, havia períodos em que moradores e trabalhadores rurais permaneciam até três dias sem conseguir trafegar pelo trecho devido às dificuldades de acesso, realidade que começou a mudar com a pavimentação da rodovia, reduzindo o tempo de deslocamento entre Mirorós e Gentio do Ouro de cerca de duas horas para aproximadamente 40 minutos, cenário que também estimula o agricultor a retomar o cultivo de feijão e milho após a conclusão definitiva da obra.

Dados da Secretaria de Infraestrutura apontam que entre os anos de 2023 e 2025 a Bahia recebeu mais de 1,8 mil quilômetros de novas rodovias asfaltadas, fazendo com que a malha rodoviária estadual pavimentada sob responsabilidade da pasta alcance aproximadamente 15 mil quilômetros, segundo o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, as ações têm como objetivo principal transformar a vida da população por meio da melhoria da mobilidade, do fortalecimento do escoamento da produção agrícola, do incentivo à implantação de parques eólicos e solares, do transporte de minérios e da atração de novos investimentos e turistas para diversas regiões do estado.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Homem acusado de perseguir ex-companheiras e usar pitbull para atacar vítimas é preso em Vitória da Conquista

Um homem de 37 anos, identificado como Alex Pereira Santos, foi preso na segunda-feira (1º) no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, após ser localizado por equipes da Polícia Civil durante uma operação de cumprimento de mandado de prisão preventiva, o suspeito integrava o Baralho Lilás da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ferramenta que reúne informações sobre foragidos investigados por crimes relacionados à violência contra a mulher.

De acordo com as investigações, Alex Pereira Santos é suspeito de praticar uma série de crimes contra duas ex-companheiras e uma ex-sogra, entre eles perseguição, conhecida como stalking, divulgação de imagens íntimas sem consentimento, descumprimento de medida protetiva, lesão corporal e ameaças, sendo que uma das ex-companheiras relatou sucessivos episódios de violência física e psicológica durante o relacionamento, enquanto a ex-sogra também registrou ocorrência por ameaças atribuídas ao investigado.

Segundo informações divulgadas pela SSP-BA, uma das condutas mais graves atribuídas ao suspeito consistia em utilizar um cachorro da raça pitbull para atacar as vítimas após episódios de agressão, fato que passou a integrar o conjunto de provas reunidas durante a investigação conduzida pela Polícia Civil e que contribuiu para o avanço das medidas judiciais adotadas no caso.

Ainda conforme a polícia, o homem tentou fugir ao perceber a aproximação das equipes durante as diligências realizadas no bairro Patagônia, porém foi alcançado e detido pelos agentes responsáveis pela operação.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Vitória da Conquista e cumprido por equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), com apoio da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste), do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste) e do Núcleo Territorial de Inteligência, após a captura, Alex Pereira Santos foi encaminhado para a unidade policial, onde permanece custodiado à disposição da Justiça.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Suspeito de homicídio ocorrido em São Félix é preso durante operação policial em Cachoeira

Um homem de 24 anos foi preso na manhã desta terça-feira (2), no bairro Três Riachos, no município de Cachoeira, suspeito de participação no homicídio de Vinicius da Silva Romais, também de 24 anos, crime ocorrido no dia 12 de março deste ano nas proximidades da Ponte Dom Pedro II, em São Félix.

De acordo com as investigações conduzidas pela Polícia Civil, homens que estavam em um veículo de cor branca se aproximaram da vítima e efetuaram diversos disparos de arma de fogo, provocando sua morte no local, circunstâncias que passaram a ser apuradas pelas autoridades desde a data do crime.

O mandado de prisão temporária foi expedido pela Vara de Jurisdição Plena de São Félix e cumprido por equipes da Delegacia Territorial de São Félix, com apoio da Polícia Militar da Bahia por meio da 85ª Companhia Independente da Polícia Militar (85ª CIPM), sediada em Cachoeira.

Após ser localizado e detido, o suspeito foi encaminhado para a unidade policial responsável pelo caso, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, permanecendo à disposição do Poder Judiciário enquanto as investigações prosseguem.

A Polícia Civil informou que os trabalhos continuam com o objetivo de esclarecer todas as circunstâncias do homicídio, além de identificar e responsabilizar outros possíveis envolvidos na ação criminosa.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Operação do MPBA mira policiais militares investigados por homicídio e fraude processual em Brumado

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) deflagrou nesta terça-feira (2) a operação “Trama Arquitetada”, que tem como alvo três policiais militares investigados pela morte de Olimpio Michael Lopes de Oliveira, ocorrida em 1º de setembro de 2024, no povoado de Campo Seco, zona rural de Brumado, caso que é apurado sob suspeita dos crimes de homicídio qualificado e fraude processual.

As investigações são conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), órgão do MPBA que identificou indícios da participação dos agentes nos fatos investigados, incluindo possíveis ações destinadas a alterar ou ocultar elementos relacionados à ocorrência que resultou na morte da vítima.

Na manhã desta terça-feira, mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Brumado e Vitória da Conquista, em uma ação conjunta que envolve também o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a Força Correcional Especial Integrada da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (Force/SSP) e a Corregedoria da Polícia Militar da Bahia, com o objetivo de reunir novas provas e aprofundar a apuração do caso.

Até o momento, o Ministério Público não divulgou detalhes sobre os materiais apreendidos durante a operação nem informou se outras medidas judiciais foram adotadas contra os investigados, enquanto o procedimento segue em andamento para o esclarecimento completo dos fatos.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Jovem é retirado de dentro de casa e morto a tiros em Jequié

Moradores do Residencial Mandacaru 1, em Jequié, viveram momentos de tensão durante a madrugada desta terça-feira, após um grupo de homens armados invadir uma residência e executar um jovem de 21 anos.

De acordo com informações levantadas pelas autoridades, os criminosos chegaram ao imóvel por volta das 4h20 e renderam os ocupantes da casa.

O alvo da ação foi um rapaz identificado pelas iniciais C.V.D., que acabou sendo levado à força pelos invasores.

Poucos minutos depois, disparos de arma de fogo foram ouvidos nas proximidades e o jovem foi encontrado sem vida em uma área próxima à residência.

As marcas dos tiros, concentradas principalmente na região da cabeça, indicam que a vítima não teve qualquer chance de defesa.

No local do crime, peritos recolheram cápsulas de diferentes calibres, incluindo munições compatíveis com fuzil e pistola, levando todo o material ao DPT para ser analisado e poderá auxiliar nas investigações.

Guarnições da Polícia Militar preservaram a cena do homicídio até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pelo levantamento cadavérico e pela remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML).

Até o momento, ninguém foi preso e a Polícia Civil já iniciou as investigações para identificar os autores e esclarecer as circunstâncias que levaram ao assassinato.

Flipiaú 2026 transforma Ipiaú em palco da literatura, cultura e memória entre os dias 17 e 19 de junho

A cidade de Ipiaú sediará entre os dias 17 e 19 de junho a 2ª edição da Festa Literária de Ipiaú (Flipiaú), evento gratuito que reunirá escritores, artistas, educadores, estudantes e leitores em uma ampla programação voltada para a valorização da literatura, da oralidade e das diversas formas de preservação da memória, tendo como sede o Mercado da Economia Criativa Cleraldo Andrade, espaço recentemente reformado com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Ipiaú, parceira da iniciativa.

Com o tema “Um Rio de Memórias”, a Flipiaú propõe uma reflexão sobre a identidade cultural do município, cujo nome tem origem na língua tupi e significa “Rio Novo”, referência que inspira o conceito do evento ao associar as águas dos rios ao encontro de histórias, saberes, experiências e pessoas, promovendo durante três dias mesas de debate, oficinas, lançamentos de livros, atividades infantojuvenis e apresentações culturais.

A programação contempla discussões sobre oralidade, patrimônio, território, juventude, ancestralidade e apagamento social, reunindo nomes de destaque da literatura, das artes e da produção cultural brasileira, entre eles Ruy Póvoas, Alba Darabi, Lívia Natália, Rita Santana, Silvana Carvalho, Bell Puã, Má Reputação, Emília Nuñez, Brisa Aziz, Olinda Tupinambá, Ane Pataxó, Kelner Atikun-Pankará, Hawk, Murilo Araújo e José Américo Castro.

As oficinas também terão papel de destaque na programação, abrangendo diferentes linguagens artísticas e culturais como contação de histórias, poesia, bordado, preservação de discos de vinil e confecção de máscaras, sendo conduzidas por convidados como Henrique Filho, Chrys Santos, Paulinho Barbosa, Clícia Santos e Fagner Alves.

O espaço infantojuvenil contará com ações desenvolvidas pela Fundação Pedro Calmon, incluindo atividades de leitura, contação de histórias e o projeto “Leve e Leia”, além da participação do Robozão, resultado de uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), fortalecendo o incentivo à formação de novos leitores por meio de atividades educativas e interativas.

Além das atrações literárias, a festa contará com feira de artesanato, praça de alimentação e apresentações artísticas envolvendo música, teatro, dança, circo, cultura popular e stand up, tendo entre os nomes confirmados Negro Freeza, Boi Estrela e o Coletivo Nós no Mundo.

A organização destaca que a Flipiaú busca ampliar o acesso à literatura e fortalecer o diálogo entre diferentes gerações das comunidades do Médio Rio de Contas, consolidando-se como um espaço de encontro, valorização cultural e democratização do conhecimento, sendo que a programação completa deverá ser divulgada nos próximos dias nos canais oficiais do evento.

A 2ª Festa Literária de Ipiaú é realizada pela Voo Audiovisual, Sangue Novo e Casa da Cultura de Ipiaú, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipiaú, contando ainda com apoio do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria do Turismo da Bahia, Programa Bahia Literária, Secretaria de Cultura da Bahia, Secretaria da Educação da Bahia, Fundação Pedro Calmon e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), através da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia