WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 







auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

maio 2022
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


:: 3/maio/2022 . 17:58

Ônibus escolar falta freio e por pouco não causa tragédia em Piraí do Norte

 Na tarde desta terça-feira (03) mais um dos casos de desatenção do poder público municipal foi registrado por populares da região da Cachoeira Alta.

 O relato de testemunhas afirma que por pouco uma tragédia não aconteceu quando um veículo escolar (ônibus) com mais de vinte alunos a bordo faltou freio na estrada que liga a zona rural da Cachoeira Alta para a sede do município de Piraí do Norte.

 Não é a primeira vez que a nossa redação recebe informações de descaso envolvendo a educação do município; em 08 de março deste ano a nossa reportagem levou ao ar uma matéria sobre A realidade da educação no município de Piraí do Norte naquela época, relatando que estava indo de mal a pior desde que o atual prefeito Ulisses Veiga (PP)) assumiu a prefeitura.

 Na época nossa reportagem teve acesso a locais com estruturas totalmente deterioradas como escolas sem reformas, paredes sem pintar, sujeiras, escolas com matos no pátio, telhados molhando com pingueiras, cadeiras quebradas e etc, o que não mudou muito até o momento de acordo com a sociedade.

 O caso desta Terça Feira foi registrado em vídeo, confira:

Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter

Obrigado por nos credibilizar

Balanço parcial aponta que Bahia terá 476 mil eleitores a menos nas eleições de 2022

 Se a eleição deste hoje, a Bahia teria 476.494 eram aptos a menos que na eleição de 2020. Naquele ano, 10.893.320. Este ano, até eram abril, 10.416.826 títulos registrados, uma queda de 4,4%. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Os baianos até esta quarta-feira (4) têm até esta quarta-feira, atualizar e regularizar o título de eleitor e, assim, poderem votar nas eleições deste ano.


Com os números de abril, a Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Vale sobressair que, se comparado com as eleições de 2018, a para presidente, houve um aumento de 0,23% no número de títulos (era 10.393.166 em outubro, mês das projetos). Historicamente, é nos anos de municipalidade que o TRE registra mais títulos.

Para o Secretário de Planejamento, Estratégia e Eleições do TRE-BA, Victor Xavier, a queda em relação a 2020 pode ser explicada pela pandemia. Naquele ano, existiam mais aptos a devoto, mas muita gente deixou de ir às urnas por causa da covid-19. Na Bahia, a abstenção foi de 20%. Em Salvador de 26,46% das últimas duas décadas, considerando apenas as mais modernas.

A faixa etária mais perdida é superior a 79 anos, com 45% de queda. Para os cidadãos a partir de 70 anos, o voto não é obrigatório. A segunda queda está na faixa de 25 a 34 anos: 8% a menos, de 2.281.184, em 2020, para 2.100.752, em 2022. Confira no final da reportagem os percentuais de todas as faixas etárias.



Victor Xavier acrescenta na justificação da queda o desencanto da população pela política e pelo processo eleitoral. “Imaginamos que as pessoas se desencantam com o processo político, perdem a vontade de se manifestar nas urnas. Mas defendemos que esse não é o caminho. O caminho correto para um país que quer ser democrático é a participação popular, o comparacimento às urnas”, coloca.

Na contramão do número geral de idade aptos a votante, a faixa de 16 a 17 anos, que não é obrigada a seguir às idades, cresceu. De novembro de 2020 (mês das 222) início de 20 de abril, o crescimento foi discreto, de 0,4%, de 122.279 para 12.744. Mas, se considerados os dados de outubro de 20188 (quando foram conhecidos como mais recentes é de 1,3%), o aumento é de 1,3%.

Outro número de novos títulos 2, positivo de janeiro a 2002, dado positivo de janeiro a 2002, que é mais elevado de idade, a 2,7144, a 120%. Mas, segundo o IBGE de 2019 (os mais recentes para estimativa populacional), os jovens entre 16 a 17 anos com título de eleitor ainda só 25% do total de baianos nessa faixa etária (488 mil).

O aumento é resultado da intensa campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de celebridades através das redes sociais. Uma das foi a Voto Importa , Seu pela organização da organização global Girl Up, a Organização à Organização de Gênero e associada à Organização das Nações Unidas.
Obrigado por nos credibilizar

Jornalista demitido da TV Bahia acusado de furto é contratado pela TV Itapoan

O jornalista Hildázio Santana, que atuava como coordenador de esportes da TV Bahia, e foi demitido do cargo após ser acusado de furto, compartilhou seu primeiro dia de trabalho na TV Itapoan, afiliada da TV Record na Bahia. Nesta terça-feira (3), Hildázio publicou um vídeo em seu perfil no Instagram no momento em que chegava na TV Itapoan. “Vamos lá meu povo mais um dia de trabalho. Na verdade, é o primeiro dia, né?”, disse o jornalista. Na época da sua demissão, o jornalista revelou em entrevista ao Bahia Notícias NO AR que entrou com uma representação no Ministério Público por racismo contra Eurico Meira, diretor de jornalismo da emissora, além de uma ação por calúnia e difamação. Eurico Meira, não compareceu à audiência de conciliação do processo

Obrigado por nos credibilizar

Crimes Contra a Vida têm redução de 21% em abril, segundo SSP

 Homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, classificados como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) tiveram uma redução 21% no mês de abril, quando comparado ao mesmo período de 2021, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta terça-feira (3). Ainda de acordo com a pasta, 113 vidas foram preservadas este mês.


 Já no período de 1º de janeiro a 30 de abril, o decréscimo foi de 12,5%, totalizando 250 ocorrências a menos que o mesmo período do ano anterior.

 Em abril, o destaque ficou para a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Atlântico, que alcançou uma queda de 43,3%, seguida pelas Risps Oeste (40,9%), Baía de Todos os Santos (28,3%) e Sudoeste (21,1%).

 “Esse é um resultado dos esforços de todas as forças de segurança. Nosso objetivo é a preservação da vida dos baianos e ampliação, cada vez mais, da sensação de segurança para a população”, reafirmou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

 Com os índices de abril, a Bahia alcança o sétimo mês de redução nos registros de mortes violentas.
Obrigado por nos credibilizar

Bahia registra 104 mortes por intervenção policial em dois meses, aponta levantamento

 Um levantamento feito pelo Ideas Assessoria Popular revelou que, entre janeiro e fevereiro de 2022, 104 pessoas foram mortas durante intervenções policiais na Bahia. Os dados coletados se referem aos municípios de Salvador, da Região Metropolitana e as cidades com mais de 100 mil habitantes.


 Segundo levantamento, Salvador somou 38,5% das mortes contabilizadas. Foram, ao todo, 40 óbitos causadas por intervenção policial na cidade. A Região Metropolitana foi palco de 55 mortes. Já Vitória da Conquista e Feira de Santana registraram respectivamente 15 (14,4%) e 10 mortes (9,6%) entre janeiro e fevereiro de 2022.

 Do total de óbitos por intervenção polical, 103 foram de pessoas do sexo masculino e 1 de uma criança do sexo feminino, de 11 anos.

 O levantamento foi realizado através de uma apanhado de notícias disponíveis em veículos de comunicação. A Ideas Assessoria Popular reconhece que os dados divulgados ainda não dão conta da totalidade dos números das mortes por intervenção policial nas cidades apuradas.

 “Trata-se de uma tentativa de compreender a dinâmica da violência policial no estado, através de uma metodologia possível à sociedade civil. A SSP-BA possui a tecnologia para o processamento dessas informações com mais robustez, contudo tem se negado/omitido a disponibilizá-las”, afirma organização no levantamento.
Obrigado por nos credibilizar

Mesmo com abate suspenso por Justiça Federal, Bahia segue exportando jumentos para China

 O abate de jumentos no Brasil para exportação à China está suspenso pela Justiça Federal desde o dia 3 de fevereiro. Porém, três meses após a decisão, três figoríficos baianos continuam ativos.


 Em Amargosa, no Frinordeste, frigorífico que mais abate a espécie no Brasil, cerca de 14,4 mil animais foram mortos depois da proibição – o cálculo foi feito pela BBC News Brasil, levando em conta a média mensal de 4,8 mil jumentos abatidos no local antes da decisão, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 O couro do jumento é exportado para a produção do ejiao, um produto da medicina alternativa que movimenta bilhões de dólares na China. Estudos apontam que o abate realizado apenas pelo Frinordeste pode ter gerado cerca de R$ 142 milhões nos últimos três meses.

 Para retirar o couro do jumento, os animais são recolhidos da caatinga e de zonas rurais do Nordeste em grande escala, sem que haja uma cadeia de produção que renove o rebanho, como ocorre com o gado. Por isso, há o temor de que a população de jumentos possa entrar em extinção nos próximos anos na região, caso a larga exportação se mantenha.
Obrigado por nos credibilizar

Penúltimo dia para regularização do título é marcado por longas filas em Salvador e interior da Bahia

 Esta terça-feira (3) é o penúltimo dia para regularização do título de eleitor. Na Bahia, os atendimentos presenciais são marcados por longas filas em Salvador e no interior do estado. O prazo, que é o mesmo para fazer a primeira via do documento, encerra na quarta-feira (4).


 O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está com esquema de plantão na sede do órgão, que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital. Por causa extensa fila, o atendimento começou 40 minutos antes do previsto.

 O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) também está com mutirão na capital e na região metropolitana. Para facilitar a vida do eleitor, os cartórios eleitorais retomaram o atendimento por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.

 A procura para a regularização do título de eleitor também tem alta demanda em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, e em Itabuna, no sul da Bahia.

 Em Feira de Santana, segunda maior cidade e colégio eleitoral do estado, o fluxo de eleitores à procura dos cartórios cresceu ainda na última sexta-feira (29) e se intensificou na segunda-feira (2). Por lá, também há filas extensas para atendimentos.

 Já em Itabuna, o movimento nos cartórios eleitorais chegou a ser interrompido temporariamente, por causa de uma instabilidade no sistema, durante a segunda. Os atendimentos já estão regularizados e seguem sendo feitos nesta terça.
 A situação eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos preocupa o TRE, porque 88,78% deles ainda não tiraram o título, e não poderão participar das eleições deste ano, que serão em 2 de outubro, se não fizerem o documento.
 Neste ano, o estado tem 488 mil jovens habilitados a emitirem o título. Até a segunda-feira (2), no entanto, apenas 54.754 deles possuem o documento, um percentual de 11,22% do total. Este é o menor índice registrado pelo TRE desde 2004.
 Assim como a regularização do título, a emissão do documento pode ser feita pela internet, por atendimento presencial nos cartórios, ou pelo serviço itinerante.
O Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (Nave) pode ser acessado pelo site do TRE-BA, pelo telegram (@maiatrebot) e pela central telefônica (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
 O caminhão de atendimento itinerante do projeto “TRE em Todo Lugar” continua percorrendo o interior do estado até a próxima quarta. Nos próximos dias, o veículo está nos municípios baianos de Santo Amaro, Inhambupe e Ubaíra. Os eleitores desses municípios poderão ser atendidos das 8h às 19 horas.
 Em Santo Amaro, o caminhão ficará estacionado na Praça da Purificação. Em Inhambupe, o serviço ocorrerá em frente à Escola Luiz Coelho. Já em Ubaíra, o atendimento será na Praça dos Três Poderes, localizada no Centro.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Obrigado por nos credibilizar

Policiais militares são presos durante operação contra sequestros na BA

 Dois policiais militares e um outro homem foram presos, nesta terça-feira (3), durante uma operação para combater sequestros e outros crimes relacionados, como extorsão e homicídios. As prisões aconteceram em Salvador, nos bairros do São Caetano e no Bonfim.


 Outros mandados são cumpridos em Camaçari, na região metropolitana. Batizada de “Operação Só Rasteira”, a ação também apreendeu uma pistola com munições e três carregadores, uma espingarda de ar comprimido, uniformes militares, um brasão falso da Justiça, uma balaclava – tipo de touca que cobre todo o rosto.

 Além disso, maquinetas de cartão, aparelhos celulares e documentos com indicativos de fraude também foram encontrados. A Polícia Civil detalhou que sete mandados de prisão, busca e apreensão ainda são cumpridos.

 A operação é parte de investigações da Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), e conta com mais de 60 agentes .
Obrigado por nos credibilizar

Carro com dois ocupantes capota na BR-330, entre Ipiaú e Barra do Rocha

 Um veiculo de passeio, ocupado pelo condutor e um passageiro, capotou em uma ribanceira às margens da BR-330, na manhã dessa terça-feira (3), no trecho próximo a Fazenda Maia e o sítio dos Ciganos, entre Ipiaú e Barra do Rocha. O carro seguia sentido Ubatã quando ocorreu o acidente que teria sido provocado após o motorista desviar de um animal de pequeno porte. O carro saiu da pista e capotou na ribanceira. Os ocupantes são moradores da cidade de Ubatã. Ninguém ficou ferido. O veículo era conduzido por um pastor conhecido pelo prenome de André. (Giro Ipiaú)

Obrigado por nos credibilizar

Ipiaú:Carreta carregada de combustível tomba na Curva do Engenho.

 Uma carreta transportando combustível tomou na Curva do Engenho, BR-330, Ipiaú sentido Jitaúna. O acidente foi registrado por volta das 10h45 dessa terça-feira (03). O combustível, provavelmente óleo diesel e etanol, está escorrendo pela pista elevando um risco de explosão.


 A Polícia Militar isolou a área e organiza o trânsito. Populares contaram que o motorista teria ficado preso às ferragens, no entanto, profissionais do Samu e policiais não encontraram o condutor no local.

 Ele foi socorrido por populares para o Hospital Geral de Ipiaú, onde recebeu os primeiros atendimentos e apresentava escoriações no rosto. A causa do acidente não foi esclarecida. Agentes da PRF e o Corpo de Bombeiros já foram acionados. 
(Giro Ipiaú)
Obrigado por nos credibilizar

“ser político e não for pra mudar a vida das pessoas, não vale apena” Diz Pré candidato a deputado estadual Silva Neto

 Na manhã desta terça-feira (03) o pré-candidato a prefeito de Araci-Ba esteve em entrevista na rádio Aramari-Fm e destacou seu trabalho como prefeito Araciense por dois mandatos, Vice presidente da UPB e o conhecimento que adquiriu em visitas a municípios no estado da Bahia durante esse pleito como principal objetivo para se tornar um representante na assembléia legislativa do estado da Bahia.


 Sobre as expectativas de eleição, o pré candidato disse durante a entrevista que o primeiro passo para se destacar na política é a parceria e que acredita que todo processo eleitoral que ocorre em todas as esferas deve está preparado para surpresas e novidades, mas que pretende colocar sua experiência política para beneficiar a população e acredita, que tem feito um trabalho que se pode estimar um bom resultado.

 Segundo Silva Neto, Mais de 100 municípios divididos por todas as regiões do estado já foram visitados e tem buscado entender a demanda de cada um destes e a bandeira da educação, desenvolvimento econômico, Saúde e geração de empregos é o que pretende fazer com a experiência que acumulou ao longo dos anos de vida pública.

 “Se for pra ser político e não for pra mudar a vida das pessoas para melhor, não vale apena está dentro dela” Disse.

Em Aramari, apoiado pelo Ex-Candidato a prefeito Arilson e por Pitu; o Ex-Prefeito informou que estará visitando nos próximos dias Vitória da conquista, Itambé e região nos próximos dias.

 Silva Neto relata que está se reunindo com as associações comunitárias para entender como organizar e centralizar forças de moradores de comunidades para representar, de maneira mais eficaz, interesses comuns da sociedade as esferas estaduais e federais, entendendo que a associação também ajuda a unir os próprios moradores na busca por melhorias. Dando destaque ao poder jurídico que ela pode ter. “É possível, por exemplo, entrar com processos em favor da comunidade em nome da associação. Desse modo, existem mais chances de sucesso do que uma pessoa teria individualmente” enfatizou.
Obrigado por nos credibilizar



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia