WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 













auto posto cachoeirinha



(73) 99158-7750

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Brasil’

Lula sanciona lei que garante renovação automática da CNH para motoristas sem infrações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que autoriza a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados bons condutores, a medida beneficia cidadãos que não tenham cometido infrações de trânsito sujeitas à pontuação nos últimos 12 meses e integra um conjunto de ações voltadas à valorização dos condutores que mantêm histórico regular no trânsito brasileiro.

A nova legislação teve origem na Medida Provisória 1327/25, editada pelo governo federal em dezembro do ano passado e posteriormente aprovada pelo Congresso Nacional, com a sanção presidencial, motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNP) poderão ter acesso à renovação automática da habilitação sem a cobrança de taxas relacionadas ao processo administrativo de renovação.

Apesar da gratuidade prevista na nova regra, os exames de aptidão física e mental continuam obrigatórios para a renovação da CNH, conforme determina a legislação de trânsito brasileira, os procedimentos deverão ser realizados exclusivamente por médicos especialistas em medicina do tráfego e psicólogos especializados em psicologia do trânsito, mantendo os critérios de segurança exigidos para a condução de veículos.

Outro ponto estabelecido pela lei é a definição de regras para os valores cobrados nos exames médicos e psicológicos, que passarão a ter preços tabelados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além disso, os valores serão reajustados anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mecanismo utilizado para acompanhar a inflação oficial do país.

Segundo informações divulgadas pelo Palácio do Planalto, cerca de dois milhões de motoristas já foram beneficiados pelas medidas relacionadas à renovação automática da habilitação, enquanto dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam que a população já economizou aproximadamente R$ 854,8 milhões com a simplificação dos procedimentos e redução dos custos envolvidos no processo.

A expectativa do governo federal é que a medida contribua para ampliar a adesão ao Registro Nacional Positivo de Condutores, estimulando o respeito às normas de trânsito e premiando motoristas que mantêm comportamento responsável ao volante, ao mesmo tempo em que reduz custos e burocracias para milhões de brasileiros.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Governo Federal prorroga descontos no querosene de aviação e biodiesel até o fim de julho

O governo federal prorrogou por mais dois meses os benefícios fiscais concedidos à importação e à comercialização de biodiesel e querosene de aviação, medida oficializada por meio do Decreto nº 12.991, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29), estendendo até o dia 31 de julho os descontos tributários que perderiam a validade neste domingo (31), sendo o ato assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, mantendo em vigor os mesmos coeficientes de redução já aplicados atualmente e garantindo tributação praticamente zerada sobre o querosene de aviação e integralmente zerada sobre o biodiesel.

Na prática, o desconto concedido ao querosene de aviação continua equivalente a 99,99% do valor dos tributos federais que incidiriam sobre o combustível, enquanto o biodiesel seguirá com isenção total das contribuições até pelo menos o final de julho, medida que o governo considera necessária para reduzir os impactos do aumento dos preços internacionais dos combustíveis e das tensões geopolíticas que vêm pressionando os custos do setor de transportes, evitando que as despesas operacionais sejam repassadas diretamente aos consumidores.

No caso da aviação comercial, o querosene representa atualmente uma das maiores despesas das companhias aéreas brasileiras, respondendo por cerca de 45% dos custos operacionais do setor, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), cenário que tem provocado revisões nas malhas aéreas e redução da oferta de voos em diversas regiões do país, especialmente após a disparada do preço do combustível, que saltou de R$ 3,30 para R$ 6,65 por litro desde fevereiro, conforme dados apresentados durante audiência pública realizada na Câmara dos Deputados.

De acordo com projeções do setor aéreo, a redução das operações já poderá ser percebida nos próximos meses, com estimativa de 93 voos a menos por dia em maio e 121 voos diários a menos em junho, situação que preocupa empresários, governos estaduais e representantes do turismo devido aos impactos econômicos e sociais decorrentes da diminuição da conectividade aérea, enquanto o governo federal acompanha a evolução do mercado internacional para avaliar a necessidade de novas medidas destinadas a preservar a competitividade do setor e garantir maior estabilidade nos preços ao consumidor.

SUS adotará novo exame para rastreamento do câncer colorretal e amplia prevenção no país

O Ministério da Saúde anunciou que o Sistema Único de Saúde passará a adotar um novo protocolo nacional para o rastreamento do câncer colorretal, com a implementação do Teste Imunoquímico Fecal (FIT) como exame de referência para homens e mulheres assintomáticos entre 50 e 75 anos.

O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha durante agenda internacional em Lyon, na França, e representa uma mudança importante na estratégia de prevenção e diagnóstico precoce da doença no Brasil.

De acordo com o ministério, a medida tem potencial para ampliar o acesso de mais de 40 milhões de brasileiros ao rastreamento, fortalecendo a detecção precoce de um dos tipos de câncer mais comuns no país, o câncer colorretal ocupa atualmente a segunda posição em incidência no Brasil, desconsiderando os tumores de pele não melanoma.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que cerca de 53,8 mil novos casos devem ser registrados anualmente entre 2026 e 2028, reforçando a necessidade de políticas públicas voltadas à prevenção e diagnóstico precoce.

O Teste Imunoquímico Fecal é realizado a partir da análise de fezes e permite identificar pequenas quantidades de sangue oculto, invisíveis a olho nu, que podem indicar a presença de pólipos, lesões pré-cancerígenas ou até câncer no intestino, ao contrário dos métodos antigos, o exame utiliza anticorpos específicos para detectar sangue humano, o que aumenta significativamente a precisão dos resultados.

O procedimento é simples e pode ser feito em casa, o paciente recebe um kit para coleta, retira uma pequena amostra com o auxílio de uma haste e a deposita em um tubo coletor, que posteriormente é encaminhado para análise laboratorial.

Entre as vantagens do novo exame estão a dispensa de preparo intestinal, a ausência de dieta restritiva antes da coleta e a necessidade de apenas uma amostra, além de ser menos invasivo, fatores que tendem a aumentar a adesão da população ao rastreamento.

Segundo o Ministério da Saúde, o teste apresenta sensibilidade entre 85% e 92% para identificar possíveis alterações, tornando-se uma ferramenta eficiente para ampliar a prevenção e reduzir a mortalidade associada ao câncer colorretal no país.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver.

Governo simplifica recuperação de conta do Gov.br; confira mudança

O governo federal anunciou mudanças no processo de recuperação de contas da plataforma Gov.br, com o objetivo de facilitar o acesso, especialmente para usuários que perderam ou trocaram de celular.

A principal novidade é a possibilidade de cadastrar um e-mail exclusivo para recuperação da conta, o que deve tornar o processo mais ágil, reduzindo o tempo de espera que antes podia chegar a até três dias, no entanto, a funcionalidade só estará disponível para quem ativar a verificação em duas etapas, também conhecida como autenticação de dois fatores.

Com esse sistema de segurança, o acesso à conta passa a exigir não apenas a senha, mas também um segundo fator de autenticação, que pode ser gerado por aplicativo específico ou enviado como notificação para um dispositivo confiável, garantindo mais proteção contra acessos indevidos.

Outra alternativa para recuperação mais rápida é o uso da Carteira de Identidade Nacional, desde que o aplicativo esteja atualizado e o usuário tenha o documento físico em mãos, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Com as mudanças, os usuários passam a contar com dois e-mails distintos: um principal, utilizado para comunicação e redefinição de senha, e outro específico para a verificação em duas etapas e recuperação de acesso, trazendo mais flexibilidade e segurança ao sistema.

Para recuperar a conta, o usuário deverá acessar a opção de dificuldade na geração do código durante a verificação em duas etapas, seguir as instruções, realizar o reconhecimento facial e confirmar um código enviado para o e-mail de recuperação.

A plataforma Gov.br concentra diversos serviços digitais, como acesso ao INSS, Receita Federal, carteira de trabalho e CNH digital, permitindo que muitos atendimentos sejam realizados de forma online, sem a necessidade de deslocamento até órgãos públicos.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Congresso analisa vetos de Lula à LDO de 2026 com impacto direto no cenário eleitoral

O Congresso Nacional deve analisar nesta quinta-feira (22) os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, em uma sessão que pode influenciar diretamente regras e práticas no período eleitoral, dos 44 pontos barrados pelo Executivo, apenas quatro devem ser apreciados inicialmente, incluindo trechos considerados sensíveis do ponto de vista jurídico e político

Entre os principais vetos está o dispositivo que permitiria ao poder público realizar doações de bens, dinheiro ou benefícios a estados e municípios mesmo durante o período eleitoral, desde que houvesse alguma contrapartida, a proposta havia sido aprovada pelo Congresso no fim de 2025, mas contraria regras da legislação eleitoral, que proíbem esse tipo de transferência para evitar o uso da máquina pública em benefício de candidatos

O governo federal vetou a medida sob o argumento de inconstitucionalidade, apontando que a LDO, por ser uma lei temporária, não pode criar exceções à Lei Eleitoral, que possui caráter permanente, além disso, o Executivo sustentou que o tema não se enquadra nas atribuições previstas para a lei orçamentária

Outro ponto que deve ser analisado trata da possibilidade de municípios com até 65 mil habitantes receberem recursos federais sem a necessidade de comprovar regularidade fiscal, a proposta buscava beneficiar cidades de pequeno porte que enfrentam dificuldades para firmar convênios por conta de pendências com a União ou com a Seguridade Social

No entanto, o governo também vetou esse trecho, argumentando que a medida fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, além de violar dispositivos constitucionais que impedem o repasse de recursos a entes inadimplentes, especialmente em relação às obrigações com a Seguridade Social

Outro veto relevante diz respeito à autorização para que a União financiasse obras em rodovias estaduais, municipais e até na malha hidroviária, o que ampliaria significativamente a atuação do governo federal em áreas que não são de sua competência direta, segundo o Executivo, a medida poderia descaracterizar a finalidade dos programas orçamentários e gerar distorções na aplicação dos recursos públicos

A decisão do Congresso sobre a manutenção ou derrubada desses vetos deve ter impacto direto tanto na execução do orçamento quanto nas regras que regem o período eleitoral, especialmente em relação ao uso de recursos públicos e à distribuição de benefícios

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Casal líder de facção capturado na Bolívia chega a Salvador e tinha atuação em Jequié e Vitória da Conquista

Chegou a Salvador na manhã deste sábado (16) o casal apontado como liderança de uma facção criminosa, capturado no último dia 10 de maio na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em uma operação que envolveu forças de segurança estaduais e federais.

A dupla foi transportada em uma aeronave da Polícia Federal, que pousou no Aeroporto Internacional de Salvador após transferência da cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, sob forte esquema de segurança coordenado por equipes da Polícia Civil da Bahia, incluindo CORE e POLINTER, além da própria PF e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia.

De acordo com as investigações, o casal possui envolvimento com tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubos e corrupção de menores, sendo considerado de alta periculosidade pelas autoridades.

Na Bolívia, os dois viviam em uma residência de alto padrão, avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões, o que reforça a suspeita de movimentação financeira ligada às atividades criminosas.

Segundo apuração do jornalista Mateus Oliver junto a uma fonte da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, o casal também possui atuação direta nas regiões de Jequié e Vitória da Conquista, sendo apontado como peça importante na articulação do crime organizado no interior do estado.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que a ação faz parte de uma estratégia voltada à captura de lideranças e ao enfraquecimento financeiro de organizações criminosas, ressaltando que somente em 2026 já foram localizados seis traficantes na Bolívia.

Ainda de acordo com o gestor, a integração entre as forças de segurança e o uso de inteligência policial têm sido fundamentais para o avanço das operações, que devem continuar com foco no combate às organizações criminosas em todo o estado.

fonte: jornalista Mateus Oliver

Ubatense Gabriel Nascimento conquista bronze na Copa do Mundo de Canoagem e confirma grande fase

O atleta ubatense Gabriel Assunção Nascimento voltou a se destacar no cenário internacional da canoagem velocidade ao conquistar a medalha de bronze na prova do C1 500 metros, durante a etapa de Brandemburgo da Copa do Mundo, realizada neste sábado (16), na Alemanha, consolidando mais um resultado expressivo em sua trajetória.

A prova contou com domínio brasileiro no topo do pódio, com o campeão olímpico Isaquias Queiroz ficando com a medalha de ouro, enquanto a prata foi conquistada pelo chinês Ji Bowen, garantindo ao Brasil mais uma participação de destaque na competição internacional.

O resultado reforça o excelente momento vivido por Gabriel, que vem acumulando conquistas relevantes nos últimos anos e se consolidando como uma das principais promessas da canoagem brasileira, com desempenho consistente tanto em provas individuais quanto em duplas.

Em 2025, o atleta já havia conquistado medalha de prata no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade Sub-23, realizado em Portugal, competindo ao lado de Mateus Nunes, de Itacaré, na prova do C2 500 metros, onde a dupla brasileira chegou à Final A com grande desempenho.

No mesmo ano, Gabriel também fez história no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, em Lagoa Santa, Minas Gerais, ao conquistar o ouro no C1 1000 metros masculino, superando Isaquias Queiroz e encerrando uma sequência de seis títulos consecutivos do campeão olímpico na prova.

Com resultados expressivos e evolução constante, Gabriel Nascimento segue ganhando espaço no cenário nacional e internacional, reforçando o protagonismo da Bahia na canoagem brasileira.

fonte: jornalista Mateus Oliver.

Fazenda alerta para golpe com site falso do Desenrola Brasil e cobrança indevida via Pix

O Ministério da Fazenda alertou a população sobre um golpe que utiliza um site falso para simular páginas oficiais do programa Novo Desenrola Brasil, com criminosos cobrando valores indevidos sob a promessa de renegociar dívidas e “limpar o nome” das vítimas em curto prazo.

Segundo o órgão, os golpistas criam páginas que imitam o ambiente oficial do programa e oferecem supostas facilidades como renegociação em até cinco dias, solicitando dados pessoais como CPF e informações detalhadas sobre dívidas, incluindo débitos de cartão de crédito.

Após essa etapa, as vítimas são induzidas a realizar pagamentos via Pix, sob a justificativa de taxas administrativas ou custos de processamento, exigência que não existe no programa oficial e caracteriza a fraude aplicada pelos criminosos.

O Ministério reforçou que o Desenrola Brasil não cobra qualquer tipo de taxa para adesão ou negociação de dívidas, orientando que os interessados procurem diretamente bancos e instituições financeiras credenciadas para realizar qualquer tipo de acordo com segurança.

Criado para ampliar o acesso ao crédito e facilitar a renegociação de débitos, o programa atende pessoas com renda mensal de até cinco salários mínimos, atualmente equivalente a R$ 8.105, sendo uma das principais iniciativas voltadas à recuperação financeira da população.

fonte: jornalista Mateus Oliver.

Joaquim Barbosa se filia ao DC e entra no radar como possível candidato à Presidência

A filiação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa ao partido Democracia Cristã (DC) abriu caminho para que a legenda passe a articulá-lo como possível candidato à Presidência da República nas eleições de 2026, em movimento que sinaliza uma mudança de estratégia da sigla no cenário nacional.

A decisão ocorre após o partido, presidido pelo ex-deputado federal João Caldas, ter lançado no início do ano o nome do ex-ministro Aldo Rebelo como pré-candidato ao Palácio do Planalto, mas diante da baixa repercussão nas pesquisas e no debate político, optou por buscar uma alternativa com maior visibilidade e potencial eleitoral.

Joaquim Barbosa ganhou projeção nacional durante sua atuação no Supremo Tribunal Federal, onde integrou a Corte entre 2003 e 2014, período em que participou de julgamentos de grande impacto e consolidou sua imagem no cenário jurídico e político do país.

Ele deixou o STF em julho de 2014 ao optar pela aposentadoria antecipada, encerrando sua trajetória cerca de dez anos antes do limite máximo previsto, que permitiria sua permanência até 2029, quando completaria 75 anos.

A possível candidatura ainda depende de consolidação interna e de articulações políticas mais amplas, mas já indica a tentativa do Democracia Cristã de se posicionar de forma mais competitiva na disputa presidencial, apostando em um nome com reconhecimento nacional e histórico de atuação em cargos de relevância.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Lula cumpre agenda na Bahia com entregas do Minha Casa, Minha Vida e visita à FAFEN em Camaçari

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve na Bahia nesta quinta-feira (14) cumprindo uma série de agendas oficiais no município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, em compromissos que incluíram entregas habitacionais e visita a um dos principais polos industriais do estado.

Durante a manhã, o presidente participou da entrega de 384 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em empreendimento financiado pelo Novo PAC, em um ato que marcou a ampliação das políticas de habitação federal na Bahia e beneficiou famílias de baixa renda com a realização do sonho da casa própria.

No período da tarde, Lula visitou a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia, a FAFEN-BA, que retomou suas operações neste ano após cerca de cinco anos de paralisação, em uma agenda voltada à reativação de setores estratégicos da indústria nacional e ao fortalecimento da produção de fertilizantes no país.

A visita ocorreu em meio ao cenário político estadual, com movimentações já voltadas para o pleito de 2026, no qual Jerônimo Rodrigues deve disputar a reeleição em um ambiente de disputas e avaliação de gestão, enquanto o governo federal reforça sua presença em estados considerados estratégicos para sua base política.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Senado aprova renovação automática da CNH para motoristas sem infrações; medida segue para sanção de Lula

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (12) a Medida Provisória nº 1.327/2025, que prevê a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), conhecido como o cadastro dos bons motoristas. O texto agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O RNPC reúne motoristas que não cometeram infrações de trânsito sujeitas à pontuação nos últimos 12 meses. Além da renovação automática da habilitação, o programa prevê benefícios como descontos em tributos, pedágios, estacionamentos e seguros.

De acordo com o texto aprovado, os condutores com idade entre 50 e 69 anos terão direito à renovação automática da CNH apenas uma vez. Já os motoristas com 70 anos ou mais, assim como aqueles que possuem prazo de validade reduzido por recomendação médica, não serão contemplados com o benefício.

A proposta também estabelece que a CNH poderá ser emitida em formato físico ou digital, de acordo com a preferência do condutor.

Apesar da automatização da renovação, continuam obrigatórios os exames de aptidão física e mental, além da avaliação psicológica quando exigida. A novidade é que os valores desses exames passarão a ser definidos por um preço público fixado por órgão de trânsito da União, com reajuste anual baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A medida tem como objetivo incentivar o bom comportamento no trânsito e premiar os motoristas que mantêm histórico sem infrações.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver.

Congresso derruba veto de Lula e reduz pena de Bolsonaro e de outros condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023

Em uma decisão que reacende o debate político no país, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal rejeitaram, nesta quinta-feira (30), o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto conhecido como “PL da Dosimetria”, que trata da redução de penas para condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.

A medida altera critérios de aplicação das penas impostas aos envolvidos nos atos que atingiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, e amplia discussões sobre proporcionalidade das punições e segurança jurídica no julgamento dos casos.

A decisão do Congresso ocorre em um cenário de forte polarização política, envolvendo diferentes interpretações sobre os acontecimentos e suas consequências, além de impactar diretamente processos já concluídos e outros ainda em andamento no Judiciário.

O tema segue gerando repercussão entre autoridades, especialistas e a sociedade, dividindo opiniões sobre os limites das punições e o papel das instituições diante de episódios que marcaram a democracia brasileira.

Na Câmara dos Deputados, o posicionamento da bancada baiana também se dividiu, com parlamentares votando tanto pela manutenção quanto pela derrubada do veto, além de um grupo que não participou da votação, reforçando o cenário de fragmentação política em torno do tema.

Entre os deputados que votaram para manter o veto estão Afonso Florence, Alice Portugal, Bacelar, Daniel Almeida, Félix Mendonça Jr, Gabriel Nunes, Ivoneide Caetano, Jorge Solla, Joseildo Ramos, Lídice da Mata, Mário Negromonte Júnior, Ricardo Maia, Valmir Assunção, Waldenor Pereira e Zé Neto.

Já os deputados que votaram contra o veto incluem Adolfo Viana, Arthur Oliveira Maia, Capitão Alden, Claudio Cajado, Diego Coronel, Elmar Nascimento, João Carlos Bacelar, Jorge Araújo, José Rocha, Leur Lomanto Jr, Marcelo Nilo, Márcio Marinho, Pastor Isidório, Paulo Azi, Roberta Roma, Rogéria Santos e Sérgio Brito.

Também houve parlamentares ausentes, como Antonio Brito, Charles Fernandes, Dal Barreto, Leo Prates, Neto Carletto, Paulo Magalhães e Raimundo Costa.

A decisão reforça o clima de polarização política no país e evidencia como temas ligados aos atos de 8 de janeiro seguem dividindo opiniões dentro do Congresso, com reflexos diretos no cenário político nacional.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Endividamento atinge 67% dos brasileiros e revela dificuldade crescente no controle das finanças

Uma pesquisa do Instituto Datafolha revelou que dois em cada três brasileiros (67%) possuem algum tipo de dívida financeira, como empréstimos, evidenciando o alto nível de endividamento no país e reforçando um cenário de pressão sobre o orçamento das famílias, especialmente em meio ao aumento do custo de vida e das despesas básicas.

O levantamento, divulgado neste sábado, também aponta que 21% da população está com pagamentos em atraso, o que indica não apenas a presença de dívidas, mas também a dificuldade de manter os compromissos financeiros em dia, ampliando o risco de inadimplência e suas consequências, como restrições de crédito e acúmulo de juros.

Entre aqueles que recorreram a empréstimos com amigos e familiares, a situação se mostra ainda mais delicada, já que 41% afirmam estar devendo, o que evidencia que o endividamento ultrapassa o sistema financeiro tradicional e atinge também relações pessoais, muitas vezes utilizadas como alternativa diante da dificuldade de acesso a crédito formal.

No ranking das principais dívidas em atraso, o cartão de crédito parcelado aparece na liderança, citado por 29% dos entrevistados, seguido pelos empréstimos bancários (26%) e pelos carnês de lojas (25%), modalidades que, em geral, estão associadas a juros elevados e podem agravar ainda mais a situação financeira dos consumidores.

O estudo também mostra que 28% dos brasileiros têm contas de consumo e serviços atrasadas, com destaque para despesas com telefone, celular e internet (12%), tributos como IPTU, IPVA e carnê-leão (12%), além de contas de energia elétrica (11%) e água (9%), revelando que até mesmo gastos essenciais têm sido impactados pela falta de equilíbrio financeiro.

Os dados refletem um cenário de fragilidade na organização das finanças pessoais, indicando dificuldades da população em equilibrar renda e despesas, o que reforça a importância de planejamento financeiro, educação econômica e acompanhamento mais rigoroso dos gastos diante de um ambiente econômico ainda desafiador para grande parte dos brasileiros.

Preços do diesel e da gasolina caem no Brasil, mas gás de cozinha segue em alta, aponta ANP

O balanço mais recente da Agência Nacional do Petróleo aponta queda nos preços médios do diesel e da gasolina no país durante a semana encerrada em 18 de abril, por outro lado, o gás de cozinha registrou aumento pelo quinto período consecutivo.

O diesel comum passou de R$ 7,43 para R$ 7,31 por litro, uma redução de 1,62%, já a gasolina comum apresentou leve queda, de R$ 6,77 para R$ 6,75, o que representa recuo de 0,3%.

Outros combustíveis também apresentaram diminuição nos preços médios, como o diesel S-10, que caiu de R$ 7,58 para R$ 7,49, o GNV, que passou de R$ 4,38 para R$ 4,32 por metro cúbico, além da gasolina aditivada, que recuou de R$ 6,97 para R$ 6,94.

O etanol manteve estabilidade, com preço médio de R$ 4,69 por litro, enquanto o botijão de gás de cozinha de 13 quilos foi o único item com alta, passando de R$ 112,42 para R$ 114,39, aumento de 1,75%.

Segundo a ANP, a última queda no preço do gás havia sido registrada na semana encerrada em 14 de março, quando o valor médio era de R$ 109,89, os dados analisados foram coletados entre os dias 12 e 18 de abril, com comparação ao período anterior, de 5 a 11 de abril.

Esta foi a segunda semana, desde o início da conflito entre EUA, Israel e Irã, em 28 de fevereiro, em que os combustíveis apresentaram redução nos preços médios, ainda assim, os valores seguem acima dos registrados antes da escalada do conflito.

Na ocasião, o diesel comum custava em média R$ 6,03 por litro, acumulando alta de 21,23% até o valor atual, já a gasolina comum subiu 7,48% no mesmo período, passando de R$ 6,28 para R$ 6,75.

O aumento dos combustíveis segue sendo motivo de preocupação para o governo federal, que anunciou no início do mês medidas para tentar conter a alta nas bombas diante da valorização do petróleo no mercado internacional.

Fonte: jornalista Mateus Oliver

Novas regras do Minha Casa, Minha Vida entram em vigor e ampliam acesso ao financiamento imobiliário

As novas regras do Minha Casa, Minha Vida passaram a valer a partir desta quarta-feira (22), trazendo mudanças nos limites de renda e no valor máximo dos imóveis financiados, com o objetivo de ampliar o acesso da população ao crédito habitacional no país.

Com a atualização, as faixas de renda foram redefinidas de até R$ 3,2 mil na faixa 1, até R$ 5 mil na faixa 2, até R$ 9,6 mil na faixa 3 e até R$ 13 mil na faixa 4, permitindo que mais famílias se enquadrem no programa.

Além disso, o valor máximo dos imóveis também foi reajustado, chegando a R$ 400 mil para a faixa 3 e R$ 600 mil para a faixa 4, ampliando as opções disponíveis para os beneficiários.

As mudanças foram aprovadas em março pelo Conselho Curador do FGTS e contam com recursos do Fundo Social, que deve destinar cerca de R$ 31 bilhões ao programa.

De acordo com o governo federal, a expectativa é beneficiar aproximadamente 87,5 mil famílias com juros reduzidos, além de incluir 31,3 mil novas famílias na faixa 3 e outras 8,2 mil na faixa 4.

A equipe técnica estima um impacto de R$ 500 milhões em subsídios e cerca de R$ 3,6 bilhões em crédito habitacional, fortalecendo o setor imobiliário e ampliando o acesso à casa própria no Brasil.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Governador anuncia que vai acabar o SAMU e transferir os atendimentos de urgência e emergência para o Corpo de Bombeiros

Em uma entrevista concedida a uma emissora de rádio que repercutiu amplamente em todo o país, o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, do partido Republicanos, causou uma forte polêmica ao anunciar mudanças drásticas na estrutura do atendimento de urgência e emergência no estado, confirmando que o serviço até então prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deixará de existir no modelo atual para passar integralmente à responsabilidade do Corpo de Bombeiros, sob a justificativa de que a decisão visa reduzir custos operacionais e tornar a máquina pública mais enxuta, garantindo, segundo a visão do gestor, que o atendimento direto à população não sofrerá prejuízos com a transição administrativa.

Durante sua declaração oficial, o governador mato-grossense enfatizou que o Corpo de Bombeiros possui plenas condições de suprir esse trabalho essencial e que a medida já está consolidada como uma decisão de governo para simplificar a estrutura estatal onde for possível realizar cortes, classificando o SAMU como um serviço importantíssimo que agora muda de mãos por questões de eficiência fiscal, embora a fala tenha gerado imediata reação de diversos setores da sociedade organizada e de órgãos representativos da saúde que questionam a capacidade técnica e logística de absorção de tamanha demanda por uma única instituição militar sem o suporte especializado das equipes médicas civis que atuam na ponta.

Como consequência direta do anúncio, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Mato Grosso agiu rapidamente e aprovou a convocação do secretário de Saúde do Estado, Juliano Melo, para que ele compareça à Casa Legislativa nesta quarta-feira, dia 22, com o objetivo de prestar esclarecimentos detalhados sobre os impactos dessa migração de serviços, enquanto o Legislativo estadual alerta para o risco iminente de desligamento de pelo menos 56 profissionais de saúde qualificados e o fechamento de bases estratégicas na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande, o que tem elevado o tom do debate político sobre a manutenção da qualidade no socorro imediato aos cidadãos mato-grossenses.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Conta de luz terá novos reajustes e pode subir até 20% para milhões de brasileiros até junho

A conta de energia elétrica vai pesar ainda mais no orçamento das famílias brasileiras nos próximos meses, visto que um novo reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e deve entrar em vigor nas próximas semanas, atingindo diretamente cerca de 35 milhões de unidades consumidoras em todo o território nacional, o que equivale a quase 40% do total de consumidores do país que são atendidos por grandes distribuidoras como a CPFL Paulista, em São Paulo, a Coelba, na Bahia, a Enel Rio, no Rio de Janeiro, e a Copel, no Paraná, configurando um cenário de preocupação para o setor produtivo e para os consumidores domésticos diante da escalada nos custos de vida.

Embora a previsão média estabelecida pela Aneel concentre o aumento tarifário projetado para o ano de 2026 em torno de 8%, a realidade das faturas de muitos brasileiros será bem diferente, já que algumas dessas empresas concessionárias preveem picos de reajuste próximos a 20%, superando amplamente os índices oficiais de inflação e elevando significativamente o valor final pago mensalmente pelos usuários, o que coloca sob pressão a gestão orçamentária de milhões de residências que já enfrentam outros aumentos setoriais e buscam alternativas para conter o desperdício de energia em meio a essa conjuntura de tarifas elevadas.

Em contrapartida, as distribuidoras que operam na região Nordeste têm conseguido mitigar parte dessa alta expressiva nos preços por meio da antecipação de recursos financeiros ligados ao Uso de Bens Públicos, medida essa que permite concentrar o reajuste em uma faixa muito mais moderada, entre 5% e 7%, mantendo o impacto tarifário longe dos patamares de dois dígitos que serão observados em outras áreas, ao passo que as regiões Sul e Sudeste não conseguem utilizar esse mecanismo de compensação com a mesma eficiência e aplicam o reajuste de forma direta e integral, indicando que os consumidores desses estados poderão arcar com um aumento médio que chega a 19,2%.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Exame toxicológico passa a ser exigido para tirar CNH nas categorias A e B

Quem pretende tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2026 deve se preparar para uma nova exigência, que é a realização de exame toxicológico, medida que passou a valer após aprovação no Congresso Nacional e promulgação do governo federal em dezembro do ano passado

Antes da mudança, o exame era obrigatório apenas para motoristas profissionais das categorias C, D e E, mas com a nova regra a exigência foi ampliada e agora também atinge candidatos à primeira habilitação nas categorias A, destinada a motocicletas e ciclomotores, e B, voltada para carros de passeio

A medida faz parte de um pacote de alterações nas regras de obtenção da CNH e tem como objetivo aumentar o controle e a segurança no trânsito, ampliando a fiscalização sobre o uso de substâncias psicoativas por novos condutores

A inclusão do exame toxicológico para categorias mais comuns deve impactar diretamente o custo do processo de habilitação e também o tempo necessário para a conclusão, já que o resultado do teste passa a ser mais uma etapa obrigatória dentro do processo

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Concurso da Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões neste sábado e movimenta apostadores em todo o país

A Mega-Sena realiza neste sábado (11) o sorteio do concurso 2.994, com prêmio estimado em R$ 40 milhões, valor que voltou a acumular e tem gerado grande expectativa entre apostadores em todo o Brasil

O sorteio acontece a partir das 21h, no Espaço da Sorte, em São Paulo, e poderá ser acompanhado ao vivo pelas plataformas digitais da Caixa Econômica Federal, ampliando o acesso do público que costuma acompanhar o resultado em tempo real

Quem ainda pretende concorrer ao prêmio deve ficar atento ao prazo, já que as apostas podem ser feitas até as 20h do mesmo dia, tanto nas casas lotéricas quanto pela internet, por meio dos canais oficiais das Loterias Caixa

Com a premiação elevada, a tendência é de aumento no volume de apostas nas horas que antecedem o sorteio, cenário comum em concursos acumulados, quando cresce a procura pela possibilidade de premiação milionária

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Petroleiros da Petrobras Iniciam Greve Nacional por Tempo Indeterminado

Trabalhadores da Petrobras iniciaram uma greve por tempo indeterminado à meia-noite da última segunda-feira, dia 15, confirmando a decisão que já havia sido anunciada pela categoria na semana anterior. Esta paralisação possui alcance nacional e foi formalmente aprovada em assembleias que foram realizadas na sexta-feira passada, dia 12.

A decisão de deflagrar este significativo movimento grevista ocorreu após a persistente falta de consenso entre os empregados e a direção da estatal durante as diversas rodadas de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), crucial para a categoria.

De acordo com o que foi amplamente divulgado pelas entidades sindicais representantes dos petroleiros, a contraproposta que havia sido apresentada pela empresa não foi aceita pela categoria, o que resultou no acentuamento do impasse e na escolha pela paralisação total das atividades.

Segundo informações detalhadas fornecidas pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), um total de catorze sindicatos que são filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) confirmaram a adesão completa e imediata ao movimento de greve.

A estimativa atual é de que este contingente grevista englobe aproximadamente vinte e cinco mil trabalhadores, o que representa uma parcela considerável equivalente a 61% das unidades de operação da Petrobras em todo o território nacional.

Em paralelo a este movimento, os sindicatos que estão ligados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) também participam da paralisação, e eles representam um número ainda maior, com mais de cinquenta mil trabalhadores, sendo responsáveis por uma fatia de aproximadamente 80% de toda a extração de petróleo que é realizada no país, o que tem potencial para ampliar significativamente o impacto desta paralisação no setor de energia.

Apesar da deflagração oficial da greve geral por tempo indeterminado, a Petrobras se manifestou publicamente para informar que as operações vitais da companhia não foram totalmente interrompidas, garantindo a continuidade de alguns serviços considerados essenciais.

A empresa declarou que todas as unidades operacionais da companhia continuam funcionando, porém, agora com o auxílio de equipes de contingência especialmente formadas para este fim. Estas equipes específicas são responsáveis por uma série de funções críticas, incluindo a manutenção inadiável da segurança operacional de todas as instalações e, primordialmente, a garantia da produção que é considerada absolutamente essencial para o abastecimento do país.

Por fim, a direção da Petrobras reforçou que as negociações com os representantes legítimos dos trabalhadores do setor seguem em aberto, demonstrando a intenção de buscar uma solução para o impasse, enquanto o atual movimento grevista continua ativo e, até o momento, permanece sem qualquer previsão oficial para o seu encerramento.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia