WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 







auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

maio 2022
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


:: 9/maio/2022 . 17:33

Sindicato critica concurso Reda para contratação de 541 agentes penitenciários na Bahia

 O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspep) é contra a realização de um concurso por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para contratação temporária de 541 servidores para atuarem como agentes penitenciários.
 A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) fez o pedido para a Secretaria de Administração (Saeb) autorizar o certame, que seria por análise curricular. A Saeb, por sua vez, encaminhou a solicitação para análise jurídica da Procuradoria Geral do Estado (PGE), pois existem restrições para contratação via Reda em ano eleitoral.

 A Seap expôs 13 razões para justificar a realização do Reda, entre elas, a situação de calamidade pública que gera o risco de fugas em massa. “O estado de calamidade pública em razão das restrições impostas aos custodiados pelo baixo quantitativo de trabalhadores, acarretando um estado de absoluta insegurança com risco de eventuais fugas em massa, rebeliões e motins em razão do déficit de pessoal e a sobrecarga nas unidades penitenciárias”, consta no ofício da Seap.

 Para o vice-presidente do Sinspeb, Fernando Fernandes, a escassez de servidores é provocada. “Enquanto a categoria está lutando para a regulamentação da Polícia Penal e para a realização de concurso público, o governo, se aproveitando da grave escassez de policiais penais, situação provocada, lança mão agora do Reda, sob o argumento de que é necessário para o funcionamento das unidades”, declara.

 As 541 vagas são divididas em 400 vagas para as unidades de gestão plena e 141 vagas para as unidades de regime de cogestão, administradas em pela iniciativa privada. O último concurso público para agente penitenciários foi realizado em 2014.

 Ainda segundo a Seap, em algumas unidades tem faltado efetivo até mesmo para os serviços básicos da rotina prisional, como abertura dos pavilhões, escoltas internas de saúde, abertura de pátios para alimentação e banho de sol “comprometendo a manutenção da vigilância e segurança prisional, motivo de diversos apontamentos e ações propostas pelo Ministério Público do Estado da Bahia”, argumenta a Seap no ofício.

 Em resposta ao Metro1, a PGE informou que ainda está analisando o pedido para a realização do concurso. A solicitação foi feita pela Seap no dia 22 de março deste ano.

Obrigado por nos credibilizar

Bahia registra 254 casos ativos de Covid-19 e mais 5 óbitos

  Nas últimas 24 horas, foram registrados 23 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,001%), 34 recuperados (+0,002%) e cinco óbitos. Dos 1.544.576 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.514.446 já são considerados recuperados, 254 encontram-se ativos e 29.876 tiveram óbito confirmado.


 O boletim epidemiológico desta segunda-feira (9) contabiliza ainda 1.859.612 casos descartados e 332.521 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda. Na Bahia, 63.273 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, acesse o Business Intelligence.

 Até o momento temos 11.592.342 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.639.928 com a segunda dose ou dose única, 5.594.092 com a dose de reforço e 51.438 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 907.881 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 403.521 já tomaram também a segunda dose.
Obrigado por nos credibilizar

Um Soldado da PM morto em Salvador é de Ubaitaba e corpo deve ser velado no Centro educacional do município

 Um dos policiais militares assassinados em Salvador na noite deste domingo (08), era natural da cidade de Ubaitaba. Vieira Cruz era neto do ex-prefeito Zito Correa, e filho de Fabiana Correia, ex-secretária de Cultura do município. 


 O caso aconteceu em uma localidade conhecida como Invasão da Independência, na região de Cajazeiras. Na região, os bandidos encontraram os policiais e atiraram contra eles. Os dois voltavam do velório de um policial, que foi assassinado no último sábado (07), quando foram alvos de criminosos.
 O corpo do Soldado da Polícia Militar de Salvador, Victor Vieira Cruz, que foi morto na noite deste domingo (08), na capital, será velado na quadra do Colégio CEU (Centro Educacional Ubaitabense), em Ubaitaba. Vieira Cruz, como era chamado na corporação, era natural de Ubaitaba. 

 Vieira Cruz, estava morando em Itacaré, e trabalhando em Salvador. O corpo do ubaitanbense até o meio da tarde desta segunda-feira (09) ainda não havia chegado para velório. O local foi preparado por familiares e amigos. A previsão de chegada do corpo, estava prevista para às 18H. A família ainda não divulgou o horário do sepultamento. 
 Depois da morte dos três policiais militares, a corporação se manifestou publicamente. Em entrevista coletiva na manhã desta segundna-feira (9), o coronel Coutinho, comandante geral da PM-BA, afirmou que o governador Rui Costa determinou mobilização de todo o efetivo para resolver o caso.
 Segundo Coutinho, no saldo da operação já há “quatro resistentes, dois foram socorridos. Além de alguns presos que estão em andamento”.
 Vídeos e áudios recebidos pela Imprensa mostram homens supostamente envolvidos com o tráfico de drogas comemorando a sequência de mortes de policiais militares da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (Cipm) no final de semana.

 Em um dos áudios, um homem faz piadas com a Rondesp, Peto e Patamo, além de dizer que estão prontos para enfrentar a polícia militar. Num outro áudio, outro homem comemora as notícias veiculadas. Em outro vídeo, outros dois homens comemoravam as mortes fazendo símbolos ligados a facções criminosas que atuam no tráfico de drogas em Salvador.
Obrigado por nos credibilizar

Notas do estado no Ideb estão abaixo da meta nas seis últimas avaliações

  Se a Bahia fosse um estudante, o estado teria sido reprovado no ensino médio seis vezes seguidas, de acordo com as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade na área, que é publicado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice estabelece uma média para avaliar o ensino que varia de zero a dez e apresenta metas para as unidades da federação e municípios brasileiros, de acordo com a realidade de cada um.


 Pois a última vez que a Bahia atingiu a meta foi em 2011, quando alcançou uma média 3 no Ideb. De lá para cá, o número oscilou negativamente, recuperou-se, caiu de novo até fechar em 2019 com 3,2, quando a meta era de 4,5. Um novo resultado deve ser divulgado este ano, mas o fato é que os estudantes baianos que concluíram o ensino médio em instituições públicas de ensino estaduais entre os anos de 2013 e 2019 receberam um serviço abaixo da média prevista.

 No mais recente levantamento, o estado divide a última colocação com o Amapá, Pará e o Rio Grande do Norte. Antes disso, em 2017, o ensino médio baiano era isoladamente o pior do Brasil, com uma média de 2,7. Quando o indicador foi lançado, em 2007, a Bahia ocupava a 17ª posição entre as 27 unidades da federação, mas veio perdendo espaço até passar à disputa por espaço na lanterna do ensino médio. Nacionalmente, o Ideb tem uma média de 4,2% no geral e de 3,9 pontos na rede pública. O Ceará é o estado com o melhor rendimento na rede pública, alcançando uma nota de 5,2. Na rede privada, o destaque fica para Goiás, com 6,8.
 Nos anos finais do Ensino Fundamental, a Bahia ocupa o penúltimo lugar no ranking, ao lado de Sergipe, Rio Grande do Norte e Pará, com uma nota de 4,1. A avaliação está abaixo do planejamento estadual, de 4,5. A pior média foi do Amapá, de 4,0, e somente sete estados conseguiram alcançar o objetivo.

 Os números do Ideb demonstram que o desempenho da educação vai diminuindo à medida em que os estudantes avançam no sistema educacional, alcançando o pior desempenho nas séries mais altas. Nas séries iniciais do ensino fundamental, normalmente sob a responsabilidade dos municípios, as metas de evolução foram alcançadas. A situação vai se modificando nas etapas finais do ensino fundamental e no ensino médio, de responsabilidade dos governos estaduais.
 
 O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações sobre o desempenho dos estudantes na conclusão da e 5ª e da 9ª série do ensino fundamental, além da 3ª série do ensino médio, com o percentual daqueles que concluem a formação, segundo o Inep.
 Raidalva da Silva, coordenadora pedagógica territorial do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), explica que a análise dos indicadores é bastante complexa.

 A partir do indicador é possível monitorar o sistema de ensino do país, destaca o Inep, além de nortear políticas públicas para melhorias, ao detectar escolas ou redes de ensino cujos alunos apresentam baixa performance e monitorar a evolução destas performances.
 Na análise que o Todos pela Educação faz do Ideb, a Bahia aparece entre os estados com inconstância na evolução do indicador no ensino médio.

 No documento Anuário Brasileiro da Educação Básica 2021, elaborado pela organização social, apenas 50,2% dos jovens de 19 anos no estado concluem o ensino médio até esta idade – menor percentual em todo o país e contrasta com a realidade de outros estados nordestinos, como o Ceará, que atingiu 72,9%, Pernambuco com 70,5% e o Piauí com 70,2%. São Paulo tem o maior percentual, com 86,5%.

“No ensino médio, temos as etapas mais críticas da educação básica. Com exceção de 2019, em que houve um avanço generalizado, a evolução é muito baixa”, explica.

 As dificuldades para o atingimento das metas nos anos finais do processo de educação são sinais importantes de problemas, reconhece Gabriel Corrêa. Ele frisa não ter analisado profundamente os dados da Bahia e destaca que a dificuldade é comum à grande maioria dos estados brasileiros. “Essa é uma etapa muito preocupante no país. Quando olhamos os dados nacionais neste sentido, percebemos que estamos avançando, mas numa velocidade muito abaixo do que deveríamos, porque as metas não estão sendo atingidas”, pondera.

 Outro sinal de alerta em relação à qualidade da educação básica na Bahia pode ser percebido no mais recente ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), com informações sobre os estados. Apesar do levantamento ter sido publicado em 2015, os dados não costumam sofrer grandes variações em um curto espaço de tempo. No levantamento, baseados nas notas dos estudantes em Português, Matemática e Ciências, a Bahia aparece em penúltimo lugar, com uma média de 361 pontos, à frente apenas de Alagoas.

 Se fosse um país, o estado estaria à frente apenas da República Dominicana, num universo de comparação com países latino-americanos.

 A Secretaria de Educação da Bahia foi procurada para falar sobre os dados, mas não retornou até o fechamento desta edição.
Obrigado por nos credibilizar

Ubatã:Menor é executado com tiros na cabeça na Alan Machado

 Um menor identificado como Lucas Souza de Jesus, de 17 anos, vulgo “carrapato”, foi assassinado na noite desta sexta-feira, 06, na rua Alan Machado, em Ubatã. Conforme informações da Polícia Militar e da Polícia Civil, o menor foi alvejado com diversos disparos de pistolas .40 e 380 na cabeça.


 No local do crime prevaleceu a lei do silêncio e a Polícia até o momento não sabe quantos foram os atiradores e tampouco as circunstâncias do crime. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus foi acionado e realizará a remoção do corpo. O menor, conforme apurou o Ubatã Notícias, tinha envolvimento com o tráfico. A Polícia Civil investigará o caso. (Ubatã Notícias)
Obrigado por nos credibilizar

Ubaitaba:PM prende homem ao tentar vender moto roubada pelas redes sociais

 Uma guarnição da Polícia Militar da 61ª CIPM prendeu, na noite desta sexta-feira, 06, no distrito de Faisqueira, em Ubaitaba, um homem após ele anunciar a venda de uma motocicleta roubada pelas redes sociais. 


 Conforme informações da PM, o veículo, uma moto Honda, vinho, placa NYQ, havia sido tomado de assalto dias antes na BA-120, município de Gongogi. A Polícia encontrou o suspeito em via pública e após abordagem ele confessou o crime e entregou o veículo roubado. 

 O homem, que não teve a identidade revelada, foi conduzido para a 7ª Corpin para a adoção das medidas cabíveis. (Ubatã Notícias)
Obrigado por nos credibilizar

Dois homens são executados em estrada que dá acesso ao distrito de Banco Central

 Dois homens foram encontrados mortos nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 09, numa estrada que dá acesso ao distrito de Banco Central, município de Ilhéus. Conforme informações da Polícia Militar, a dupla foi vista consumindo bebida alcoólica no município de Gongogi e também no distrito de Laje do Banco, município de Aurelino Leal. 


 Ao seguir em direção a Banco Central, os dois homens, que estavam num veículo Gol, foram interceptados e mortos com tiros na cabeça. Ainda de acordo com a PM, os homens foram identificados como Jairanildo Silva Moura, 23, e Wellington Xavier Cardoso, 18, e são, respectivamente, moradores do distrito de Banco Central e do município de Aurelino Leal. Ainda não há informações sobre autoria, motivação e circunstância do crime. (Ubatã Notícias)
Obrigado por nos credibilizar

Homem arranca parte de orelha da própria esposa a dentadas e é preso em Euclides da Cunha

  Um homem de 22 anos foi preso preventivamente em Euclides da Cunha, por ter arrancado parte da orelha de uma ex-companheira com uma mordida. A ação de cumprimento de mandado foi realizada pelos policiais do Setor de Investigação da Delegacia Territorial daquele município, com o apoio de guarnições da Polícia Militar.

 A agressão – motivada por ciúme – aconteceu no início de 2022, em um caso que causou comoção na cidade, e o autor fugiu em seguida. Depois de uma intensa investigação, os policiais descobriram que o homem estava há dois meses escondido dentro de uma caixa d’água na zona rural de Euclides da Cunha.

 O suspeito foi apresentado na DT do município, onde ficará a disposição do Poder Judiciário.
Obrigado por nos credibilizar

Presos ligam para polícia para denunciar estupro dentro da delegacia

 Um investigador da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, identificado como Elbesom de Oliveira, de 41 anos, virou réu na Justiça após ser acusado pelo Ministério Público de estuprar e ameaçar uma detenta, de 28, dentro de uma cela da delegacia de Sidrolândia, no interior do estado. Segundo o Tribunal de Justiça (TJMS), o agente de segurança pública foi denunciado pelos próprios presos.


 O crime ocorreu na Sala Lilás, como é chamado o espaço para atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência de gênero nas delegacias dos municípios de Mato Grosso do Sul.

 O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) recebeu a denúncia do MPMS, nesta terça-feira (3). Elbersom foi denunciado pelos crimes de estupro, importunação sexual e violência psicológica contra a mulher.

 A denúncia foi colhida pela juíza da Vara Criminal, em Sidrolândia, Silvia Eliane Tedardi da Silva, no fim de abril deste ano. Nesta terça-feira o juiz da 7ª Vara Criminal, em Campo Grande, Marcelo Ivo de Oliveira, determinou que defesa do réu se posicione.
Obrigado por nos credibilizar

Delegado de Ipanema divulga nota sobre situação de pessoas de Jaguaquara que estariam trabalhando como escravos

 Um vídeo que circula nas redes sociais de pessoas oriundas da Bahia que teriam ido trabalhar em Minas Gerais e que estariam exercendo suas atividades de forma degradante ganhou repercussão redes sociais.


 O grupo afirma serem de Jaguaquara-Ba há cerca de 900 km de Ipanema, no leste mineiro. Os homens teriam sido levados para trabalhar na colheita de café. “Todo mundo aqui veio de Jaguaquara para trabalhar. Nós estamos aqui passando fome. Passa esse vídeo para todo mundo aí, é pra divulgar esse vídeo. Nós estamos morrendo de fome, trabalhando como escravos”.

NOTA
 Na manhã desta segunda-feira, 09 de maio, o delegado Alfredo Serrano, responsável pela Polícia Civil de Ipanema emitiu nota de esclarecimento, obtida com exclusividade pelo blog Marcos Cangussu.

 Desde a última sexta-feira a Polícia Civil, através da Delegacia de Ipanema, realizou diversos levantamentos com objetivo de identificar a propriedade rural aonde trabalhadores vindos da Bahia alegavam que estavam trabalhando sem alimentação na colheita de café.

 Certificamos que essa propriedade rural não está localizada em Ipanema ou qualquer outro município da comarca. Informações dão conta de que o local fica em Chalé, no distrito de Penha do Côco.

 A atribuição para apuração do crime de redução à condição análoga à de Escravo é da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e Auditoria Fiscal do Ministério do Trabalho.

 De toda forma, os fatos já foram repassados à Autoridade Policial de Lajinha, e se confirmados serão reportados às Autoridades competentes.

 Sobre a alegação dos trabalhadores de que estariam em Ipanema, sabemos que é comum os empregadores mal intencionados dizer que estão em local diverso, aproveitando a falta de conhecimento dos colaboradores, e assim prejudicando até mesmo um pedido de socorro.

 É provável que tais trabalhadores tenham chegado a Ipanema, vindos da Bahia, e daqui seguiram pelas estradas rurais até a região de Penha do Côco, por isso a referência.

 A redação do Marcos Cangussu fez contato com o delegado de Jaguaquara, Dr. Chardson Castro que nos informou que até o momento nenhum parente das supostas pessoas procuraram a polícia. (MC)
Obrigado por nos credibilizar

Itiruçu registra mais um suicídio, desta vez, jovem se matou na Rua Maria Gonçalves da Silva

 Mais uma vez trazemos a notícia de mais uma morte em decorrência de suicídio em Itiruçu. Desta vez na localidade do Buraco, na Rua Maria Gonçalves da Silva, onde o jovem Nielson Lima teria tirado a própria vida por enforcamento. A Polícia Militar foi acionada por volta das 23h45 e esteve no local, onde acionou o Departamento de Polícia Técnica para remoção do cadáver. Nielson deixa três filhos.


 Em Itiruçu é a 3ª morte do ano. O número de mortes por suicídios no Brasil aumentou 12% em quatro anos. Em 2015, foram 11.736 notificações ante 10.490 registradas em 2011, segundo dados do Ministério da Saúde. A diretora do departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Fátima Marinho, atribui em parte os indicadores à melhora nos registros e ao aumento da população, mas reconhece que o avanço do problema no País é um fato que precisa ser combatido.

 Entre as medidas que deverão ser colocadas em prática está o aumento de Centros de Atenção Psicossocial em regiões onde os índices de suicídio são considerados mais altos e melhora dos fluxos de serviços de saúde para prevenção do problema.

 Além disso, novos estudos deverão ser realizados para identificar as possíveis causas para o aumento de casos em determinadas regiões do País e ações específicas para populações indígenas, onde casos também ocorrem com maior frequência. O Brasil está em primeiro lugar no ranking latino-americano da depressão e em quinta posição no mundial. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Itiruçu On-line
Obrigado por nos credibilizar

Por descumprimento de liminar na saúde, Justiça pode derrubar internet em prédios da Saeb e PGE

 Uma decisão do juiz Benicio Mascarenhas Neto, do Juizado da Fazenda Pública de Salvador, determinou a suspensão do serviço de internet nos prédios da Secretaria de Administração da Bahia (Saeb) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A decisão, tomada na última terça-feira (3), está relacionada ao descumprimento de uma medida liminar que obrigou o Estado a oferecer, através do Planserv, um tratamento para uma criança menor de oito anos, que ficou com sequelas após uma crise de asma.


 A decisão foi dada após 60 dias de descumprimento da medida liminar que obrigava o tratamento. De acordo com o texto, o Estado tem até esta segunda-feira (9) para cumprir a medida ou terá o serviço de internet cortado.

 Segundo o Centro de Apoio Jurídico (Cenajur), que acompanha o caso da menor, a menina, até a manhã desta segunda-feira (9), continuava sem o tratamento médico. Os advogados Fabiano Samartin Fernandes e Tassia Christiane de Macedo, do Cenajur, acreditam que a medida extrema adotada foi necessária, “pois são 60 dias de descumprimento, o que significa desrespeito para com a autoridade da decisão judicial, mas também para com a vida de uma criança, que com apenas 08 anos de idade pode ter severas sequelas em virtude da total falta compromisso do Estado”.

 De acordo com a defesa da menina, desde a liminar, emitida no final de março deste ano, duas empresas de atendimento home care já foram à casa da família para analisar e fazer orçamentos, mas os serviços até agora não foram prestados. A criança sofreu uma parada cardiorespiratória após uma crise de asma em dezembro do ano passado. Desde então, ela necessita de acompanhamento de médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e de psicoterapeuta.

 Em resposta ao Metro1, a Saeb informou que está prestando as informações sobre o cumprimento da ordem judicial e a PGE já está adotando as medidas pertinentes.
Obrigado por nos credibilizar

Inscrições para o Enem 2022 começam na terça-feira

 As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta terça-feira (10) e podem ser realizadas até o dia 21 de maio. Pela primeira vez, os interessados em participar do exame poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito.


 O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição já está disponível na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame.

 A taxa de inscrição para o Enem 2022, versões digital ou impressa, foi mantida no valor de R$ 85. O período para efetuar o pagamento se encerra em 27 de maio. A participação no exame apenas será garantida apenas após a confirmação do pagamento da taxa.

 O pagamento da taxa de inscrição também poderá ser feito por meio do tradicional boleto, que deve ser gerado na Página do Participante e pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários e respeitando os horários de compensação.

 Já os interessados em fazer o Enem 2022 que obtiveram a isenção da taxa devem realizar a inscrição na Página do Participante, mas não precisam efetuar o pagamento para confirmar a participação.

 As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.

 O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

 No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

 A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

 No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

 Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.
Obrigado por nos credibilizar

Petrobras anuncia aumento de 8,8% no preço do diesel para distribuidoras

  A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (9) que reajustou o preço de venda do diesel para as distribuidoras. Agora, o combustível passa a custar R$ 4,91, e não mais R$ 4,51, por litro, representando uma variação de 8,8%.


 Segundo a estatal, o preço não era reajustado há 60 dias. Já os valores atuais cobrados pela gasolina e pelo GLP foram mantidos. A mudança passa a valer a partir da próxima terça-feira (10).

 Em nota, a Petrobras afirmou que, considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel no diesel comercializado, “a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 4,06, em média, para R$ 4,42 a cada litro vendido na bomba”. Com isso, a variação seria de R$ 0,36 por litro.

 A companhia afirma que a alta “segue outros fornecedores de combustíveis no Brasil que já promoveram ajustes nos seus preços de venda acompanhando os preços de mercado”.

 De acordo com a Petrobras, o último reajuste no preço do diesel, em 11 de março, refletiu apenas uma parte da alta observada nos preços de mercado.

 “Desde aquela data, a Petrobras manteve os seus preços de diesel e gasolina inalterados e reduziu os preços de GLP, observando a dinâmica de mercado de cada produto”, afirma.
Obrigado por nos credibilizar

Jacobina registrou 16 tremores de terra neste domingo

 A cidade de Jacobina, no norte do Estado, registrou 16 tremores de terra desde a madrugada deste domingo (8). Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), moradores do povoado de Jabuticaba relataram que sentiram a terra tremer. Somente neste ano, foram registados mais de 45 tremores de terra em Jacobina. Um estudo está sendo feito para mapear e investigar as causas dos tremores.


 Na última quinta-feira (5), outro tremor de magnitude preliminar calculada em 2.1 mR foi registrado na mesma região. Dessa vez foram 16 episódios. O de maior magnitude, registrado às 7h48 UTC (4h48, hora local), teve sua magnitude preliminar calculada em 2.3 mR. Os outros 15 tremores, registrados neste domingo de Dia das Mães pelas estações sismográficas, tiveram magnitude igual ou inferior a 1.0 mR.
Obrigado por nos credibilizar

Motoristas morrem após batida entre caminhões na BR-101, em Arataca

 Dois motoristas morreram após uma batida entre os caminhões que eles dirigiam na noite de sábado (7), na BR-101, em trecho da cidade de Arataca, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 20h, no KM 565. Um dos caminhões transportava cargas de cerveja. Uma das vítimas foi identificada como Fábio Batista Barbosa, 41 anos, que dirigia o caminhão que transportava cervejas. O corpo do motoristas foi arremessado para fora do veículo.


 A outra vítima foi Dirceu da Silva, 46 anos, que dirigia o caminhão com placa capixaba. O corpo dele ficou preso às ferragens e foi retirado por moradores da região. Os peritos técnicos removeram os corpos das vítimas para a sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Itabuna. A PRF investiga as causas do acidente. A pista ficou interditada nos dois sentidos entre 20h de sábado e 8h de domingo (8). *Com informações do G1
Obrigado por nos credibilizar

Cachorro percebe incêndio, chama a atenção de cuidadora e salva idosos em Feira de Santana

 Um casal de idosos foi salvo de um incêndio de uma casa em Feira de Santana após intervenção de uma cuidadora e de um cachorro. O fato ocorreu na madrugada desta segunda-feira (9) em uma rua do bairro Ponto Central. Conforme o Acorda Cidade, a idosa Aline Lustosa, de 82 anos, e o esposo, Ivaldo Lustosa, de 86, dormiam quando o cachorro Bob percebeu o incêndio no quarto.


 O animal então pegou um pedaço de tecido que exalava fumaça e foi até o quarto da cuidadora de idosos e técnica de enfermagem, de nome Luciene. A mulher então percebeu que havia algo estranho e ao sair do quarto viu que se tratava de um incêndio.

 Ainda segundo informações, a cuidadora socorreu os idosos, e os tirou de dentro de casa. Depois, ela chamou o Corpo de Bombeiros. O fogo consumiu grande parte do imóvel que ficou destruído. A casa deve ser demolida.

 Tanto a idosa como o idoso não sofreram ferimentos. Um genro deles, identificado como Roberval Aleixo, disse que o casal chegou a inalar fumaça. Não há mais informações sobre o estado de saúde deles.

 Até o momento não se sabe o que provocou o incêndio. A suspeita é de um curto-circuito em um ventilador. O cachorro herói, Bob, é da raça pinscher e está há cerca de oito anos com a família.
Obrigado por nos credibilizar



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia