A primeira pesquisa eleitoral realizada pela AtlasIntel, contratada pelo Grupo A Tarde, acerca das intenções de votos do eleitorado, para o governo da Bahia, confirma a polarização da disputa entre os pré-candidatos ao Governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT). O ex-prefeito de Salvador tem 39,7% das intenções de votos, seguido de perto pelo petista, com 32,6%. João Roma (PL) aparece em terceiro lugar, com 10,5%. Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) obtiveram, respectivamente, 2,1% e 0,2% da preferência. Votos brancos e nulos somaram 6,8%. Já os entrevistados que não souberam responder representam 8,2%. a margem de erro é de 2 pontos percentuais.


 De acordo publicação deste domingo (16), do Portal A Tarde, o questionário aplicado pela AtlasIntel foi feito de forma estimulada, quando são mostrados os nomes dos pré-candidatos. A proximidade entre Neto e Jerônimo pode ser explicada, segundo o CEO da empresa, o cientista político Andrei Roman, pelo fato de a pesquisa apresentar o partido de cada político.

 A pesquisa também fez uma simulação de segundo turno entre os três pré-candidatos mais bem colocados. Num primeiro cenário, Neto venceria Jerônimo por 47% a 33,7%. Contra Roma, a diferença seria maior, de 51,5% a 17%. No terceiro cenário, entre Jerônimo e Roma, a pesquisa aponta vitória do petista, com 40,7%, contra 19,7% dos votos de Roma.

 O diretório estadual do União Brasil ingressou, no sábado (16), com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pedindo suspensão da divulgação da pesquisa de intenção de votos feita pela empresa AtlasIntel.

 A ação foi encaminhada ao presidente da Corte Eleitoral, desembargador Roberto Maynard Frank. A denúncia aponta que a referida empresa, sob viés disfarçado de enquete, promove um levantamento, divulgado neste domingo (17), “ao arrepio dos dizeres positivados na legislação vigente”.

 De acordo com o partido, cujo o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, é secretário-geral do diretório nacional, a sondagem funciona como uma enquete de internet. Ao clicar no link, a pessoa escolhe opções para presidente, governador e senador.

 O link, também conforme o diretório do União Brasil na Bahia, pode ser compartilhado por qualquer pessoa, o que representa um grave descumprimento dos princípios que regem as pesquisas eleitorais, não seguindo nenhum critério amostral já que pode ser direcionada, por exemplo, para listas de amigos de um determinado candidato.
Obrigado por nos credibilizar