Una:Secretaria de Saúde explica falta de agente Saúde para moradores da região da Guanabara e divulga prazo para devolução de Ambulância a região
A população da comunidade rural conhecida popularmente como “Guanabara” situada a 38 quilômetros da cidade de Una no sul da Bahia, procurou a imprensa na manhã desta sexta-feira (15) para relatar e clamar ao poder publico municipal uma atenção com relação a assistência em Saúde na localidade.
De acordo com informações obtidas pelo repórter Mateus Oliver juntos a moradores da localidade, há aproximadamente 12 meses a comunidade deixou de ser assistida pelo agente de saúde que respondia pela demanda, segundo informações dos moradores por falta de pagamento (incentivo), além de terem retirada da mesma área uma ambulância que atuava a serviço das emergências locais.
A unidade de pronto atendimento (posto de saúde) mais próxima é em Colônia de Una (Distrito) e que foi apontada como responsável por responder pela demanda da região; a referida unidade fica a aproximadamente 30 quilômetros da comunidade, de acordo com percurso feito pela nossa reportagem.
A secretaria de saúde responde:
Em resposta, a secretaria de saúde do município confirmou ao Blog Mateus Oliver Repórter ainda na tarde de Sexta-Feira, que a área na região da Guanabara está descoberta em relação ao Agente Comunitário de Saúde, pois, no edital do concurso público realizado no ano de 2007, a referida região não foi contemplada para contar com o serviço do Agente Comunitário de Saúde.
Ressalta-se ainda, que não se relaciona simplesmente à falta de incentivo financeiro. Perpassa ao novo modelo de incentivo financeiro da atenção primária desenvolvido pelo Ministério da Saúde (PREVINE BRASIL), que desobriga o município a pagar qualquer valor financeiro que seja, sem antes possuirmos um Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal e também, sem alcançarmos a meta dos indicadores conforme Portaria nº 2.979, de 12 de Novembro de 2019. O Município de Una está finalizando o processo de Reterritorialização para 100% de cobertura de Estratégia de Saúde da Família e de Agente Comunitário de Saúde.
Em relação ao veículo ambulância, a secretaria afirmou que nunca houve uma específica para a região da Guanabara, mas sim na Região da Fortaleza, que atende todas as proximidades. Informamos que a mesma encontra-se em revisão mecânica e estamos solucionando o problema. Já adiantamos que temos a ambulância de Colônia para o apoio, caso haja qualquer eventualidade. Ainda de acordo com a pasta; a previsão do término da referida revisão e entrega do veículo à comunidade será no máximo até 16/07 (terça-feira). Caso a manutenção não termine na data programada, a secretaria de saúde disponibilizará um outro veículo ambulância para atender a comunidade.
O município ressalta ainda que no último dia 19 de Junho, o município entregou duas novas ambulâncias, que servirão o próprio distrito de colônia, bem como ao Hospital Municipal Frei Silvério, e tem a previsão, de até 03 de agosto, entregar mais três novas ambulâncias, que servirão para renovar a frota dos Distritos de Pedras, Vila Brasil, bem a região que abrange os distritos de Comandatuba e Rio Doce.
Fonte:Blog Mateus Oliver
Obrigado por nos credibilizar