Sesab e SMS confirmam mais dois casos de varíola do macaco na Bahia, doença já tem casos suspeitos no vale do Jiquiriçá
As Secretarias Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) e a Municipal de
Salvador (SMS) confirmaram nesta segunda-feira (25) mais dois casos confirmados da “Monkeypox”, conhecida como “varíola dos macacos”, na capital baiana. Ao todo, o estado possui cinco casos da doença. De acordo com a secretaria, os pacientes são do sexo masculino, têm 29 e 34 anos, moram em Salvador e tiveram o início dos sintomas em 4 de julho.
De acordo com a Sesab, todos os pacientes confirmados com a doença são moradores de Salvador. O primeiro registro foi no dia 13 de junho, o segundo em 14 de junho e o terceiro na quarta-feira (20).
Outros 31 casos suspeitos estão sendo investigados. São notificações dos municípios de Barra (1), Ibicaraí (2), Ilhéus (2), , Porto Seguro (1), Salvador (14), Santo Antônio de Jesus (3), São Miguel das Matas (1) e Vitória da Conquista (03), já no Vale do Jiquiriçá 4 casos são investigados nas cidades de Laje (1), Mutuípe (3).
Os dois homens que tiveram o caso confirmado na capital baiana nesta segunda, não necessitaram de hospitalização e seguem em isolamento em domicílio, com boa evolução.
Eles tiveram contato próximo e apresentaram febre de início súbito, dor lombar, erupção cutânea e dor de cabeça. A rede municipal dispõe de 16 postos de urgência que funcionam ininterruptamente, nos sete dias da semana, inclusive feriados, em regime 24 horas.
A SMS detalha que entre os casos suspeitos residentes em Salvador, cinco (22,7%) foram confirmados para Monkeypox (quatro por critério laboratorial e um por critério clínico-epidemiológico). Todos os pacientes são do sexo masculino e mediana de idade de 29 anos.
Em relação às manifestações clínicas, todos os casos apresentaram febre, adenomegalia e erupções cutâneas. Dos casos confirmados, dois (40%) são residentes do Distrito Sanitário (DS) Barra/Rio Vermelho e três (60%) do DS Cabula/Beiru.
Obrigado por nos credibilizar