Operação “O CRIADOR” da Polícia Federal cumpriu 2 mandados de prisão e 4 de busca e apreensão em Jequié “uma pessoa está foragida”
A polícia Federal de Vitória da Conquista em conjunto com o INSS e 19º Batalhão de Polícia Militar de Jequié realizou durante todo o dia de quarta-feira (09) uma operação denominada de “O CRIADOR” contra uma quadrilha especializada em fraudar benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A equipe Federal visava prender ao menos três pessoas, sendo um (01) por mandado de prisão preventiva e dois por (02) mandados de prisão temporária, além de quatro (04) mandados de busca e apreensão.
Um dos suspeitos, identificado apenas pelo prenome de Gilberto foi preso nas primeiras horas da operação e na residência principal dele a polícia encontrou farta quantidade de documentos e cartões de outras pessoas, além de dois revólveres cal.38 e dois distintivos.
Ainda na casa do criminoso, a polícia apreendeu um veículo tipo Montana, preta de placa policial RPX4A90 e uma máquina de impressão, que segundo apurou os repórteres Mateus Oliver e Cacá Santana da Rádio 95 FM junto a agentes envolvidos na operação; pode ser uma das máquinas utilizadas para a impressão dos documentos falsos.
A segunda pessoa presa é uma mulher de iniciais L.S da S, que de acordo com a polícia federal seria laranja da quadrilha e foi alcançada pela operação já no meio da tarde do mesmo dia. Após passar por audiência de custódia na Justiça Federal jequieense, ela foi encaminhada ao Conjunto Penal de Jequié onde permanece a disposição da justiça.
O terceiro investigado não foi encontrado na residência apontada nas investigações, não teve nome revelado e segue sendo procurado pela Polícia que permanece no município juntamente com o INSS afim de cumprí-lo e concluir a perícia nos imóveis apontados como alvos.
A quadrilha segundo os investigadores se especializava em fraudar o benefício “pensão por morte” de cidadãos falecidos em diversas partes do Brasil (SP, SC, RS, BA etc.), que não tivessem deixado herdeiros ou dependentes legais passíveis de obtenção do mesmo tipo de benefício previdenciário.
Além disso a autoridade assegura que ficou comprovado que uma única pessoa ficava na posse e responsabilidade de efetuar, mensalmente, os saques fraudulentos de todos os benefícios, sempre em agências bancárias da cidade de Jequié.
Além disso, cruzamentos de dados feitos pela inteligência da PF, perícias e análises de inteligência revelaram que a associação criminosa foi responsável por criar uma empresa “fantasma” na cidade de Vitória da Conquista e de ter financiado dez (dez) carros de luxo, cada um avaliado em aproximadamente R$180.000,00 (cento e oitenta mil reais).
Além dos antecedentes criminais, revelou-se ainda que o mentor do esquema criminoso esteve diretamente envolvido em outros dois Inquéritos Policiais que tramitaram na DPF/VDC/BA, sendo um resultante na Operação DEMISSIO, e outro na apuração do crime de inscrição fraudulenta de três (03) títulos eleitorais durante o período do recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral. Além dos mandados judiciais, foi determinado também o bloqueio judicial no importe de R$1.517.774,92 (um milhão, quinhentos e dezessete mil, setecentos e setenta e quatro reais e noventa e dois centavos) das contas e bens dos investigados e o INSS efetuou o bloqueio e cancelamento sumário de todos os benefícios fraudulentos.
Obrigado por nos credibilizar