Confira o que diz o laudo que confirmaria disparo que atingiu viatura da PM em ação que acabou com campeão baiano de judô baleado
A redação do Blog Mateus Oliver Repórter teve acesso exclusivo a informações expostas no laudo pericial que concluiu parte das investigações sobre versão apresentada por policiais no que se refere a um tiro que atingiu a viatura empregada na operação na data do ocorrido diante de uma ação que terminou com o campeão baiano de Judô baleado nas costas em uma ação policial militar em Jequié.
O veículo, ao ser periciado, apresentava-se com uma perfuração no terço medial superior da folha da chapa da caixa de roda dianteira direita. A aludida perfuração possuía formato compatível com trajetória longitudinal e bordas irregulares, com ângulo inferior a 20º, medindo cerca de 0,3cm de profundidade e 9,0cm de comprimento.
Após análise das evidências encontradas; o Perito concluiu que houve emprego de violência a viatura, oo que confirma a versão apresentada pelos policiais causando danos materiais leves à estrutura do veículo e, consequentemente, prejuízo ao patrimônio público e também que o fato representou risco para a integridade física de eventuais ocupantes do mesmo.
Por um outro lado, a polícia científica não informou alguns pontos importantes para este quebra cabeças, a exemplo de calibre do projétil, nem compatibilidade com a arma apresentada na cena do evento.
A quebra de custódia também é um outro fator que atrapalha a conclusão de uma perícia mais minuciosa, outrora que segundo informações colhidas pela nossa redação junto a um policial civil, a arma supostamente deixada pelos possíveis resistentes foi recolhida pelos militares sem qualquer objeto (luvas) que facilitasse a identificação de digitais no armamento; desta forma a perícia não terá condições de informar se o objeto pertence ou não a dupla.
A perícia ainda concluiu que não há elementos que permitam afirmar categoricamente a posição do atirador, tampouco a simulação da trajetória do disparo até o repouso do projétil. Contudo, o formato e as características da perfuração sustentam a hipótese de o disparo que atingiu o veículo foi efetuado de maneira longitudinal, de frente para trás e da esquerda para a direita (viatura como referência).
Entenda o caso:
O fato teria ocorrido na tarde de terça-feira (9), na Rua do Contorno, no bairro Jequiezinho, quando os policiais militares em ronda na área teriam avistado uma dupla a bordo de uma motocicleta e determinaram que o piloto parasse o veículo para averiguação.
Ainda segundo o relato, a ordem não foi obedecida pelo condutor, momento em que o carona levantou os braços para demonstrar que não estava armado e fazendo afirmação de que não seria criminoso e foi baleado por um dos integrantes da guarnição.
O que diz a polícia?
De acordo com a nota divulgada pela polícia militar, os agentes faziam rondas no bairro Jequiezinho, quando avistaram duas pessoas em atitude suspeita em uma motocicleta. A guarnição deu ordem de parada, que não foi atendida pelo condutor do veículo.
Ainda segundo a nota, disparos foram efetuados contra os policiais, chegando a atingir a viatura. Houve o revide e os suspeitos fugiram dispensando a arma que fora encontrada. Posteriormente, os policiais foram informados de que um homem, atingido por disparo de arma de fogo, havia dado entrada em uma unidade hospitalar.
A arma foi apresentada na delegacia para adoção das medidas cabíveis; e está passando por perícia na Capital baiana.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter
Obrigado por nos credibilizar