A deputada Soane Galvão (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa, indicação endereçada ao secretário de Infraestrutura de Transportes, Energia e Comunicações (Seinfra), Sérgio Brito, e ao governador Jerônimo Rodrigues sugerindo que seja restaurada a iluminação cênica da Ponte Jorge Amado no município de Ilhéus.

“A Ponte Ilhéus-Pontal, que recebeu milhões em investimentos e possui 533 metros de extensão, infelizmente está com seu moderno sistema de iluminação desativado, sem funcionar”, explicou a parlamentar, observando que “as luzes que a adornavam se apagaram completamente, obscurecendo sua beleza e simbolismo”. Ela considera que a restauração imediata da iluminação cênica da Ponte Jorge Amado irá fazer a diferença e trazer de volta o brilho ao equipamento que tanto enaltece nossa região.

“Conhecida pelas belas praias e tradicionalmente na produção de chocolates, Ilhéus agora também é reconhecida como detentora da primeira ponte estaiada da Bahia”, disse. A ponte estaiada é um tipo de estrutura em que as cargas do tabuleiro – onde passam veículos e pedestres – são transferidas por uma série de cabos tensionados ancorados em uma torre vertical. “Hoje é um importante vetor de crescimento e que já figura como um novo cartão-postal de Ilhéus, além de ter uma função muito importante no deslocamento seguro não só para os moradores da cidade mas também para turistas que precisam ir para o litoral sul”, definiu.

Além dos 533 metros de extensão, a ponte conta com 25 m de largura e abrange um sistema viário com 2,7 km com acessos ao centro e ao Litoral Sul. Tem quatro pistas de rolamento para veículos, uma ciclofaixa e faixa para pedestres.