Falta de fisioterapeutas na rede municipal de saúde em Una deixa pacientes até mais de 2 anos na fila da regulação
Vivendo o drama de um caos na saúde pública, moradores do município de Una, na região sul da Bahia que precisam de um profissional de fisioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem enfrentado uma grande dificuldade por falta das marcações dos exames, que dependem da secretaria municipal de saúde, através de um sistema da regulação do estado.
Não é difícil encontrar pacientes queixosos pela ineficiência de agilidade dos procedimentos; é o caso de dona Lucilene, que após sobreviver desde março de 2022 na fila da regulação, ainda aguarda por um procedimento de fisioterapia a mais de 2 anos outrora que já estamos a mais do meio do ano de 2024.
Já dona Maria Damiana Oliveira, 35 anos, que possui um cisto no pulso está a cinco meses nescessitando das sessoes de fisioterapia, mais a falta de atendimento de fisioterapia, que depende do município tem atrapalhado seu direito a saúde.
Uma outra paciente que preferiu não se identificar mais que também precisa do atendimento relatou a nossa equipe de reportagem; que procurou a central de regulação do município para marcar a fisioterapia e ouviu que não está tendo fisioterapeuta para atender no município e que não teria previsão para marcar o procedimento.
A nossa redação não conseguiu contato com a secretaria municipal de saúde para falar sobre o assunto, que é mais uma denúncia além da falta de medicamentos e até profissionais nos postos de saúde e o espaço segue a disposição dos esclarecimentos.
Fonte: Mateus Oliver Repórter