WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 

auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb

novo programa psb


(73) 99158-7750

janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


:: 20/jan/2025 . 19:39

PSD confirma candidatura de Adolfo Menezes à presidência da AL-BA e costura eleição imediata em caso de impedimento

O senador e presidente estadual do PSD, Otto Alencar, garantiu a permanência da candidatura à reeleição de Adolfo Menezes (PSD) para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em decisão unânime. O martelo foi batido nesta segunda-feira (20), após reunião interna do partido convocada por Otto para buscar um consenso nas articulações do PSD para a eleição da Mesa Diretora da AL-BA.

Os social-democratas também defenderam o ”respeito à proporcionalidade”, indicando apoio à candidatura de Rosemberg Pinto (PT) para a primeira vice-presidência da Casa. Todavia, segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, o PSD teria ”fechado o acordo” com uma condição: a mudança do Regimento Interno da Assembleia.

A proposta, que deve ser votada em convocação extraordinária ainda na atual legislatura – portanto antes da eleição -, provocaria a convocação imediata de eleição para a presidência da AL-BA, sem tempo para que o então ocupante da primeira vice-presidência sinta o gosto da cadeira. A medida é uma forma de blindar o cargo para evitar que o próprio Rosemberg assuma como presidente e postergue novas eleições.

Caso haja o impedimento jurídico de Adolfo Menezes após a eleição, o PSD manteria o ”direito” à presidência, abrindo espaço para que quadros do partido coloquem o nome à disposição e tentem se viabilizar. O entendimento, conforme apuração do Bahia Notícias, é que um eventual comando do PT na Assembleia alteraria o equilíbrio de forças entre as siglas da base aliada estadual.

A disputa pela liderança da Casa vivia um imbróglio entre Adolfo Menezes e o senador Angelo Coronel (PSD), que articulava a indicação do deputado estadual Angelo Filho (PSD), filho dele, para disputar a primeira vice-presidência.

Nos bastidores, se levantou a possibilidade de Adolfo desistir de sua candidatura para apoiar o nome de Ivana Bastos (PSD) para o cargo, tendo como segunda opção a indicação de Alex da Piatã. Nesse contexto, cresceram rumores em torno dessas alternativas, que foram encerrados com o acordo da tarde desta segunda.

Exclusivo: Jequié fecha 2024 com 86 homicídios, 76 tentativas e deixa dúvidas se letalidade policial é o verdadeiro problema como aponta o Anuário da Segurança

Com exclusividade o Blog Mateus Oliver Repórter apurou junto a Polícia Civil da Bahia, que o município de Jequié na região sudoeste da Bahia contabilizou entre Janeiro e Dezembro de 2024 um total de 86 homicídios dolosos,  sendo a disputa entre facções que atuam no tráfico de drogas a causa da maioria dos delitos; 01 pessoa foi morta em decorrência de lesão corporal e 01 vítima de latrocínio (roubo seguido de morte), além de dois feminicídios, totalizando 89 vítimas assassinadas.

 O número de pessoas mortas no município em 2024 poderia ser ainda maior se as 57 tentativas de homicídio tivessem se concretizado. Se seguir no ritmo atual, com média de 6,16 homicídios por mês, Jequié corre o risco de fechar 2025 com recorde histórico de assassinatos no município outrora que o índice mensal do ano anterior já fora ultrapassado em apenas 20 dias do novo ano com 11 vítimas.

 A alta dos índices de crimes contra a vida é reconhecida pela Polícia Civil da Bahia, e em entrevistas a veículos de imprensa a instituição, por meio da 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (9ª COORPIN) assegura que medidas estão sendo tomadas, com investigações, elucidações e prisões; já a Polícia Militar tem afirmado incremento em ações de prevenção com rondas ostensivas e aumento do efetivo para incursões, que são realizadas durante o policiamento nas ruas todos os dias.

 O tráfico de drogas é o pano de fundo para tamanha escalada de violência. Principalmente por causa da guerra de facções. Há alguns membros de facções que foram soltos recentemente do sistema carcerário e estão em guerra por domínio de território ou rixas envolvendo o tráfico de drogas.

 A grande maioria das vítimas tem passagens pelo sistema carcerário e embora o número de crimes siga aumentando, o índice de inquéritos elucidados não foram informados pela polícia civil.

 Uma operação denominada de Operação Hórus” montada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado para conter o avanço da criminalidade, porém não tem surtido efeitos e com o pouco resultado apresentado a sociedade, já é intitulada pela população nas redes sociais como “Operação Fake News”; “Operação Desfile de 7 de Setembro”; “Operação pega Ninguém” e até mesmo “Operação Esparrama” como criticou um radialista da cidade pelo fato do aviso com antecedência por parte da Secretaria de Segurança Pública em todos os sites e mídias radiofônicas e televisivas do estado. O portal segue aberto a pronunciamentos por parte dos órgãos de seguranças em relação a tal matéria.

Texto sob Supervisão do Jornalista Mateus Oliver Inscr. 1.938/BR e Reg Mte 7.056/BA

Homem que matou a própria tia em 2014 é encontrado morto dentro do conjunto penal de Itabuna

Na manhã de domingo, 19 de janeiro de 2025, um grave incidente foi registrado no Conjunto Penal de Itabuna. Thiago Souza Vieira, de 35 anos, foi encontrado morto em sua cela individual, na área de adaptação da unidade. De acordo com as informações preliminares, ele se enforcou utilizando um lençol.

Thiago não possuía histórico de doenças psiquiátricas e, até então, não apresentava sinais de distúrbios mentais. O complexo penal informou que as devidas providências foram tomadas, incluindo o apoio à família através do Serviço Social. O sepultamento ocorreu às 16 horas do mesmo dia, marcando o fim de uma história trágica.

Thiago estava preso há 10 anos, cumprindo pena por homicídio. Em 2014, ele foi acusado de assassinar sua tia, Elizailde de Jesus Sousa, de 32 anos, em um crime brutal que chocou a comunidade local.

O homicídio ocorreu na rua São Geraldo, no bairro Novo Lomanto, em Itabuna, após uma discussão acirrada na casa da avó do acusado, onde Thiago, que na época tinha 25 anos, teria pedido dinheiro para comprar drogas. A tia, ao tentar defendê-los, foi fatalmente golpeada.

Dois trabalhadores caem em tanque de caminhão pipa e morrem no recôncavo baiano

Dois trabalhadores morreram após caírem em um tanque de um caminhão pipa que havia transportado sangue bovino na cidade de Teodoro Sampaio, no recôncavo baiano, neste domingo (19). Ednaldo de Jesus Xavier, de 46 anos, e José Ginaldo da Cruz, de 45, estavam na área de uma fábrica quando o acidente aconteceu.

Eles chegaram a ser socorridos por uma ambulância da cidade, mas não resistiram. O caso foi registrado pela Delegacia Territorial de Santo Amaro. A Polícia Civil da Bahia investiga as mortes como acidentais. Guias para remoção dos corpos e realização de perícia foram expedidas. As autoridades aguardam os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e as oitivas realizadas para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Acidente próximo a Barra preto deixa uma pessoa morta e três feridas

Na manhã deste sábado, 18 de janeiro, um grave acidente na BA 120, na localidade de Barro Preto, resultou na morte de Maria das Graças Almeida Santos, de 61 anos. O veículo, que seguia em direção a Itabuna, capotou após o motorista, Clebson Batista, perder o controle da direção e bater contra um barranco.

Além de Maria, estavam no carro Edson Correia e Eliane Mendes, que, assim como Clebson, foram levados para o Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Itabuna. De acordo com seguranças informações o estado de saúde do motorista é delicado.
A Polícia Militar destacou que a curva do acidente é conhecida pelo alto índice de ocorrências, o que reforça a necessidade de atenção redobrada e condução segura em trechos sinuosos. A tragédia serve como um alerta para motoristas sobre a importância da prudência nas estradas.

Caso de desaparecimento em Una: Família busca respostas sobre DNA de ossada encontrada

Após quase um ano do desaparecimento de Sineide de Jesus Nazário, de 50 anos, a família da moradora do bairro Marcel Ganem, em Una, sul da Bahia, continua a luta por respostas que a autoridade ainda não conseguiu fornecer. A expectativa gira em torno do exame de DNA da ossada humana descoberta em 15 de abril de 2024, em uma área de mata na região da torre de Una.

Rosineide, irmã de Sineide, relatou que no dia 2 de maio do ano passado, a Justiça coletou material genético de seus dois filhos para a realização do teste comparativo. As amostras partiram para Salvador no dia 7 de maio, mas, após quase nove meses, a família permanece sem qualquer retorno que possa confirmar se a ossada é, de fato, de Sineide.

Sineide foi vista pela última vez em 29 de fevereiro do ano passado, e desde então, sua ausência se tornou uma pesada carga emocional para a família, que anseia por justiça e pelo esclarecimento do que ocorreu.

Homem é esfaqueado até a morte, esposa sobrevive e suspeito é preso em flagrante em Ilhéus

Noite de domingo (19) violenta na zona sul de Ilhéus, desta vez no Cururupe. Um homem apenas identificado por Diego foi assassinado a golpes de faca, tipo peixeira, enquanto a sua esposa sobreviveu da tentativa de homicídio, sendo levada para o centro cirúrgico do Hospital Costa do Cacau.

Informações obtidas pelo Fábio Roberto Notícias, o homem estava limpando um terreno, quando um indivíduo se aproximou perguntado onde o casal morava. Após responder que residiam no Teotônio Vilela, o suspeito atacou Diego desferindo-lhe vários golpes de faca, além de atingir a esposa, que conseguiu escapar mesmo ferida.

Imediatamente, a polícia militar entrou em ação e obteve êxito na prisão em flagrante do suspeito, sendo levado no camburão e apresentado no plantão da 7ª COORPIN, ficando à disposição da justiça.




WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia