BAMIN suspende obras da Fiol com 75% do trecho Caetité-Ilhéus concluído
A construção da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), trecho que liga Caetité a Ilhéus, na Bahia, foi suspensa com 75% das obras concluídas.
A informação foi confirmada nesta terça-feira (1º) pela BAMIN, empresa responsável pelo projeto, que anunciou o fim do contrato com a construtora Prumo Engenharia. O trecho, de 537 quilômetros e que passa por 19 municípios baianos, foi a primeira obra anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023.
Inicialmente, a previsão de conclusão era para 2027, mas Lula pediu agilidade para que a entrega fosse antecipada para 2026, ano eleitoral. A BAMIN informou que o contrato com a Prumo foi “desmobilizado” na segunda-feira (31), após um investimento de R$ 784 milhões.
A companhia afirmou que os serviços de manutenção e as obrigações socioambientais vinculadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro serão mantidos. Além disso, o Grupo ERG, controlador da BAMIN, segue em busca de investidores para retomar a implantação da ferrovia.
O Sintepav-BA (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia) repudiou a demissão em massa de trabalhadores da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), no trecho de Uruçuca, após a rescisão do contrato entre a Bahia Mineração (Bamin) e a Prumo Engenharia. O sindicato alega falta de diálogo e transparência no processo e convocou uma assembleia para esta quarta-feira (02) no canteiro de obras.
A entidade exige que o Governo do Estado e o Governo Federal se posicionem sobre o futuro do empreendimento, destacando que a paralisação compromete empregos, renda e o desenvolvimento da região. O Sintepav-BA segue mobilizado para garantir os direitos dos trabalhadores e cobrar responsabilidade das empresas envolvidas.