:: 30/abr/2025 . 10:54
Técnicos da SEINFRA e do INEMA farão inspenção na BA-676 nesta quarta-feira (30)
Uma inspeção conjunta com a presença de representantes da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) será realizada na área de compensação ambiental da BA-676, trecho que liga a sede do município de Una ao Distrito de Colônia nesta quarta-feira (30) afim de agilizar a retomada das obras na referida rodovia.
A informação foi repassada com exclusividade ao Jornalista Mateus Oliver Repórter nesta quarta-feira (30), após o mesmo publicar um artigo referente ao descumprimento do acordo feito em 1º de Abril de 2025 em Salvador, época em que se reuniram Serim, representantes do INEMA e Representantes do Movimento “O povo pela retomada das obras da BA-676”, garantindo que até a data de 30 de Abril a obra já estivesse recomessada , o que não aconteceu (Ver aqui).
Ainda segundo a Seinfra, após a visita, a Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) será emitida pelo Inema a fim de retomar os serviços, não dando data para este reinício.
Questionada sobre a passagem de competência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o Inema referente ao licenciamento ambiental da obra, o que até então só se tinha uma informação extra oficial de que havia sido feito, a secretaria admitiu que o acordo de Cooperação Técnica já foi assinado de 16 de abril de 2025 e será publicado no Diário Oficial da União (DOU) na primeira quinzena do mês de maio.
CONFIRA NOTA NA ÍNTEGRA
ASCOM
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Mateus Oliver Repórter
Governo do estado não cumpre promessa e obras da estrada Una x Colônia seguem paralisadas
Alegando que precisariam do prazo até 30 de Abril de 2025 para retomada das obras da BA-676; trecho que compreende a Sede do município de Una ao Distrito de Colônia, mais uma vez o governo do estado não cumpriu a sua palavra e a obra anunciada em 02 de agosto de 2024, durante festa de comemoração ao aniversário da cidade segue sem avanços.
O impasse já foi motivo de manifestação popular que parou parte do sul da Bahia quando manifestantes bloquearam em 26 de Março a rodovia BA-676 por cerca de 06:00 horas.
Na época; o Ex-prefeito Tiago Bischenner (PP) esteve na manifestação representando o governo do estado e destacou proposta da gestão executiva da Bahia para que se fizesse uma reunião com a comissão do movimento em Salvador; o que aconteceu na primeira semana após a manifestação e segundo o prefeito acompanhado do Deputado Estadual Eduardo Salles (PP), ficou acordado que em até 30 de abril a obra estaria retomada mediante a necessidade de resolução de documentos por parte do INEMA e IBAMA.
O secretário da Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia, que foi quem recebeu os manifestantes, tampouco a Seinfra, Ibama nem Inema não se pronunciaram publicamente sobre o assunto e o prazo que já se findou agora é apenas mais um não cumpridos.
Diante do exposto; a população do distrito de Colônia já se organiza para mais uma manifestação, prometendo inclusive mais rigidez nas negociações em protesto pela retomada da obra.
A nossa redação tentou contato com o governo da Bahia para falar sobre o assunto, porém até o fechamento desta matéria ninguém se pronunciou sobre o caso e o espaço segue aberto a gestão estadual.
Fonte: Mateus Oliver Repórter
- 1