Alegando que precisariam do prazo até 30 de Abril de 2025 para retomada das obras da BA-676; trecho que compreende a Sede do município de Una ao Distrito de Colônia, mais uma vez o governo do estado não cumpriu a sua palavra e a obra anunciada em 02 de agosto de 2024, durante festa de comemoração ao aniversário da cidade segue sem avanços.

O impasse já foi motivo de manifestação popular que parou parte do sul da Bahia quando manifestantes bloquearam em 26 de Março a rodovia BA-676 por cerca de 06:00 horas.

 Na época; o Ex-prefeito Tiago Bischenner (PP) esteve na manifestação representando o governo do estado e destacou proposta da gestão executiva da Bahia para que se fizesse uma reunião com a comissão do movimento em Salvador; o que aconteceu na primeira semana após a manifestação e segundo o prefeito acompanhado do Deputado Estadual Eduardo Salles (PP), ficou acordado que em até 30 de abril a obra estaria retomada mediante a necessidade de resolução de documentos por parte do INEMA e IBAMA.

O secretário da Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia, que foi quem recebeu os manifestantes, tampouco a Seinfra, Ibama nem Inema não se pronunciaram publicamente sobre o assunto e o prazo que já se findou agora é apenas mais um não cumpridos.

 Diante do exposto; a população do distrito de Colônia já se organiza para mais uma manifestação, prometendo inclusive mais rigidez nas negociações em protesto pela retomada da obra.

 A nossa redação tentou contato com o governo da Bahia para falar sobre o assunto, porém até o fechamento desta matéria ninguém se pronunciou sobre o caso e o espaço segue aberto a gestão estadual.

Fonte: Mateus Oliver Repórter