Rui Costa afirma em Itabuna que Bahia é líder nacional em investimento na saúde pública
O ex-ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira, 25 de junho, em Itabuna, que a Bahia é o estado que mais investe em saúde pública no Brasil, durante agenda marcada pela entrega de 42 novos leitos da Ala Francisco Ferreira, na Santa Casa de Misericórdia, quando destacou o volume de recursos aplicados pelo Governo do Estado na ampliação da rede de assistência e no fortalecimento dos serviços de saúde no interior baiano.
Segundo Rui, a Bahia aplica atualmente 15,6% da receita corrente líquida em ações e serviços públicos de saúde, percentual superior ao mínimo constitucional de 12% exigido dos estados, o que, na avaliação do ex-governador, demonstra o esforço orçamentário realizado nos últimos anos para ampliar hospitais, apoiar unidades municipais e filantrópicas e garantir atendimento mais próximo da população nos territórios do interior.
“O mínimo que se gasta em saúde pública, que é obrigado por lei para o Estado gastar, é 12% da receita corrente líquida. Hoje, a Bahia está em 15,6%. Eu tenho orgulho de dizer que a Bahia é líder nacional de investimento em saúde pública”, afirmou Rui Costa.
Durante o discurso, Rui também ressaltou que, apesar de a Bahia ocupar apenas a 16ª posição entre os estados em arrecadação, o estado figura, segundo ele, entre os maiores investidores do país na área da saúde, situação que considera ainda mais relevante pelo fato de a Bahia possuir uma população semelhante à do Rio de Janeiro, mas arrecadar pouco menos da metade do volume registrado pelo estado fluminense.
Pré-candidato ao Senado pela Bahia, Rui defendeu que o resultado dos investimentos aparece na interiorização da rede pública e na ampliação de serviços especializados fora da capital, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para Salvador e fortalecendo polos regionais como Itabuna, que, segundo ele, se consolidou como uma das principais referências em saúde no interior do estado.
Ao abordar os investimentos no sul da Bahia, Rui afirmou que Itabuna se transformou no maior polo de saúde do interior baiano graças à parceria entre os governos federal e estadual, a Prefeitura e a rede filantrópica, destacando que o município reúne uma estrutura de atendimento superior à de cidades maiores em população, como Feira de Santana e Vitória da Conquista.
“Aqui tem mais serviço de saúde pelo município e pela rede filantrópica que Conquista e Feira de Santana, que são cidades muito maiores em termos de população do que Itabuna”, declarou.
Ao lado do prefeito Augusto Castro e de lideranças políticas da região, o ex-governador citou como exemplos da regionalização da saúde a construção do Hospital Regional Costa do Cacau, a maternidade regional de Ilhéus, as policlínicas regionais, a ampliação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e os sucessivos investimentos na Santa Casa de Misericórdia, incluindo a entrega recente de um acelerador linear, de um novo tomógrafo e, agora, dos 42 novos leitos requalificados.
A agenda em Itabuna também incluiu a inauguração do novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e a requalificação da Feira do São Caetano, dentro de uma programação institucional realizada em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itabuna, reforçando o discurso de integração entre saúde, infraestrutura urbana e desenvolvimento regional.
Fonte: jornalista Mateus Oliver














