Cerca de oito mil moradores da região dos bairros Campinhos e Simão, em Vitória da Conquista, serão beneficiados com a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, por meio de uma obra executada pelo Governo do Estado, através da Embasa, com investimento de R$ 19 milhões provenientes do Novo PAC, do Orçamento Geral da União e de recursos próprios da empresa estadual, garantindo a expansão da infraestrutura de saneamento em uma das áreas de crescimento urbano do município.

A intervenção já ultrapassou 50% do cronograma de execução e deve possibilitar a interligação dos imóveis ao sistema já no primeiro semestre do próximo ano, contribuindo para elevar ainda mais a cobertura de esgotamento sanitário de Vitória da Conquista, que atualmente está em torno de 85%, percentual considerado estratégico para a saúde pública, a qualidade de vida e o desenvolvimento urbano.

A obra de esgotamento sanitário dos bairros Campinhos e Simão representa um dos investimentos estruturantes em andamento no município e demonstra a importância da união entre recursos federais e estaduais para ampliar o acesso da população a serviços essenciais, especialmente em regiões que ainda aguardam a chegada da rede coletora e da ligação dos imóveis ao sistema público de esgoto.

De acordo com as informações divulgadas, estão sendo implantados 23,5 quilômetros de rede coletora, 5,6 quilômetros de linhas de recalque, três novas estações elevatórias de esgoto e 5,7 quilômetros de ramais prediais, que correspondem ao trecho onde é feita a ligação da rede interna dos imóveis à rede pública, com potencial para atender cerca de dois mil imóveis.

Para o gerente de obras da Embasa, Jackson Rangel, o empreendimento vai proporcionar mais saúde e bem-estar à população da área atendida, além de reforçar o serviço de esgotamento sanitário no município, acompanhando o crescimento urbano e contribuindo para a melhoria das condições de vida nos bairros beneficiados.

“A Embasa segue cumprindo a missão de ofertar qualidade de vida em sua área de atuação, acompanhando o crescimento urbano e contribuindo para o desenvolvimento. Em breve mais uma grande área da cidade será integrada ao sistema coletor de esgotamento sanitário, elevando ainda mais a cobertura deste importante serviço público”, explicou Jackson Rangel.

As obras estruturantes realizadas com apoio do Governo Federal, do Governo do Estado e da Embasa também contribuíram para que Vitória da Conquista ganhasse destaque nacional na área de saneamento, já que o município é reconhecido como um dos mais bem saneados do Nordeste do Brasil, segundo o Ranking do Saneamento, com serviço de esgotamento sanitário acima da média nacional.

O Índice de Progresso Social também apontou resultado positivo para Vitória da Conquista, com nota 84,47 no indicador relacionado ao saneamento, acima da média nacional de 77,53, reforçando o papel dos investimentos públicos e da aplicação de recursos estruturantes na ampliação da cobertura e na melhoria dos serviços ofertados à população.

Com a continuidade da obra financiada por recursos do Novo PAC, do Orçamento Geral da União e da Embasa, a expectativa é de que os bairros Campinhos e Simão passem a contar com uma estrutura mais ampla e eficiente de esgotamento sanitário, reduzindo impactos ambientais, prevenindo doenças e garantindo mais dignidade para milhares de moradores da região.

Fonte: jornalista Mateus Oliver