O Brasil passa por uma fase de desabastecimento de remédios em diversas regiões. A falta de medicamentos tem afetado não só farmácias, mas hospitais e unidades públicas de saúde na maioria das cidades do País.


 O desabastecimento se dá pela ausência de matéria-prima para compor as substâncias e, também, a escassez de insumos para embalagem, sendo esse desabastecimento consequência de um Lookdown feito pela China, guerra entre Ucrânia e Russia, que são potencias no fornecimento de matérias primas, do setor farmacêutico.

 Os municípios do Brasil passam por uma fase que tem deixado os Prefeitos muito preocupados, por conta da dificuldade enorme de fazer aquisições de diversos medicamentos básicos como dipirona e xaropes em geral.

 Muitos hospitais já enfrentam falta generalizada de muitos insumos e medicamentos, inclusive diversos tipos de soro, item básico para o funcionamento do fluxo hospitalar.

 Além disso, a escassez de alguns matérias está elevando de forma absurda o preços de medicamentos, seja eles de âmbito hospitalar ou comercial, o que vem pesando no bolso do consumidor.

 Vale ressaltar que o Brasil é muito dependente de matérias-primas de países como Índia e China, que são os maiores produtores do mundo.

 A ausência faz com que medicamentos simples e imprescindíveis para o dia a dia da rede municipal de saúde esvaziem as prateleiras, como estamos constatando na cidade de Una, seja na rede publica ou privada.
Obrigado por nos credibilizar