WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 







auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

dezembro 2022
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


:: 1/dez/2022 . 20:30

Município de Una registra 07 casos de covid-19 nesta quinta-feira

 De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de Saúde de Una, nesta quinta-feira (30), mais 04 casos de covid-19 foi detectado no município elevando de 04 para 07 o número de infectados pela doença.

 Desde o início da pandemia do novo coronavírus, 7.813 testes rápidos foram feitos em pessoas com suspeita da doença; destes, 5.119 foram descartados enquanto 2.445 testaram negativo para a doença e 2.408 testaram positivos.

 Ainda de acordo com a secretaria de saúde do município, nenhum internamento foi registrado até o momento, bem como não há nenhum caso aguardando resultado. 2.359 vítimas das que testaram positivo para Covid-19 estão curadas e 45 pessoas evoluíram para o óbito.

 O município recomendou nesta terça-feira (29) o uso de máscaras para toda a sociedade e assim como no decreto estadual, reforçou que o uso da proteção dentro do hospital e demais unidades de saúde do município é obrigatória.

 Nesta quarta-feira o município destacou que está intensificando a vacinação contra a COVID-19 na cidade. “Não deixe de tomar as doses que ainda faltam para completar o seu esquema vacinal. Estaremos com STAND de vacinação montado em frente a prefeitura de Una a partir do dia 01 de dezembro até dia 03, sábado ao meio dia” diz uma postagem no facebook oficial da prefeitura.

 A secretaria de saúde também recomendou que os cidadãos baixem o aplicativo do ConectSUS nas plataformas Play Store e App Store direto em seu celular ou tenha em mãos seu cartão de vacinação e documentos pessoais.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter

Obrigado por nos credibilizar

Pela terceira vez, idoso de 85 anos de Una tem cirurgia cancelada no Costa do Cacau em Ilhéus

 Pela terceira vez o idoso José Andrade da Costa, 85 anos, morador de Una no sul da Bahia que está internado há 28 dias no hospital regional Costa do Cacau em Ilhéus teve a cirurgia cancelada por falta de leito.


 O idoso está internado desde o dia 03 de novembro (RELEMBRE AQUI) aguardando pela regulação do estado com o fêmur quebrado e precisando da cirurgia ortopédica e pode inclusive perder a capacidade de andar devido ao problema.

 Com o aumento da Covid-19 no estado da Bahia, a família teme que a situação do paciente venha a se agravar em caso de contaminação.

 O primeiro agendamento de cirurgia aconteceu em 15 de novembro, o segundo em 18 de novembro e por fim em 01 de dezembro, porém apesar de nas três oportunidades o idoso ter jejuando durante todo o dia, pelas três vezes recebeu a informação de cancelamento da cirurgia por falta de leito na unidade.

 Antes de ser internado no HRCC, segundo informações apuradas pelo repórter Mateus Oliver junto a professora Maria José; filha do idoso, o paciente foi atendido no Hospital Municipal Frei Silvério no município onde reside, após tomar uma queda e fraturar o fêmur e a unidade deslocou o idoso para o Costa a fim de que o mesmo lá estivesse um atendimento mais adequado e passasse por uma cirurgia, outrora que o hospital de Una não dispõe da estrutura necessária para tal atendimento.
 
 A informação da terceira cirurgia cancelada veio da filha da vítima para a nossa reportagem no final da tarde desta quinta-feira (01).
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter
Obrigado por nos credibilizar

Una: Câmara realiza Sessão Especial em homenagem à APAE

 A Câmara de Vereadores realizou na manhã desta terça-feira (29), uma sessão especial em homenagem a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Una.


 O evento foi uma iniciativa da Vereadora Marijane (PSB), com intuito de homenagear a instituição pelos relevantes serviços prestados pela equipe de servidores da APAE à comunidade unense.

 Marijane recebeu os parabéns de seus colegas parlamentares pela belíssima iniciativa de homenagear a entidade que presta um excelente serviço as pessoas com necessidades especiais.

 A sessão especial contou com a presença do presidente da APAE, Oberval Berbert, tesoureiro Jonas Figueiredo, diretora Márcia e equipe de trabalho da instituição; Psicólogas, Lisleny Nunes e Wilia Mendonça; Pastor e psicanalista, Welington da Igreja Presbiteriana; Pastor e Psicólogo, Raimundo da 1ª Igreja Batista; Vereadores; Secretário de Educação, Rogério Borges; Músico Kalin Sá; Imprensa local e comunidade em geral.

Veja Também:
Obrigado por nos credibilizar

Chuvas intensas já afetaram mais de 30 municípios baianos

 A chuva registrada na Bahia desde a última semana continua causando estragos e já são 32 cidades do estado impactadas pelo aguaceiro, segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Ao todo, 51.524 pessoas já foram afetadas, 3.696 estão desalojadas e 229 desabrigadas por conta de enchentes e deslizamentos.


 Ainda de acordo com a Sudec, o munícipio mais afetado é Prado, onde três mil pessoas ficaram fora de suas casas em razão de alagamentos. A prefeitura decretou situação de emergência no dia 21 por conta do impacto da chuva e informou, nesta quarta-feira (30), que 1.938 pessoas ainda estão desalojadas. As 12 famílias que ficaram desabrigadas estão no ginásio da cidade.

 Além de Prado, as outras cidades atingidas pela chuva são: Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Itamaraju, Belo Campo, Cícero Dantas, Catu, Ibicaraí, Ibicuí, Ibotirama, Itambé, Maragogipe, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Wenceslau Guimarães, Marciolínio Souza, Aiquara, Caravelas, Floresta Azul, Medeiros Neto, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Juazeiro, São Félix, Dário Meira, Cipó, Sátiro Dias, Aurelino Leal, Vereda, Inhambupe e Itarantim.

 Dessa lista, nove já decretaram situação de emergência devido à quantidade de chuva nas regiões. As cidades com esse status são Prado, Baixa Grande, Itabuna, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Santa Cruz Cabrália, Vereda e Nova Viçosa.
Obrigado por nos credibilizar

Família volta a pedir providências do poder público em Una, dois adultos e uma criança vivem em forte risco desabamento

 A família moradora da Rua São Pedro no Bairro Sucupira em Una, região sul da Bahia voltou a entrar em contato com a redação do Blog Mateus Oliver Repórter para pedir atenção do poder público municipal com relação a situação de vulnerabilidade em que vivem sob fortes riscos de serem surpreendidos com o desabamento da residência em que moram após mais de um ano pedindo socorro ao poder público municipal através de pessoas como secretária de ação social, engenheira do município, vereador e até do prefeito.


 O caso já foi pauta deste portal em 11 de novembro de 2022 (RELEMBRE AQUI). Na época, o caso foi levado ao conhecimento do poder público municipal, que esteve no local no dia seguinte se comprometendo com a resolução do problema, porém até o momento nenhuma providência foi tomada.

 Segundo a senhora Rita de Cássia Norberto Santos, proprietária da residência, no último final de semana, com a constante chuva que cai na região sul da Bahia, parte da encosta que tem uma altura de aproximadamente cinco metros de altura novamente voltou a ceder e depois disso a cada chuva desmorona mais uma parte aproximando o perigo da vítima que mora com o esposo Jurandir Araújo Santos, além de um neto do casal, uma criança de 5 anos de idade.

 Ainda de acordo com dona Rita, no último dia 19, após visitar o local no dia 12 de novembro a prefeitura municipal de Una entregou vários ofícios para que a dona de casa assinasse o documento, com explicatividade de uma melhor comodidade para o município resolver o problema; dentre eles um ofício em que contradiz a informação da declarante; No documento a equipe técnica do poder executivo reconhece a situação de alto risco como relata a moradora, mas uma outra parte diz, “A área vistoriada não houve ocorrência de deslizamentos até a data 19/11/2022”; enquanto imagens mostram grande parte do barranco cedido e a moradora relata que a aproximadamente dois anos o terreno vem apresentando os deslizamentos contínuos

 Vale ressaltar que o Poder Público municipal é responsável pelo ordenamento e ocupação do solo e, simultaneamente, pela elaboração de programas sociais que propiciem moradia digna a seus cidadãos, indispensável política pública que deveria figurar dentre as principais do Executivo municipal.

 Além disso, o município ainda conta com a Lei (12.340) que é a lei de Proteção e Defesa Civil, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil em transferir recursos para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução nas áreas atingidas por desastre, e disponibilidade do Fundo Especial para Calamidades Públicas.

 Na região, segundo a previsão do IMMET, as chuvas devem continuar pelos próximos dias e emitiu alerta laranja, que sinaliza perigo de chuvas intensas e ventos fortes, com velocidade entre 60 a 100 km/h no litoral da Bahia e outros 13 estados. Na cidade de Ilhéus que fica a aproximadamente 62 quilômetros de Una, a previsão é que até esta sexta-feira (02) caia 95 milímetros de chuva.
Na imagem a Defesa civil junto com a prefeitura protege moradores em Ilhéus
 O caso precisa de um período de estiagem para ser resolvido, mas já poderia ter sido isolado com lonas como fizeram a defesa civil em Jequié, Prado, e Ilhéus para proteção provisória de taludes com lonas, entre outras ações. A retirada da família para um local seguro até que resolva a situação deveria ter sido feito desde o dia 12, porém nada disso ainda foi feito. 
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter

Veja Também:

Chuva causa sérios transtornos em Jiquiriçá quase um ano depois de enchente que abalou cidade

Bombeiros estimam ao menos 30 desaparecidos em deslizamento na BR-376 no Paraná

BR-101 é interditada após asfalto ceder entre os municípios de Itagimirim e Itapebi

Chuvas

Vídeo mostra casa próximo a encosta em risco de desabamento em Wenceslau Chuvas

Ilhéus segue em estado de alerta devido às fortes chuvas e pode atingir 95 milímetros até a próxima sexta-feira (2) 


 
Obrigado por nos credibilizar

Em ações distintas, Polícia Militar apreende arma de fogo e recupera veículos roubados em Jaguaquara

 A Polícia Militar, através da 3ª Cia do 19º BPM apreendeu arma de fogo e recuperou veículos roubados em ações distintas, nesta quarta-feira (30), em Jaguaquara, no vale do Jiquiriçá.


 Por volta das 17h , a guarnição de serviço recuperou uma motocicleta, após o condutor empreender fuga durante abordagem. Ficou constatado que se tratava de veículo com restrição furto/roubo. Autor e veículo foram apresentados na Delegacia Territorial, para adoção das medidas cabíveis. Veículo recuperado: 01 motocicleta Honda Fan, 150 cc de cor vermelha.

 Em diligências, a fim de efetuar a prisão dos autores de crime de roubo, ocorrido no município de Jaguaquara, na noite do dia 29nov22, a guarnição de serviço localizou um dos suspeitos, portando arma de fogo e em posse de uma motocicleta com restrição de roubo. Autor e material aprendido foram conduzidos para apresentação à Autoridade Competente.

 Veículo recuperado: 01 motocicleta Honda CG 125, Fan KS de cor preta e PP OLC 1594. Material apreendido: 01 revólver calibre. 32, com duas munições do mesmo calibre; e 02 aparelhos celulares. Com informações da Polícia Militar
Obrigado por nos credibilizar

Chuva causa sérios transtornos em Jiquiriçá quase um ano depois de enchente que abalou cidade

 Quase um ano depois da enchente que deixou desabrigados e abalou a estrutura da cidade, Jiquiriçá voltou a enfrentar uma forte chuva, mas desta feita, de forma repentina, na tarde desta quarta-feira (30).


 A chuva, que durou cerca de 40 minutos foi suficiente para provocar sérios transtornos aos moradores da cidade, que ficou alagada. A água invadiu casas comerciais e residenciais. A cobertura de um posto de combustíveis desabou, mas ninguém ficou ferido.

 Na área rural, estradas foram danificadas e a gestão municipal ainda não calculou os prejuízos, mas um assessor do prefeito João Fernandes (PSB) admitiu, em conversa com o Blog do Marcos Frahm que, a festa de Carnaval, edição 2023, que estava prevista para ocorrer entre os dias 18 e 21 de fevereiro poder ser cancelada.

 Disse o assessor que o prefeito revelou que aplicará os recursos na recuperação das estradas vicinais em face da força da agricultura no município, que enfrenta chuvas desde a emana anterior, provocando estragos inclusive em áreas que estavam em processo de recuperação depois da enchente registrada em dezembro de 2021. Também no Vale, a cidade de Brejões ficou alagada nesta quarta, com o estádio de futebol sendo completamente tomado pela correnteza.
Obrigado por nos credibilizar

Pronto Socorro da Santa Casa de Ilhéus pode fechar as portas nesta quinta-feira

 A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus (Hospital São José) encerrará o atendimento do Pronto Socorro nesta quinta-feira (1º). A informação foi confirmada em um oficio enviado a Secretaria Municipal de Saúde.


 Várias reuniões entre a provedora do hospital e as secretarias de saúde, estadual e municipal foram realizadas no mês de novembro, para tentar viabilizar a continuidade dos atendimentos no Pronto Socorro. Mas até o fechamento dessa matéria, não havia ocorrido nenhuma solução para manter o atendimento de emergência ao SUS.

 O fechamento do Pronto Socorro vai impactar a rede pública de saúde. Somente nos últimos nove meses deste ano, o Hospital São José atendeu 37 mil pacientes, desafogando o Hospital Costa do Cacau e a Nova Upa da Avenida Esperança.

 A Santa Casa informou que continua buscando uma solução para dar continuidade aos atendimento de emergência pelo SUS.
Obrigado por nos credibilizar

Bombeiros estimam ao menos 30 desaparecidos em deslizamento na BR-376 no Paraná

 As autoridades estimaram, nesta quarta-feira (30), que ao menos 30 pessoas estejam desaparecidas no deslizamento na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Desde o acidente, na segunda-feira (28), duas pessoas foram encontradas mortas.


 Segundo os bombeiros, ao menos 16 veículos foram arrastados pela lama. No entanto, não é possível precisar o número exato de vítimas devido à dificuldade para saber quantas pessoas estavam no interior de cada veículo.

 “A gente não tem como precisar o número exato de vítimas porque o veículo vai de uma pessoa a cinco pessoas. Por isso estamos trabalhando com a hipótese de termos de 30 a 50 [vítimas]”, afirmou o comandante coronel Vasco. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Arteris, concessionária da via, atuam nas buscas no local desde o dia do deslizamento.
Obrigado por nos credibilizar

Após ser preso por se masturbar dentro de ônibus, homem paga fiança e é liberado

 Acusado de importar sexualmente uma passageira dentro de um ônibus, um homem foi liberado da delegacia de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, na tarde desta terça-feira (29). O crime tinha ocorrido no sábado (26) dentro de um ônibus no trajeto entre Porto Seguro e Eunápolis, ambas na mesma região. Conforme o Radar 64, a vítima afirmou que ao entrar no veículo, sentou no banco em que o suspeito estava.


 Durante a viagem, o homem teria passado a mão na barriga dela e colocado o pênis para fora com intenção de se masturbar. Assim que percebeu a situação, a mulher pediu ajuda ao motorista que parou na rodoviária de Eunápolis e acionou a polícia, que prendeu o acusado.

 A vítima e o acusado foram levados para a delegacia da cidade e prestaram depoimento. Ainda segundo informações, o homem, que é morador de Belo Horizonte (MG), foi ouvido por um juiz em audiência de custódia e, após o pagamento da fiança, vai aguardar o julgamento do crime em liberdade. Para casos de importunação sexual, a pena prevista vai de um a cinco anos de prisão.
Obrigado por nos credibilizar

BR-101 é interditada após asfalto ceder entre os municípios de Itagimirim e Itapebi

 Parte do asfalto cedeu, na altura do km 670 da BR-101, entre os municípios de Itagimirim e Itapebi no início da noite desta quarta-feira (30). O trecho onde o fato aconteceu foi completamente interditado.


 De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as chuvas aumentaram a vazão de um curso d’água, devido ao elevado volume de chuva. Com isso, uma tubulação que passa por baixo da rodovia se rompeu, fazendo a terra desabar e “engolir” o asfalto.

 Uma equipe do Dnit, que esteve no local, informou que não há previsão de liberação do tráfego de veículos. A expectativa é de que na manhã desta quinta-feira (1º), máquinas e equipamentos cheguem ao local para fazer uma contenção provisória.

VEJA  AINDA:

Obrigado por nos credibilizar

Itabuna registra 582 casos ativos de Covid-19

 A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.611 pacientes curados, 4.213 confirmados, sendo 582 casos ativos e 17 óbitos confirmados.


 A Secretaria de Saúde ressalta que os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Obrigado por nos credibilizar



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia