WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 







auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

janeiro 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


:: 24/jan/2024 . 12:05

Ministério elabora programa de atenção à saúde de funcionários do SUS

 O Ministério da Saúde criou uma comissão técnica temporária composta por representantes da própria pasta e de outros órgãos e instituições que serão encarregados de elaborar uma proposta para o Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora do Sistema Único de Saúde (Pnaist/SUS).


 Assinada pela ministra da Saúde e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (24), a Portaria nº 3.115 estabelece que o programa deverá promover e estimular a atenção integral à saúde dos trabalhadores do SUS. Para isso, terá que considerar a promoção da saúde, a humanização das relações no trabalho, a gestão da segurança e qualidade de vida nos ambientes e processos de trabalho dos serviços de saúde do SUS, bem como a prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho desta atividade econômica.

 Além de propor objetivos e diretrizes para o programa, a comissão técnica está encarregada de delinear os eixos de saúde e segurança no trabalho em saúde, saúde mental e humanização das relações de trabalho e outros relacionados ao tema.

 A comissão técnica será composta por nove representantes do Ministério da Saúde, além de outros sete membros indicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Conselho Nacional de Saúde (CNS); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde. Cada membro titular terá seu suplente.

 A coordenação da comissão técnica poderá convidar, por meio de ofício, para participar de suas reuniões como convidados especiais, sem direito a voto, especialistas e representantes de sindicatos dos trabalhadores da saúde e de outros órgãos e entidades, públicos e privados, nacionais e internacionais, quando da pauta constar tema relacionado às suas áreas de atuação. A comissão também poderá instituir subgrupos temáticos.

 O relatório preliminar da comissão técnica será encaminhado para avaliação da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que a encaminhará ao Ministério da Saúde.
Obrigado por nos credibilizar

Reajuste salarial em negociações supera inflação em 2023

 O reajuste salarial mediano em negociações e convenções coletivas terminou com 1 ponto percentual acima da inflação, de acordo com o Boletim Salariômetro, divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe).


 Foi a primeira vez que o ano terminou indicando ganhos acima da inflação desde 2018. Naquela oportunidade, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) variou entre 2,1% e 4%.

 De dezembro a janeiro de 2023, todos os meses terminaram com negociações vencendo a inflação dos 12 meses anteriores. O mês com maior reajuste real foi julho, com 1,5%, enquanto o menor foi janeiro, que apresentou apenas 0,1%.

 A inflação determinada pelo INPC terminou o ano passado com alta de 3,85%. Em 2022, ficou em 5,93%.

 Entre regiões, Norte e Nordeste tiveram o menor ganho real no período (0,53%), enquanto Centro-Oeste e Sudeste registraram o maior (1,07%). O Sul contabilizou um ganho real de 0,77%.

 O maior reajuste entre os setores da economia foi a construção Construção Civil (1,52%), seguida da Agropecuária (1,17%) e dos Serviços (1,00%). Os menores reajustes relativos foram Indústria (0,94%) e Comércio (0,50%).

 O coordenador do Salariômetro, Hélio Zylberstajn, projetou os resultados para 2024. “É um ano eleitoral. Então, os gastos dos governos esquentam um pouco a economia. Além disso, a inflação deve ficar comportada e o mercado de trabalho está razoavelmente bom”, diz.
Obrigado por nos credibilizar

Estudante sofre descarga elétrica em quadra esportiva em construção no povoado da Barragem da Pedra

Uma estudante de 10 anos, do Colégio Municipal Agnelo Teles Menezes, no povoado da Barragem da Pedra, em Jequié, sofreu uma descarga elétrica ao segurar em um dos postes metálicos, enquanto brincava com outra colega numa quadra poliesportiva que está sendo construída no povoado, pela Prefeitura de Jequié. As informações são do site TV Jequié.

O acidente aconteceu no dia 06/01, domingo às 22h. Após o choque elétrico, a menor ficou inconsciente e foi necessário ser atendida pelo SAMU que conduziu a estudante ao Hospital Regional Prado Valadares, ficando sob os cuidados médicos até a quinta-feira, 11/01, quando recebeu alta médica. Segundo os pais da estudante, logo após o acidente, a Coelba esteve no local e desligou a energia que alimenta a rede elétrica da quadra poliesportiva, e que essa anormalidade já havia sido identificada, reclamada, porém essa providência só foi tomada após este fato.

SEM ASSISTÊNCIA

Segundo Ueiquima Farias, pai da criança, depois de internamento, nenhuma assistência foi prestada, inclusive com relação à necessidade de encaminhamento da sua filha para outras unidades de atendimento especializado, segundo a recomendação médica informada após a alta hospitalar, para exames mais específico, indispensáveis quando há exposição a corrente elétrica.

OBRA INACABADA

Ainda segundo relato dos pais, a obra de construção da quadra poliesportiva no povoado da Barragem da Pedra se arrasta por mais de 2 anos, sem a devida conclusão. A reportagem da TV Jequié tentou identificar, sem êxito, através de documentação pública, a responsabilidade técnica da obra e qual empresa executora. As obras de quadras poliesportivas no município de Jequié, algumas tem sido feitas sem a especificação da obra, geralmente contratada em lotes, muitas com recursos federais e sem placas de identificação técnica.

Obrigado por nos credibilizar

Conta de luz dos brasileiros deve subir 5,6% em média em 2024, diz Aneel

 Nesta terça-feira (23), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou uma projeção indicando que a conta de luz dos brasileiros poderá registrar um aumento médio de 5,6% ao longo de 2024. Essa estimativa supera a inflação projetada para o período, que é de 3,87%, de acordo com economistas consultados pelo Banco Central.


 Em 2023, a Aneel havia previsto um aumento médio de 6,8% nas tarifas das distribuidoras. Entretanto, o aumento observado foi de 5,9%. Três fatores principais contribuem para esse aumento nas contas de luz: a energia contratada no mercado cativo, a expansão da rede de transmissão e a conta de subsídios, que tem apresentado crescimento nos últimos anos.

 Anualmente, a Aneel realiza reajustes nas tarifas de energia cobradas pelas distribuidoras na data de “aniversário” de concessão. Esses reajustes levam em consideração diversos fatores, como os custos de geração e transmissão de energia, encargos setoriais, custos operacionais das distribuidoras e a inflação acumulada no período.

 A projeção da Aneel ressalta a importância de um acompanhamento cuidadoso dos custos energéticos e reforça a necessidade de atenção dos consumidores às mudanças nas tarifas para o ano de 2024.
Obrigado por nos credibilizar

Vice-prefeito de Itapé, preso por tráfico e porte ilegal de armas, é solto

 O vice-prefeito de Itapé, cidade no sul da Bahia, André Jatobá, preso por porte ilegal de armas e tráfico de drogas, no dia 12 de janeiro, foi solto na noite de segunda-feira (22), após a Justiça revogar a prisão preventiva.


 Segundo o juiz da 1ª Vara de Itabuna, Murilo Staut, a decisão levou em consideração o fato do suspeito ser réu primário e ter colaborado com as investigações. A prisão foi substituída pela liberdade provisória vinculada a algumas condições, dentre elas o pagamento de fiança no valor de R$ 15 mil.

 Durante o inquérito policial, André Jatobá não pode frequentar bares, sair da cidade sem autorização prévia. Também deve estar em casa a partir das 21h, além de acatar as medidas protetivas concedidas à sua ex-companheira, não podendo se aproximar dela, nem manter contato.

 André Jatobá responde a processos judiciais desde 2019, quando também foi preso em flagrante, em Ipiaú, com arma e drogas. *Com informações do G1
Obrigado por nos credibilizar

Investigador da Polícia Civil morre após batida entre motocicleta e carro em Salvador

 Um investigador da Polícia Civil morreu após uma batida entre a motocicleta que ele estava e um carro na noite de segunda-feira (22), no bairro de Brotas, em Salvador. A colisão ocorreu entre a motocicleta conduzida por Teixeira e um carro, nas proximidades do Largo do Paranhos, conforme relatos da Polícia Civil. Apesar dos esforços da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em prestar socorro, o policial não conseguiu sobreviver aos ferimentos.


 O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi responsável pelo registro do caso, enquanto guias de remoção foram expedidas pela Polícia Civil. Os veículos envolvidos no acidente foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para procedimentos periciais. A perda de Luiz Carlos Teixeira Júnior representa uma triste fatalidade para a comunidade policial e deixa um vazio na 6ª Delegacia Territorial.
Obrigado por nos credibilizar

Jaguaquara: Polícia Federal deflagra operação contra grupo que desviava objetos postais, cuja investigação começou por Santa Inês

 A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23/1), a Operação Desvio Postal II, cujo objetivo é desarticular uma associação criminosa especializada na subtração de objetos postais, atuante na cidade de Jaguaquara/BA.


 Foi cumprido um mandado de mandado de busca e apreensão, em cumprimento à decisão expedida pelo Juízo da Vara única da Subseção Judiciária de Jequié/BA.

 A investigação teve início após a comunicação de extravios de objetos postais, os quais eram destinados à cidade de Santa Inês/BA, ocorridos no ano de 2022.

 Com o aprofundamento da investigação, foram colhidos elementos que revelaram a participação do investigado num grupo criminoso e evidenciaram parte de sua estrutura.

 A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos. Se condenado pelos crimes cometidos, o investigado se sujeitará a penas máximas que, somadas, podem chegar a 11 anos de reclusão. As informações estão no site Governo Federal através da página do Ministério da Justiça
Obrigado por nos credibilizar



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia