:: 6/set/2024 . 12:02
Polícia Militar apreende armas durante ações distintas em Barra do Rocha
Na manhã desta quinta-feira (05), durante rondas preventivas no Centro de Barra do Rocha, uma guarnição da Polícia Militar abordou um homem que estava portando um revólver calibre .38 com numeração suprimida e seis munições intactas. Além da arma, os policiais também apreenderam um aparelho celular, uma carteira contendo documentos pessoais e um veículo modelo Oroch. O homem afirmou aos policiais que estava armado porque vinha recebendo ameaças. Ele foi conduzido, junto com todo o material apreendido, à Delegacia Territorial de Barra do Rocha, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Em outra ação realizada na manhã do último domingo (01), a mesma guarnição da PM, enquanto fazia rondas preventivas em uma área conhecida como “minhocão”, no bairro Aloisio Galvão, avistou três homens em atitude suspeita. Ao perceberem a presença dos policiais, os indivíduos fugiram pelo matagal, abandonando no local um revólver calibre .38, com uma munição intacta e duas deflagradas, além de um simulacro de pistola. Todo o material apreendido foi encaminhado ao plantão central na Delegacia Territorial de Ipiaú para o devido registro.
As operações fazem parte de uma estratégia da Polícia Militar para reforçar a segurança na região e combater o porte ilegal de armas, prevenindo crimes e garantindo a tranquilidade da população de Barra do Rocha e arredores.
Mulher esfaqueia filhos de 8 e 10 anos no interior da Bahia; uma das vítimas morreu
Uma mulher esfaqueou os dois filhos, um casal de 8 e 10 anos, na quinta-feira (5), na cidade de América Dourada, no interior da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, a criança mais velha não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a polícia, após ferir as duas crianças, a mãe tentou suicídio. Ela foi levada para o Hospital Regional de Irecê, onde está internada. O filho de 8 anos também está internado na unidade de saúde.
A Polícia Civil informou que a delegacia da cidade investiga o caso. Testemunhas contaram que a mulher já teria tentado suicídio outras duas vezes.
Censo: Brasil tem 160 mil vivendo em asilos e 14 mil em orfanatos
Em 2022, o Brasil tinha 160.784 pessoas vivendo em asilos ou instituição de longa permanência para idosos, segundo os dados do último Censo, divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa 0,5% da população com mais de 60 anos no país (32,1 milhões). A maior proporção de pessoas vivendo em asilos se encontra no Sudeste (57,5%), região que concentra 46,6% da população idosa nacional. O Sul responde por 24,8% das pessoas em asilos e tem 16,4% dos idosos do país.
“É de se esperar que você tenha mais moradores de asilo em regiões que são mais envelhecidas, que são justamente o Sul e o Sudeste”, explica o pesquisador do IBGE, Bruno Perez.
Em um recorte de gênero, os dados divulgados hoje mostram que as mulheres são a maior parte dos moradores de asilos, respondendo por 59,8% do total.
“Isso está relacionado ao fato de que as mulheres são maioria na população com um todo e são maioria, de forma mais expressiva, quando a gente olha para a população idosa. No Brasil, a expectativa de vida dos homens é significantemente menor do que das mulheres”, avalia Perez.
O levantamento constatou também que havia 14.374 pessoas vivendo em orfanatos e instituições similares em 2022, ou seja, 0,03% da população brasileira com até 19 anos (54,5 milhões).
Outro dado é o número de pessoas vivendo em clínicas psiquiátricas ou comunidades terapêuticas (24.287). Essa população é majoritariamente masculina e com idades entre 30 e 59 anos. *Com informações da Agência Brasil
Prefeita Maria das Graças anuncia obras de pavimentação asfáltica em mais 11 ruas
A prefeita Maria das Graças segue com o compromisso de melhorar a infraestrutura do município e anunciou nesta quinta-feira (05), a pavimentação asfáltica de mais 11 ruas, além das 16 ruas que já foram contempladas recentemente. As novas obras abrangem diversos bairros, trazendo mais qualidade de vida e acessibilidade para os moradores.
As ruas que serão pavimentadas incluem:
1. Avenida Inglaterra – Bairro ACM
2. Rua Portugal – Bairro ACM
3. Avenida Antônio Carlos Magalhães – Bairro ACM
4. Avenida Tancredo Neves (Cairo) – Bairro Conceição
5. Rua Joaquim Nabuco – Bairro Democracia
6. Rua Cidade Remanso (Campinho) – Bairro Democracia
7. Rua Silvério José Barbosa – Bairro Democracia
8. Rua Jaime Tanajura – Bairro Democracia
9. Rua José Ferreira Sobrinho – Bairro Democracia
10. Rua Carlos Gomes – Centro
11. Rua Silva Jardim – Centro
Além dessas pavimentações, a prefeita também divulgou a relação das inaugurações que ocorrerão nos próximos 15 dias, reforçando o ritmo de trabalho da administração municipal.
1. Praça do Pau D’Arco
2. Rua E e Rua Esterzinha
3. Reforma da Horta Comunitária
4. Creche do Irmã Dulce
5. Avenida São Salvador
6. Rua da Granja
7. Escadarias do ACM
Com essas obras, a gestão de Maria das Graças reafirma o compromisso de transformar Ipiaú em uma cidade mais moderna e acolhedora para todos os seus cidadãos.
Mocota pretende criar projeto de lei “Remédio em Casa” na gestão Joanira; entenda
Visando uma melhor comodidade para a população com condição ou estado físico e mental, que faz uso de medicamentos contínuos e que só o titular consegue retirá-los da farmácia, o candidato a vereador Carlos Antonio Andrade Da Silva “Mocota” do Partido Socialista Brasileiro (PSB) pretende ao lado de Doutora Joanira implantar em Una o Programa Remédio em Casa”.
O Programa Remédio em Casa é uma iniciativa que consiste na entrega de medicamentos em casa para pessoas que têm dificuldade em se deslocar ou que são acamadas. O objetivo é garantir o acesso aos medicamentos e facilitar a vida dos pacientes e de seus familiares.
O Programa Remédio em Casa já é implementado em diversos municípios brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Campinas.
O candidato pretende elaborar o Projeto de lei, e autorizando a Secretaria Municipal da Saúde de Una a responsabilidade de entrega dos medicamentos para pessoas com doenças crônicas, estáveis e controladas clinicamente.
Ainda de acordo com a projeção de Mocota, a expectativa é que sendo eleito este projeto se tornando realidade uma quantidade de medicamentos entregues será estipulada para cada paciente, sendo um mínimo suficiente para um período de 90 dias.
Mocota concorre a eleição para vereador pela segunda vez, outrora que o mesmo também concorreu ao pleito em 2020 pelo (PSD) e teve 69 votos, tem 70 anos de idade e
- 1