Reunião na Câmara de Vereadores discute manobras contra supostos avanços do ICMBIO em Una
Uma reunião envolvendo Produtores Rurais, Agricultores, Vereadores e juristas do município de Una e outros municípios da região discutiu na manhã desta terça-feira (03) durante uma reunião; soluções para driblar estratégias do ICMBIO afim de uma suposta ampliação da área de reservas biológicas do município, que segundo ofício da Prefeitura local já tem 62% de área reservada e sob controle do Instituto Chico Mendes da Bioconservação.
Segundo argumento dos produtores e agricultores presentes na reunião, é preciso definir as condições jurídicas das ações do Instituto nas imposições aos envolvidos.
Juristas também estiveram presentes na reunião e garantiram, que vão buscar acelerar o processo para que de maneira jurídica impeça o avanço mencionado; que prejudica em si a agricultura, tirando dos proprietários de áreas rurais o direito de uso das suas próprias terras para produção agrícola do município e da região, elevando assim a pobreza e o impedimento de crescimento da economia local.
O principal objetivo dos agricultores é a coletividade para chamar a atenção dos órgãos fiscalizadores para intervir em meio a tal situação, outrora que em Una não tem nenhum escritório de órgãos fiscalizadores do meio ambiente, ficando assim o município necessitado de uma intervenção de lideranças políticas e jurídicas afim de buscar um diálogo com o ICMBIO, que apesar de ter confirmado presença na reunião, adiou sem data futura prevista a sua participação.
Durante o evento, que foi uma iniciativa dos agricultores com apoio da vereadora Valdenize de Zé Pretinho, estiveram presentes todos os 11 vereadores além de juristas e outras lideranças políticas da região, dezenas de pessoas chegaram a ocupar o auditório da Câmara.
O caso depende de intervenção do poder público federal e pode virar uma ação civil pública contra o órgão no Ministério Público Federal para que se abra uma investigação afim de apurar as supostas irregularidades.
Ao final da reunião, vereadores e presidentes de associações se reuniram com o jurídico do grupo de agricultores para definir outras probabilidades legislativas com relação ao caso. Sendo assim, tanto o poder legislativo, quanto a população pretendem futuramente contar com uma audiência pública com participação do Instituto Chico Mendes da Bioconservação, e há a probabilidade de solicitação de espaços em outras reuniões do órgão na região para que o assunto seja pauta regional e chegue a resolução.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter











