Barbara Barbosa; Léo; Edmy; Nena e Tiago Pascoal

Município de Una foi representado por Barbara Barbosa; Léo; Edmy e Nena

Reunião aconteceu depois que manifestantes pararam parte do sul da Bahia através de Bloqueio na BA-001

Em reunião na capital baiana nesta terça-feira (01), a comissão do movimento “O povo pela retomada da BA-676”, formada por Barbara; Léo; Edmy; e Nena representando a população de Una e Distrito de Colônia; foram recebidos pelo deputado estadual Eduardo Salles (PP) e representantes da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), para tratar da retomada da obra de pavimentação asfáltica da BA-676, trecho que compreende a sede ao distrito acima descrito.

Durante as tratativas, o governo do estado detalhou que em prazo de 30 dias as obras estarão retomadas, e este prazo está relacionado ao período de uma semana necessário para que o IBAMA em âmbito federal faça as sua liberação para que o INEMA em circunscrição estadual possa liberar a licença ambiental que compete ao estado em prazo de mais uma semana e posteriormente mais uma semana para que as máquinas voltem a trabalhar.

A estrada tem uma extensão de 9 Quilômetros e o asfaltamento está orçado em pouco mais de R$11 milhões de reais.

A ordem de serviço teria sido assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) em agosto de 2024 durante campanha eleitoral e pós eleições paralisou-se os trabalhos alegando falta das licenças dos órgãos ambientais.

O impasse perdurou até que uma manifestação popular foi feita, inclusive com bloqueio da BA-001, onde mesmo sem apoio político dos governantes municipais a população mostrou atitude e forçou uma resposta do estado.

Na reunião desta terça-feira (01), vereadores e o prefeito Rogério Borges (PP) estiveram acompanhando a pauta em Salvador.

A expectativa é que nesse prazo entre 20 a 30 dias, a obra seja retomada, inclusive há a possibilidade do secretário da secretaria de infraestrutura do estado deslocar ao município de Una para acompanhar o reinício dos trabalhos.
Fonte: Mateus Oliver Repórter