Com um acervo de mais de seis mil processos, a Comarca de Una corre o risco de ser transferida para outro município em virtude da ausência de Juiz Titular e serventuários do Poder Judiciário. O déficit de servidores nos últimos dez anos chega a dez servidores. Ultimamente, os dois Oficiais de Cartório foram aposentados.

Na Comarca só existem cinco serventuários e um juiz substituto. Dois oficiais de justiça e dois escreventes, além do administrador. O último Juiz Titular foi nomeado para a comarca após dez anos de saída do titular, entretanto ficou apenas dez meses na Comarca e foi promovido para a comarca de Canavieiras.

Na reunião ficou decidido que o Poder Legislativo vai mover esforços no sentido de adquirir informações e dados estatísticos para promover uma reunião com o chefe do Executivo Local, o Presidente do Tribunal de Justiça e a Chefe do Ministério Público para que possa ser promovido a nomeação de serventuários para preenchimento das vagas existentes na comarca e nomeação de um Juiz Titular.

Um segundo plano também será levado ao Presidente do Tribunal de Justiça pelos vereadores, no sentido de que designe um mutirão de juízes e serventuários para dá impulsos aos processos paralisados por falta de audiência de instrução, despachos, sentença e emissão de alvarás.

Fonte: Renê Sampaio