:: 24/ago/2021 . 22:55
Polícia Federal transforma Lamborghini em viatura para exposição
A Polícia Federal de Curitiba caracterizou uma Lamborghini modelo Gallardo LP 560-4 como uma viatura ostensiva. O carro, que custa cerca de R$ 800 mil, teve autorização da Justiça pra receber a modificação. As informações são da coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles.
O veículo foi apreendido no âmbito da Operação Daemon, deflagrada em julho de 2021 e que desmantelou um esquema fraudulento de negociações de criptoativos.Ministério da Saúde estuda possibilidade de vacinar 35 milhões de pessoas com terceira dose
O Ministério da Saúde estima, em um primeiro recorte, a possibilidade de imunização de 35 milhões de pessoas com a terceira dose da vacina contra Covid-19. A estimativa inclui idosos, pacientes imunocomprometidos e profissionais da saúde. O dado foi informado pela secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 da pasta, Rosana Melo, durante audiência na Comissão sobre o tema na Câmara. Segundo ela, ainda nesta semana a pasta dever dar um “veredito” sobre a aplicação da dose de reforço no país.
Funcionário de presídio de Itabuna é preso com 300 gramas de maconha escondida na roupa
Um funcionário terceirizado do presídio de Itabuna, cidade que fica no sul da Bahia, foi preso em flagrante nesta terça-feira (24), com 300 gramas de maconha escondida na roupa.
O caso ocorreu no início da manhã, durante a revista aos funcionários do sistema prisional. O homem, que não teve a identidade revelada, está no Complexo Policial de Itabuna, à disposição da justiça. (G1)Diretores e coordenadores Polícia Civil da Bahia conhecem expansão de tecnologia
Presente em 77 cidades baianas até 2022, o projeto de expansão dos Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas, partes do Projeto Vídeo Polícia, foi apresentado para diretores e coordenadores de departamentos da Polícia Civil da Bahia, na manhã desta terça-feira (24). O encontro ocorreu no auditório do Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho, no CAB.
O titular da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) da Secretaria da Segurança Pública, coronel Marcos Oliveira, lembrou os desafios enfrentados durante o início de implantação da tecnologia, que já ajudou na captura de 214 foragidos da Justiça e agora será levada para os maiores municípios do interior. A expansão do sistema prevê adoção de 4.095 câmeras, quase quatro mil rádios transceptores implantados nas viaturas de unidades da capital e RMS vão transmitir, em tempo real, as informações captadas pelo sistema. Para o coordenador da Coordenação de Policia Interestadual (Polinter), delegado Arthur Gallas, a ampliação das ferramentas tecnológicas à disposição das policiais tornam o sistema de Segurança mais efetivo. “Buscamos aprimorar ainda mais o nosso banco de dados, fornecendo todo suporte para que o Vídeo Polícia funcione com mais efetividade, cumprindo os mandados de prisão de forma mais fácil e menos burocrática”, declarou o gestor. Estiveram presentes representantes do Gabinete do Delegado-Geral, dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), de Polícia do Interior (Depin), da Coordenação de Operações Especiais (COE), do Centro de Documentação e Estatística Policial (Cdep) e da Academia da Polícia Civil (Acadepol).Universidade para Todos abre inscrições para aulões preparatórios do Enem
Polícia Militar da Bahia forma 191 sargentos e recebe 26 novas bases móveis
Uma cerimônia para formar 191 novos sargentos da Polícia Militar da Bahia, sendo 140 lotados na capital e região metropolitana, foi realizada na manhã desta terça-feira (24), em Salvador. O governador Rui Costa participou do evento. Também na oportunidade, Rui entregou 26 novas bases móveis de segurança à corporação. Os novos veículos serão encaminhados para unidades de Salvador. “Até dezembro do ano passado, tínhamos incorporado na Polícia Militar e na Polícia Civil 7.431 novos policiais. Somando os que entraram este ano e entrarão ano que vem, serão em torno de dez mil novos policiais na Bahia, respondendo a luta para manter o contingente de policiais, uma vez que tivemos, no funcionalismo como um todo, um grande volume de aposentadorias”, afirmou Rui. Na ocasião, Rui Costa assinou a ordem de serviço para ampliação e reforma civil da infraestrutura para unificar o Colégio da Polícia Militar Dendezeiros, o Colégio Estadual Luiz Tarquínio e a Escola Luiz Tarquínio. O investimento realizado é da ordem de R$ 15 milhões e a estrutura passará a contar com um Complexo Esportivo Educacional. De acordo com o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, o complexo escolar da Vila Militar contará com novas salas de aula, piscina, campo com gramado sintético e auditório. “Além disso, iremos melhorar a pista de atletismo e cobriremos a quadra já existente. Toda essa estrutura de esporte e lazer poderá também ser utilizada pela rede municipal de ensino, mediante agendamento”, afirmou. As obras serão iniciadas imediatamente e a previsão é de que sejam concluídas no prazo de até 10 meses. A nova estrutura atenderá a demanda de pouco mais de três mil estudantes. (Bahia Notícias)
Boletim aponta 8 cidades do Vale do Jiquiriçá sem casos ativos de Covid-19
Oito cidades das 20 do Vale do Jiquiriçá estão sem casos ativos da Covid-19. Segundo o Blog do Marcos Frahm, o fato ocorre nos municípios de Santa Inês, Itaquara, Cravolândia, Ubaíra, Itiruçu, Lajedo do Tabocal e Nova Itarana. Casos ativos são aqueles em condição de contaminar outras pessoas.
Os dados foram informados nesta segunda-feira (23) pelo boletim epidemiológico do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – Convale. Ao longo da pandemia, a região já acumula 27.076 casos confirmados de novo coronavírus, com 443 óbitos registrados. O número de casos ativos de Covi-19 até esta segunda era de 106, com Amargosa na primeira posição, com 45 casos. (Bahia Notícias)Ministério da Saúde atrasa entregas e Bahia fica sem remédios para tratamento de diversas doenças; veja lista
O governo da Bahia denunciou, nesta terça-feira (24), o atraso do Ministério da Saúde no envio de 24 tipos de medicamentos para o tratamento de diversas doenças. Com isso, milhares de pacientes dos municípios do estado estão sendo afetados, afirma o governo.
Segundo o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), Luiz Henrique d’Utra, há muito tempo esse problema, frequente, vem sendo relatado ao Ministério da Saúde, ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). “O último comunicado foi em 16 de agosto”, afirma. Os medicamentos em falta estão com estoque zerado ou inferior ao necessário para 30 dias e a maioria não tem substituto, nem solução de abastecimento imediata, sem a regularização do envio pelo governo federal. Dentre as doenças afetadas estão câncer, HIV/Aids, diabetes, anemia falciforme, acromegalia, alzheimer, amiloidose, artrite reumatoide, espondilite, crohn, psoríase, epilepsia, escleroses, esfingolipidoses, esquizofrenia, fibrose cística, mucopolissacaridose do tipo II, parkinson, trombose venosa. Além disso, há outros 14 medicamentos com fornecimento irregular, com estoque insuficiente para 60 dias, indica a Sesab. São fármacos para tratamento de artrite reumatoide, espondilite, crohn, psoríase, doença renal, esclerose múltipla, esquizofrenia, fibrose cística, mucopolissacaridose do tipo VI, psoríase.
Ipiaú:Homem acusado de matar por ciúmes foi preso pela Polícia Civil
Na manhã desta terça feira (24) a equipe da Polícia Civil de Ipiaú cumpriu mandado de prisão preventiva contra o principal acusado de ser o autor do crime de homicídio praticado contra Gilfredes Jesus dos Santos. Conforme as investigações, no dia 14 de agosto último, Gilfredes estava em frente a um bar, conversando com a ex-companheira do acusado ocasião em que o autor teria chegado ao local e, ao ver a ex-companheira conversando com outro homem, ficou com ciúmes, se apoderou de uma faca e, se aproximou da vítima por trás, segurou-o pelo pescoço e deferiu dois golpes no peito de Gilfredes. De acordo com a apuração da equipe da DT de Ipiaú, a vítima ainda foi socorrida para o hospital, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu. Com a prisão do acusado, a Polícia Civil concluiu o Inquérito Policial 10 dias após o crime.
MP-BA cumpre mandado em operação que apura ameaça de morte a juiz em Vitória da Conquista
Denominada de Thémis, uma operação apura a ameaça de morte ao juiz de uma das Varas da Comarca do município de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano.. Além do crime de ameaça de morte, a operação investiga os delitos de denunciação caluniosa e fraude processual. Um mandado de busca e apreensão é cumprido pelo Ministério Público do Estado da bahia (MP-BA), na manhã desta terça-feira (24) na cidade.
O alvo da operação foi identificado após diligências de campo e através de medidas judiciais e administrativas no campo da internet. As investigações apontam que as ameaças foram dirigidas ao magistrado através de mensagens,a maioria delas veiculada pelo Instagram. De acordo com a Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista, também foi apurado que uma suposta vítima de estupro teria sido a autora do envio das mensagens e que teriam sido “fabricadas” por ela com o objetivo de fortalecer as provas da suposta prática do crime que a teria vitimado. Trabalham na operação também o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (NUCCIBER).Polícia Federal deflagra operação que apura envio de drogas pelos Correios
Policiais federais deflagraram na manhã desta terça-feira (24) em Feira de Santana uma operação contra o tráfico de drogas. Denominada de Operação Frutas Exóticas, a ação dá sequência a uma apuração sobre recebimento de correspondências pelos Correios contendo drogas – maconha e haxixe – em Feira de Santana. Segundo a Polícia Federal (PF), durante as investigações foram identificados três homens que recebiam as encomendas. Ainda segundo a PF, os acusados confessaram a receptação e contaram que a adquiriram o material através de um contato responsável por um perfil de uma rede social, que contava com mais de 26 mil seguidores. Ainda na ação, os agentes apreenderam celulares dos compradores e com a análise dos conteúdos conseguiu-se identificar o responsável pela venda da droga, oriundo de Curitiba (PR), além de outras pessoas que poderiam estar negociando a droga em Feira de Santana. Além de Feira de Santana, a PF também cumpre mandado na capital paranaense. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas.
Natural de Jaguaquara, jovem morre vítima de acidente de trabalho em Chapadão do Céu
Na tarde de segunda-feira (23), por volta das 16 horas, o jovem Carlos Henrique dos Anjos Ribeiro de 18 anos, natural de Jaguaquara-BA, foi vítima fatal de acidente de trabalho. O fato ocorreu em uma fazenda na zona rural de Chapadão do Céu.
De acordo com informações de testemunhas, Carlos Henrique estava fazendo serviço em um galpão de armazenamento de milho, onde por um descuido pisou em um local onde havia um vão por onde o grão e retirado e foi sugado para baixo vindo a ser coberto por inteiro pelos grãos. Os colegas de trabalho ainda tentaram puxa-lo, mas infelizmente não conseguiram devido a quantidade de milho que desceu sobre ele. A quantidade de grãos fez com que o colaborador viesse a óbito após o soterramento. O Corpo de Bombeiros e o Instituto Médico Legal foram acionados, e algumas horas depois, boa parte de grãos foram retirados e o corpo do jovem foi encontrado.- 1