WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 







auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

setembro 2023
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


:: set/2023

Urgente: Operação da Polícia Civil prende dois homicidas e mais seis pessoas em Jequié

 Mais de 50 policiais civis participam de mais uma fase da “Operação Paz” na cidade de Jequié nesta quarta-feira (27) que segundo a 9ª Coordenadoria é o dia “D” das ações.


 Segundo apurado pelo repórter Mateus Oliver; objetivo da operação que conta com delegados de diferentes delegacias como Dr. Chardson Castro de Jaguaquara, Dr. Nilo Siqueira de Santa Inês, Drª Ana Beatríz de Jequié, Dr. Moabe Macedo de Maracás, Dr. Nadson Pelegrinne da Deam e Dr. Ivan Lessa da Furtos e Roubos e comandada pelos Coordenadores da 9ª Coorpin Dr. Roberto Leal e da 10ª Coorpin Dr. Fabiano Aurich, é tirar de circulação importantes membros de facções criminosas atuantes em homicídios na cidade e também na região.
 As ações desta quarta-feira ainda estão em andamento, e já conta com 8 pessoas presas por força de mandados de prisão e outras detidas para averiguação de flagrantes encontrados nos endereços dos suspeitos, outrora que uma certa quantidade de drogas foram apreendidas. A polícia Civil afirma que armas ainda não foram encontradas, porém dos 08 mandados cumpridos, 02 dos presos são homicidas além de dois flagrantes.
Obrigado por nos credibilizar

DEAM cumpre mandado de prisão contra Ex-assessor da prefeitura de Jequié

 Foi preso na tarde de Sexta-Feira (22); um homem identificado pelas iniciais M.L.B, 28 anos, na cidade de Jequié por força de mandado de prisão acusado de violência doméstica e ameaça.


 O homem, foi surpreendido pela equipe da Delegacia especializada de atendimento a mulher (DEAM) durante realização de uma operação desencadeada pela delegada Dra. Grazielle Quaresma com apoio da “Operação Paz”; e conduzido a carceragem da Especializada para fins de procedimentos legais e cumprimento da decisão judicial, que se deu após a justiça condenar o mesmo a 30 dias de detenção em regime de liberdade, porém o réu teria que comparecer a juízo para assinar em uma determinada data o que não aconteceu.

 Nesta segunda-feira (25), a defesa do réu conseguiu revogar a prisão do acusado, que foi julgado pelo exm° Juíz; Dr. Luís Henrique de Almeida Araújo, considerando um pedido de soltura feito pela esposa do réu (vítima) e sua defesa.

 Uma nota foi publicada nas redes sociais acusando a delegada Titular da DEAM e um político da cidade de um suposto tráfego de influência; porém a mesma nega tal afirmação e afirma que diferente do que a nota reprisa enfatizando que o preso estaria aguardando decisão judicial em sua residência, ele estava durante todo o final de semana custodiado.

 Uma outra informação sustentada improcedente acusando a delegada da DEAM, é a de que o acusado possui vínculo empregatício com dois políticos do município que teriam interferido na prisao. Segundo apurado pelo jornalista Mateus Oliver, M.L.B fez parte da assessoria de imprensa da prefeitura de Jequié, porém está afastado da função há aproximadamente três meses.

 A nota com texto acusatório ainda relata que a titular da especializada teria impedido o réu atualmente em liberdade de passar por procedimento de perícia para uma eventual condução ao presídio; porém segundo apurado pela nossa redação, o Conjunto Penal de Jequié não recebe presos na sexta-feira e a delegada nega envolvimento com qualquer situação ilícita e diz “a DEAM é uma delegacia séria, comprometida com a sociedade e na defesa dos direitos das mulheres”.

 Um outro procedimento de buscas feito pela nossa equipe de reportagem foi a identificação do suposto mandado de prisão que não teria sido cumprido pela autoridade ter saído também do Banco Nacional de Mandado de Prisão (BNMP), setor que é coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que reforça o cumprimento da decisão, outrora que sem a apresentação, formalização e custódia legal do acusado, a instituição não possui acesso para retirada do ofício da plataforma, sendo este procedimento feito pelo judiciário após contabilizar a prisão ou absolvição do réu. Segundo a delegada, a ordem de custódia do acusado chegou a suas mãos na quinta-feira (21), sendo cumprido um dia depois.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter


Obrigado por nos credibilizar

Ubatã: Técnico de som e carona ficam feridos após acidente entre moto e veículo de passeio na BR-330

  Duas pessoas ficaram feridas na noite deste domingo, 24, após um acidente envolvendo uma motocicleta e um veículo de passeio na BR-330, na altura da antiga Rodoviária, em Ubatã. Conforme informou o Ubatã Notícias, o motociclista, que é técnico de som, seguia com uma pessoa na motocicleta sentido Churrascão quando o condutor do carro fez uma conversão indevida. Com a colisão, o técnico sofreu uma fratura na perna esquerda. Uma mulher sofreu escoriações. O SAMU foi acionado e conduziu a dupla ao Hospital César Monteiro Pirajá. O técnico deve ser encaminhado para Itabuna. O condutor do veículo não foi encontrado no local.

Obrigado por nos credibilizar

Apesar de admitir desafio no combate à violência na Bahia, ministro Flávio Dino descarta ”intervenção militar” no estado

 Apesar de admitir que a segurança pública na Bahia possui um ”quadro muito desafiador”, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, descartou a possibilidade de uma intervenção federal na Bahia para conter a escalada de violência no estado. A declaração foi dada neste domingo (24), após a cerimônia que concedeu a medalha da Ordem do Mérito, no grau de Grã-Cruz, ao Padre Júlio Lancellotti, em São Paulo.


 Dino afirmou que esse tipo de intervenção só deve ser feita quando há falta de atuação do governo do Estado. ”Não se cogita por uma razão: o governo do estado está agindo. A intervenção federal só é possível quando de modo claro, inequívoco, o aparato estadual não está fazendo nada”, disse.

 Segundo o ministro, o governo federal segue em diálogo com o governo estadual para tentar estabilizar a situação no estado. ”Nós temos conversado com o governador [Jerônimo Rodrigues], com o secretário de segurança [Marcelo Werner], para que haja um aperfeiçoamento, um aprimoramento dessas ações. Infelizmente as organizações criminosas se fortaleceram muito nos últimos anos, aumentaram o acesso às armas em todo o Brasil, por conta de uma política errada que havia no nosso país”, declarou Flávio Dino.

 O ministro falou ainda que as organizações criminosas se fortaleceram na Bahia nos últimos anos, e que houve também o aumento do acesso a armas – o que justifica o acordo assinado, em agosto, pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Polícia Federal, criando a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), dos governos estadual e federal.

 Após a morte de um policial federal no dia 15 de setembro, foi deflagrada na Bahia uma operação policial que já contabiliza ao menos 14 mortes em situações apresentadas como confronto. O policial participava da Operação Fauda, conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da Polícia Federal (PF) e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos.

 Em agosto, a líder quilombola e ialorixá Mãe Bernadete, de 72 anos de idade, foi assassinada, no Quilombo Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Além da investigação pelas autoridades locais, a Polícia Federal também abriu um inquérito sobre o caso. Três homens foram presos por suspeita de participação no crime.

 Flávio Dino disse que no momento o governo federal está apoiando as ações que ajudem a solucionar os casos de homicídio, como forma de tentar conter a violência no estado. ”O mais importante neste instante, sem dúvida, não é propriamente a realização de julgamentos, são boas investigações, boas ações, para que a gente consiga ter uma situação estável pelo menos na Bahia. Hoje, sem dúvida é um dos maiores desafios da segurança pública no Brasil”, ressaltou o ministro da Justiça. Com informações do Bahia Notícias
Obrigado por nos credibilizar

Prefeito Zé Cocá afirma que Deputado Antônio Brito tem mais de 200 funcionários fantasmas na Santa Casa de Jequié

 O prefeito Zé Cocá concedeu entrevista nesta segunda-feira (18) ao programa policial Osvaldo Batista da Rádio 95 FM após segundo o gestor, o deputado federal Antônio Brito (PSD) falar que “asfalto nem de calçamento, não enche barriga de ninguém”.

 Segundo o gestor, o entendimento sobre esta colocação é que o Federal não gosta de Jequié e recomendou ao deputado que analise o lado negativo e também o lado positivo da gestão.

 Uma outra afirmativa, o prefeito destacou que provou que o deputado federal Antônio Brito mentiu com relação a UNACON, quando o parlamentar afirmou ter feito o pedido para que fosse implantado o serviço em Jequié “ele disse naquele momento que ele havia feito um pedido junto com a Santa Helena, o que era mentira, o pedido da Santa Casa não existia, aí o governo do estado resolveu fazer no HGPV por conta de uma luta nossa, uma luta não só do prefeito nem de deputados mas pelo povo de Jequié e região que comprou essa luta da UNACOM e o governo se sensibilizou e está implantando no HGPV. Agora infelizmente Antônio Brito mente quando diz que ele já buscou; nenhuma vez; o que ele queria era que empurrasse para frente visando um dia ele conseguisse capacitar a sua entidade “Santa Casa” para receber este bem e para ele continuar fazendo da instituição um cabide de emprego” disse.

 O prefeito ainda foi além ao acusar o deputado federal de ter dentro da Santa Casa de Jequié mais de 200 pessoas como funcionários fantasmas. Segundo o alcaide, a instituição vem escondendo os números para a sociedade, inclusive alegando que a folha da Santa Casa de Jequié não é aberta o que segundo ele já foi alvo de uma ação judicial por parte do deputado Federal Leur Lomanto (UB) pedindo a transparência da instituição e que o deputado Antônio Brito não deu e ainda ingressou com ação judicial na intenção de coibir tais informações de chegarem até a instituição.

 Zé Cocá ainda afirmou que existe uma lista de nomes e que o mesmo conhece pessoas que vai na Santa Casa de Jequié apenas assinar, porém não trabalha “Vai lá, assina e vai embora” e desafia “Se o deputado Federal acha que estou mentindo abra a caixa preta, diga quantos funcionários recebem da instituição e quantos estão lá dentro porque ninguém tem” e reconhece; “lá tem muita gente boa que trabalha e é gente séria que presta seu serviço, porém injustiçadas pois tem outros que não vão lá e recebem além do que o salário de quem trabalha”.

 Ainda de acordo com as informações do gestor, o município de Ribeira do Pombal perdeu a Santa Casa por este motivo. Na época o então governador Rui Costa (PT) tirou a fundação do município por indícios de inconsistências e finaliza desafiando o deputado Antônio Brito a provar que em todo seu mandato tenha enviado 30% de recursos para o município de Jequié. A nossa redação tentou contato com a direção da Santa Casa de Jequié para falar sobre o assunto, porém não obtivemos êxito até o final desta postagem.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter
Obrigado por nos credibilizar

Bahia é o segundo estado mais violento do Brasil e o segundo pior estado na resolução de inquérito policial por homicídio

 Após a morte de um policial federal em confronto com uma facção criminosa na Bahia, na última sexta-feira (15), o especialista em segurança pública Leonardo Sant’Anna critica a atuação dos gestores estaduais.


 “Eles acreditam que armas de baixa qualidade, um volume pequeno de pesquisa, viaturas e quantidade de profissionais é o suficiente para confrontar o crime que hoje o Brasil enfrenta. Essa não é a realidade, principalmente em um momento que falamos que a modernização não faz parte do que muitos dos estados resolvem investir, principalmente o estado da Bahia ao longo dos últimos anos”, argumenta.

 Para o especialista, as forças de segurança do Brasil têm dificuldade em adquirir ferramentas para uma atuação mais eficaz. Ele defende mais investimentos em logística, capacitação e treinamento e compara o panorama atual de violência no país com o que os Estados Unidos enfrentaram ao adentrar no Afeganistão e no Iraque.

 A Bahia é o segundo estado mais violento do Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. O levantamento foi realizado pelo Fórum Brasileira de Segurança Pública (FBSP).

 Os dados mostram ainda que o estado possui o maior número de cidades violentas no país. Dos 50 municípios elencados na lista, 12 estão na Bahia. São eles: Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Salvador, Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães, Eunápolis e Alagoinhas.

 A Bahia também é o segundo pior estado na resolução de inquérito policial por homicídio, com apenas 17,24% de resoluções no ano de 2022. O estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro que possui uma taxa de 11,8%. Os dados fazem parte do estudo realizado pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), a partir de dados das polícias civis e da Polícia Federal.

 De acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado — entidade que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada —, em agosto foram mapeados 186 tiroteios, que resultaram na morte de 163 pessoas e deixaram 45 feridas em Salvador e na região metropolitana.

 Do total de tiroteios, 64 deles ocorreram durante ações e operações policiais e 19 em meio a disputas entre grupos armados. Salvador e Camaçari foram os municípios com maiores números de violência armada.

 Para o especialista em segurança pública e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Cássio Thyone, esses números refletem o aumento de registros de ondas de violência que vem ocorrendo em regiões da capital baiana e em municípios do interior do estado.

 “O estado da Bahia não tem feito a lição de casa, no que diz respeito a tratar a segurança pública com a prioridade e com as ações assertivas que a gente espera que o estado viesse a fazer. Os índices de criminalidade na Bahia estão realmente ruins. São vários índices não só de crimes letais, como homicídios. Tem a questão da letalidade da polícia também, feminicídio e outros — além também de crimes contra o patrimônio que têm crescido bastante no estado”, diz.
Obrigado por nos credibilizar

Suspeito de receptação; Ex-delegado de Una e titular de Canavieiras perde função após condenação judicial

 O delegado da Polícia Civil Renato Fernandes Ribeiro foi condenado ontem, dia 11, pela Justiça, por crimes de receptação e adulteração de chassi de veículo automotor. A Vara Criminal da comarca de Canavieiras condenou o delegado à pena de quatro anos de prisão e 20 dias-multa, que foi convertida em prestação de serviços à comunidade, e decretou a perda do cargo. A sentença decorre de denúncia apresentada pelo Ministério Público estadual.


 Segundo as investigações, os crimes foram praticados no ano de 2016, quando o delegado adquiriu um veículo que era fruto de crime de roubo e sustentava placa policial clonada. Essas circunstâncias, aponta a sentença, eram conhecidas pelo réu, que se manteve utilizando o veículo até 2019, quando foi apreendido.

 A condenação em primeira instância é fruto da atuação conjunta da Promotoria de Justiça de Canavieiras e do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), além do trabalho preliminar de investigação criminal desempenhado pela Corregedoria da Polícia Civil.

 O condenado foi delegado substituto em Una e titular em Canavieiras. Atualmente o mesmo estava afastado das funções por conta de um AVC sofrido em meados deste ano o deixando por vários dias em coma. Ainda não se sabe se o bacharel irá recorrer da decisão.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter 
Obrigado por nos credibilizar

Cenário Político incerto em Piraí do Norte pode levar Dr. Fabiano e Ulysses Veiga a dificuldades na eleição de 2024

 A pouco mais de um ano das eleições municipais de 2024, que tem seu 1º turno marcado para o dia 06 de outubro. Para cidades com menos de 200 mil eleitores, a disputa será decidida ainda no mesmo dia, quando serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.


 Em Piraí do Norte, uma análise superficial do Diário Paralelo mostra como estão as movimentações em grupos de situação e oposição.

 A situação do prefeito Ulysses Veiga (PT) é a pior possível. Se em 2020 ele foi eleito com certa facilidade ao derrotar Dr.º Fabiano por uma diferença de quase 2.300 votos, para 2024, só uma reviravolta das mais espetaculares pode lhe garantir um segundo mandato. Vivendo uma crise administrativa desde que assumiu o governo municipal, Ulysses apresenta uma rejeição nunca vista antes na região, segundo apontou dados do Site Diário Paralelo.

 O caos em seu governo envolve o não pagamento do piso salarial dos professores, atraso de salários de servidores contratados e prestadores de serviços, favorecimento em licitação para familiares e ainda uma suposta aliança com pagamentos indevidos de salários a uma vereadora do município, que já foi alvo de decisão judicial.

 Por um outro lado, o cenário vinha favorecendo ao seu principal opositor, o Dr.º Fabiano, até que surgiu um novo grupo de oposição, mas que ainda não definiu um nome. Agora, além do atual prefeito, Fabiano terá que disputar a popularidade também com um possível candidato que sequer foi revelado ainda.
Obrigado por nos credibilizar

Urgente: Corpos de jovens que desapareceram no Rio de Contas são encontrados

 O corpo de bombeiro encontrou na manhã desta sexta-feira (01) o corpo da segunda vítima de afogamento no bairro Curral Novo em Jequié. A primeira vítima de 13 anos identificada pelas iniciais A.C foi encontrada nas primeiras horas da manhã pela população.

 A segunda vítima identificada pelas iniciais V.C de J foi encontrada por volta de 10:40 da manhã pela equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar de Jequié.

 O Departamento de polícia técnica foi acionado para fazer a remoção dos corpos do local e a informação é que as vítimas estariam tomando banho no rio e se afogaram.

 Informações dão conta de que um jovem que estava próximo do local percebeu que as duas garotas estavam se afogando e tentou salvá-las, mas acabou também se afogando e foi resgatado por um homem até então desconhecido.
Obrigado por nos credibilizar



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia